Desenvolvendo e avaliando competências profissionais de alunos especializados em pedagogia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v25iesp.1.14978

Palavras-chave:

Línguas estrangeiras, Métodos de ensino, Competências profissionais, Estágio pedagógico, Suporte organizacional e metodológico do processo educacional

Resumo

O artigo é dedicado ao problema do desenvolvimento de competências profissionais de futuros professores de línguas estrangeiras durante o estágio pedagógico enquanto se estuda na universidade. Em conexão com um constante aumento das exigências de qualificação para o pessoal docente de instituições educacionais de vários níveis, é necessário desenvolver um modelo eficiente para o treinamento de futuros especialistas na área educacional, permitindo um treinamento de alta qualidade para a solução sólida dos problemas profissionais modernos. O principal programa educacional profissional está focado não apenas na qualidade e volume de conhecimentos, habilidades e habilidades adquiridas, mas também no nível de desenvolvimento de competências. Todas as disciplinas educacionais têm como objetivo desenvolver tanto as competências gerais quanto as profissionais; entretanto, é o estágio pedagógico organizado durante o estudo na universidade que permite avaliar o nível de seu desenvolvimento no contexto da atividade profissional, para identificar possíveis lacunas nos conhecimentos, habilidades e habilidades profissionais e pedagógicas, para identificar formas de superá-las. O objetivo da pesquisa é desenvolver um modelo eficiente para a construção de competências profissionais de futuros especialistas na área do ensino de línguas estrangeiras durante o estágio pedagógico. O estudo revelou que tal modelo deve incluir a determinação dos objetivos do estágio, o desenvolvimento de seu programa de trabalho contendo todas as informações necessárias sobre o estágio, a realização de uma conferência introdutória com os estudantes, uma análise detalhada de todos os pontos do trabalho individual de um estagiário, explicando os requisitos para a apresentação de documentação, apoio metodológico e controle dos estudantes durante o estágio, exercício de balanço com um procedimento de avaliação claro. O indicador-chave do sucesso do estágio pedagógico é o nível de desenvolvimento das competências profissionais dos futuros especialistas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aigul Raisovna Gilmutdinova, Kazan Federal University (KPFU), Kazan

Associate Professor of the Department of Theory and Practice of Teaching Foreign Languages, Institute of Philology and Intercultural Communication. PhD in Philology.

Liliya Rafhatovna Nizamieva, Kazan Federal University (KPFU), Kazan

Associate Professor of the Department of Theory and Practice of Teaching Foreign Languages, Institute of Philology and Intercultural Communication. Candidate of Pedagogy.

Gulnara Ilsurovna Nazarova, Kazan Federal University (KPFU), Kazan

Associate Professor of the Department of Theory and Practice of Teaching Foreign Languages, Institute of Philology and Intercultural Communication. Candidate of Pedagogy.

Elena Rafaelevna Porshneva, Nizhny Novgorod State Linguistic University (LUNN), Nizhny Novgorod

Professor of the Department of Theory and Practice of the French Language and Translation, Faculty of Translation. Doctor of Pedagogy.

Referências

ABDRAFIKOVA, A. R.; KONOPATSKAYA, E. A. The case study technologies as the means of competency building approach realization in higher education of Russia. English Language Teaching, v. 7, n. 12, p. 94-99, 2014.

ANTONOVA, N. V.; VASSILIEVA, V. N.; KONONENKO, M. V. The problem of quality of education in foreign language teaching. Journal of Language and Literature, v. 7, n. 2, p. 159-162, 2016.

CLERC, A.; MARTIN, D. L'étude collective d'une leçon, une démarche de formation pour développer et évaluer la construction des compétences professionnelles des futurs enseignants. Revue internationale de pédagogie de l’enseignement supérieur, v. 27, n. 2, p. 1-16, 2011. DOI: https://doi.org/10.4000/ripes.514

RUSSIA. Federal State Educational Standard for Higher Education in Bachelor Program. 2012. Available: http://fgosvo.ru/fgosvo/92/91/4. Access: 10 dec. 2020.

GAFIYATOVA, E. V.; GAYNUTDINOVA, D. Z.; GALIAKHMETOVA, A. T. The integration of pedagogical technologies as a condition for improving the quality of education. 3C TIC, p.127-139, 2019.

KUZMINA, E. K.; NAZAROVA, G. I.; NIZAMIEVA, L. R.; LEBLANC, C. The interactive and independent work of students in their training in French language on the basis of "flipped classroom" technology. Dilemas Contemporáneos: Educación, Política y Valores, v. 6, 2018.

KUZNETSOVA, T. I.; KUZNETSOV, I. A.; ZAMALETDINOV, R. R. Developing and improving professional skills and personality traits as indicators of foreign language teachers ability for applying personal approach to the teaching of students. The European Proceedings of Social & Behavioural Sciences, p. 335-340, 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.15405/epsbs.2016.07.53

MAMAEVA, A. D.; VASSILIEVA, V. N.; NAZAROVA, G. I.; GALEEVA, G. I.; LEBLANC, C. The experimental research of “techno-r” technology in teaching the aspect of speaking a foreign language as a type of vocal activity. Revista Publicando, v. 4, n. 13, p. 517-525, 2017.

SCHANTZ, E. A. Professional training of university students as a holistic educational system. Theory and practice of education in the modern world, v. 1, p. 383-386, 2012.

SHEMSHURENKO, O. V.; NIZAMIEVA, L. R.; NAZAROVA, G. I.; BROUSSOIS, G. “Creating an effective form of communication strategy in foreign language learning. Universal Journal of Educational Research, v.7, n 10 B, p.1-4, 2019.

Publicado

01/03/2021

Como Citar

GILMUTDINOVA, A. R.; NIZAMIEVA, L. R.; NAZAROVA, G. I.; PORSHNEVA, E. R. Desenvolvendo e avaliando competências profissionais de alunos especializados em pedagogia. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 25, n. esp.1, p. 419–427, 2021. DOI: 10.22633/rpge.v25iesp.1.14978. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/14978. Acesso em: 21 nov. 2024.