Coordenadores pedagógicos: trajetória, competências e responsabilidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v25i1.13983

Palavras-chave:

Coordenação, Professores, Escola

Resumo

Este artigo de cunho bibliográfico possui como objetivo analisar como acontece o trabalho do coordenador pedagógico dentro da escola, desde seu surgimento até os dias de hoje. Percebe-se com a pesquisa que ser coordenador pedagógico requer, além de formação acadêmica, uma série de outros atributos, como por exemplo ser mediador, incentivador, problematizador, colaborador, entre outros. É importante que ele planeje e priorize suas ações enquanto formador e articulador do projeto político-pedagógico da escola para não se perder ao logo do caminho, estando apenas a serviço de urgências e emergências da escola. O estabelecimento de uma relação de confiança com os professores também é fundamental para que o trabalho pedagógico flua da melhor maneira possível, podendo resultar em uma educação de qualidade.

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Biografia do Autor

Angelica Annunciação da Silva, Secretaria Municipal de Educação (SME), São Paulo – SP

Coordenadora Pedagógica na Prefeitura Municipal de São Paulo. Mestrado em Ciências da Educação (UCP) – Paraguai.

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Publicado

02/01/2021

Como Citar

SILVA, A. A. da. Coordenadores pedagógicos: trajetória, competências e responsabilidades. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 25, n. 1, p. 38–51, 2021. DOI: 10.22633/rpge.v25i1.13983. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/13983. Acesso em: 20 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos