A BNC-Formação e a Formação Continuada de professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v25i1.13875

Palavras-chave:

BNC-Formação, Formação continuada, Políticas de formação de professores

Resumo

Num estudo sobre as recentes políticas de formação de professores, destacamos as novas Diretrizes Curriculares para Formação Inicial de Professores da Educação Básica, que instituem a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação), recentemente homologada, em 19 de dezembro, por meio da Portaria nº 2.167, a qual vem descaracterizando a formação docente que vem sendo defendida historicamente. Diante desse apontamento, temos como objetivo propor uma reflexão sobre a nova BNC-Formação e seus possíveis impactos na formação continuada de professores. Realizamos um estudo de natureza qualitativa e, por meio de uma pesquisa bibliográfica e análise documental, estruturamos a presente reflexão. Nossas análises evidenciaram que a formação continuada de professores da Educação Básica tem sido negativamente impactada pela nova resolução, representando retrocessos para a formação nos aspectos teóricos-científicos e práticos e, ainda, com ganhos para os pressupostos do mercado educacional.

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Biografia do Autor

Adrinelly Lemes Nogueira, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia – MG

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Educação (UFU/PPGED).

Maria Célia Borges, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia – MG

Docente Permanente no Programa de Pós-graduação em Educação (UFU/PPGED). Doutorado em Educação (PUC-SP).

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Publicado

02/01/2021

Como Citar

NOGUEIRA, A. L.; BORGES, M. C. A BNC-Formação e a Formação Continuada de professores. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 25, n. 1, p. 188–204, 2021. DOI: 10.22633/rpge.v25i1.13875. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/13875. Acesso em: 29 mar. 2024.

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