Desenvolvendo e avaliando competências profissionais de alunos especializados em pedagogia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v25iesp.1.14978

Palavras-chave:

Línguas estrangeiras, Métodos de ensino, Competências profissionais, Estágio pedagógico, Suporte organizacional e metodológico do processo educacional

Resumo

O artigo é dedicado ao problema do desenvolvimento de competências profissionais de futuros professores de línguas estrangeiras durante o estágio pedagógico enquanto se estuda na universidade. Em conexão com um constante aumento das exigências de qualificação para o pessoal docente de instituições educacionais de vários níveis, é necessário desenvolver um modelo eficiente para o treinamento de futuros especialistas na área educacional, permitindo um treinamento de alta qualidade para a solução sólida dos problemas profissionais modernos. O principal programa educacional profissional está focado não apenas na qualidade e volume de conhecimentos, habilidades e habilidades adquiridas, mas também no nível de desenvolvimento de competências. Todas as disciplinas educacionais têm como objetivo desenvolver tanto as competências gerais quanto as profissionais; entretanto, é o estágio pedagógico organizado durante o estudo na universidade que permite avaliar o nível de seu desenvolvimento no contexto da atividade profissional, para identificar possíveis lacunas nos conhecimentos, habilidades e habilidades profissionais e pedagógicas, para identificar formas de superá-las. O objetivo da pesquisa é desenvolver um modelo eficiente para a construção de competências profissionais de futuros especialistas na área do ensino de línguas estrangeiras durante o estágio pedagógico. O estudo revelou que tal modelo deve incluir a determinação dos objetivos do estágio, o desenvolvimento de seu programa de trabalho contendo todas as informações necessárias sobre o estágio, a realização de uma conferência introdutória com os estudantes, uma análise detalhada de todos os pontos do trabalho individual de um estagiário, explicando os requisitos para a apresentação de documentação, apoio metodológico e controle dos estudantes durante o estágio, exercício de balanço com um procedimento de avaliação claro. O indicador-chave do sucesso do estágio pedagógico é o nível de desenvolvimento das competências profissionais dos futuros especialistas.

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Biografia do Autor

Aigul Raisovna Gilmutdinova, Kazan Federal University (KPFU), Kazan

Associate Professor of the Department of Theory and Practice of Teaching Foreign Languages, Institute of Philology and Intercultural Communication. PhD in Philology.

Liliya Rafhatovna Nizamieva, Kazan Federal University (KPFU), Kazan

Associate Professor of the Department of Theory and Practice of Teaching Foreign Languages, Institute of Philology and Intercultural Communication. Candidate of Pedagogy.

Gulnara Ilsurovna Nazarova, Kazan Federal University (KPFU), Kazan

Associate Professor of the Department of Theory and Practice of Teaching Foreign Languages, Institute of Philology and Intercultural Communication. Candidate of Pedagogy.

Elena Rafaelevna Porshneva, Nizhny Novgorod State Linguistic University (LUNN), Nizhny Novgorod

Professor of the Department of Theory and Practice of the French Language and Translation, Faculty of Translation. Doctor of Pedagogy.

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Publicado

01/03/2021

Como Citar

GILMUTDINOVA, A. R.; NIZAMIEVA, L. R.; NAZAROVA, G. I.; PORSHNEVA, E. R. Desenvolvendo e avaliando competências profissionais de alunos especializados em pedagogia. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 25, n. esp.1, p. 419–427, 2021. DOI: 10.22633/rpge.v25iesp.1.14978. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/14978. Acesso em: 12 nov. 2024.