Barreiras da formação de professores na implementação de tecnologias de ensino a distância na educação moderna

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v25iesp.1.14976

Palavras-chave:

Barreiras, Condições sociais e pedagógicas, Gestão de qualidade, Tecnologias educacionais à distância, Norma, Tecnologias de informação

Resumo

O artigo é dedicado aos problemas de utilização de tecnologias educacionais à distância, que são barreiras no processo educacional. Os autores investigam as possibilidades de levar em conta as características técnicas de funcionamento das tecnologias de ensino à distância e e-learning na legislação, bem como as condições e problemas do uso de tecnologias de ensino à distância e e-learning no processo educacional. A relevância do problema está em melhorar a formação de professores para atividades profissionais no contexto da tendência moderna na informatização da educação. A formação profissional baseia-se na inclusão de atividades inovadoras no processo educacional de uma universidade pedagógica, visando organizar a interação informacional criativa de estudantes e professores no processo de domínio das tecnologias de e-learning. De acordo com as novas emendas da Lei Federal "Sobre Educação", o problema da inclusão de tecnologias educacionais à distância nas escolas se torna atual. No artigo são definidas as direções da formação profissional dos professores para o ensino à distância, as principais formas de formação profissional dos professores no campo das tecnologias educacionais à distância na fase de formação em uma universidade pedagógica e de formação avançada também são listadas. Mas existem barreiras que impedem o uso de tecnologias de ensino à distância e e-learning no processo educacional. A diferença entre as tecnologias de ensino à distância e a educação eletrônica é se existe ou não uma cooperação direta entre o professor e o aluno. Se for realizada e com o uso de tecnologias da informação, meios técnicos, estamos falando de e-learning. Se a interação é mediada - através da Internet, então isto é ensino à distância. Uma organização educacional tem o direito de utilizar uma ou ambas as formas de implementação de programas educacionais. É importante preparar futuros professores para o uso de tecnologias de ensino à distância em atividades profissionais no processo global de informatização e digitalização da educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lenar Minnekhanovich Mukhametshin, Kazan Federal University (KPFU), Kazan

Assistant Lecturer of the Department of Bilingual and Digital Education, Institute of Philology and Intercultural Communication.

Klara Khakimovna Karamova, Kazan Federal University (KPFU), Kazan

Associate Professor of the Department of Design and National Arts, Institute of Philology and Intercultural Communication. Candidate of Pedagogical Sciences.

Leila Leonardovna Salekhova, Kazan Federal University (KPFU), Kazan

Professor of the Department of Bilingual and Digital Education, Institute of Philology and Intercultural Communication. Doctor of Pedagogical Sciences.

Salavat Fargatovich Usmanov, Kyrgyz-Russian Slavic University (KRSU), Bishkek

Professor, Dean of the School of International Relations. Doctor of Technical Sciences.

Referências

AHMETSHINA, G.; KADYJROVA, L.; MUSINA, K. The use of virtual reconstruction technology to prepare intending designers in Kazan Federal University. Turkish Online Journal of Design Art and Communication, v. 6, р. 3131-3140, 2016. DOI: https://doi.org/10.7456/1060NVSE/132

KARAMOVA, K. H. Role of the "green" philosophy and bionics on the development of eco-design clothing. Helix, v. 9, n. 4, p. 5204-5207, 2019.

KARAMOVA, K.; MUKHAMETSHIN, L.; IVANOVA, E., USMANOV, S. Issues of forming information skills of students in mathematics lessons through ICT. Journal Universidad del Zulia, v. 35, n. esp. 22, р. 994-1007, 2016.

LAPCHIK, M. P. From distance educational technologies to the system of innovative education. In: Modern education in the context of reform: materials of the II All-Russian scientific-practical conf. Krasnoyarsk, 2011. р. 18-22.

MUKHAMETSHIN, L.; SALEKHOVA, L; MUKHAMETSHINA, M. Using the lms moodle system in the modern educational process. Journal of Philology and Culture, n. 56, р. 274-279, 2019. DOI: https://doi.org/10.26907/2074-0239-2019-56-2-274-279

OGURTSOV, A. P. Historical types of discussions and the formation of classical science. In: The role of discussions in the development of science. 1986. p. 89.

SAFAROVA, M. Development of creative competence of an elementary school teacher in continuing education. European Journal of Research and Reflection in Educational Sciences, v.7, n. 12, 2019.

SHEVYREV, A. V. Creative problem solving technology (heuristic approach) or a book for those who want to think with their own heads. Belgorod, 1995.

SKIBICKIJ, E. G.; FADEJKINA, N. V. Professionalizm pedagoga — nepremennoe uslovie povyshenija kachestva distancionnogo obuchenija. Razvitie innovacionnyh tehnologij obuchenija v nauchnoj shkole doktora pedagogicheskih nauk professora Je.G. Skibickogo”, Mezhvuz. sb. nauch. tr., Sib. in-t finansov i bank. Dela, Novosibirsk,2006. р. 6-12.

SUKHOTIN. S. O.; BELYAVSKY, A. A. Organizational and legal support of e-learning with using distance educational technologies. Information Law, n. 3, 2013.

ZHDANOVA, A. I.; AFONINA, M. V. Harakteristika vozmozhnostej ispol’zovaniya avtomatizirovannyh informacionnyh sistem v ocenke kachestva obrazovaniya. Pedagogicheskoe obrazovanie na Altae, n. 1, apr. 2015. Available: http://journals.altspu.ru/pedagogical-education/article/view/199. Acess: 10 dec. 2020.

Publicado

01/03/2021

Como Citar

MUKHAMETSHIN, L. M.; KARAMOVA, K. K.; SALEKHOVA, L. L.; USMANOV, S. F. Barreiras da formação de professores na implementação de tecnologias de ensino a distância na educação moderna. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 25, n. esp.1, p. 398–407, 2021. DOI: 10.22633/rpge.v25iesp.1.14976. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/14976. Acesso em: 21 nov. 2024.