Monitoramento dos estudos de satisfação de universitários graduados quanto à qualidade da educação: as principais abordagens
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v25iesp.1.15004Palavras-chave:
Educação, Monitoramento, Qualidade da educação, Graduados universitários, Satisfação com a educaçãoResumo
Introdução. O artigo atualiza o problema do monitoramento dos indicadores qualitativos do ensino superior nas modernas universidades russas. São divulgadas as oportunidades de monitoramento para identificar os níveis de satisfação dos graduados universitários com a educação obtida, considerando as condições sócio-culturais e econômicas em rápida mudança. Objetivo: comprovação das possibilidades heurísticas de monitoramento da qualidade do ensino superior de acordo com a demanda social. Métodos. Na base da metodologia de estudo está a abordagem sistêmica que permite aos autores conduzir uma análise abrangente das características específicas do monitoramento. A análise, generalização e classificação dos principais indicadores que constituem a base para o estudo da satisfação dos graduados universitários com a qualidade do ensino são conduzidos. Resultados. O artigo apresenta os resultados dos estudos de monitoramento e propõe uma classificação das abordagens metodológicas e metódicas para o estudo do tema. Novidade científica. O tema do monitoramento da satisfação dos graduados universitários com a qualidade do ensino permite aos autores explorar os principais problemas relevantes das universidades modernas e divulgar o potencial do ensino superior. Significado prático. Os resultados do estudo adquirido podem ser utilizados em pesquisas posteriores, desenvolvimentos científicos e metodológicos e atividades de projeto que visem melhorar a satisfação dos estudantes com o processo educacional e promover a qualidade do trabalho pedagógico.
Downloads
Referências
ALESHKOVSKII, I. A.; GASPARISHVILI, A.G.; KRUKHMALOVA, O.V. Opyt sotsiologicheskogo analiza sistemy obrazovaniia regiona Rossii na primere Kemerovskoi oblasti [Experience of sociological analysis of the education system of a region of Russia on the example of the Kemerovo region]. Moscow: MAKS Press, 2019.
ARTAMONOVA, M.V. Reforma vysshei shkoly i Bolonskii protsess v Rossii [Higher education reform and the Bologna Process in Russia]. Moscow: Economics, 2008.
BOBROVA, T. A. Sovremennaia sistema vysshego obrazovaniia Rossiiskoi Federatsii: osnovnye problemy i puti ikh resheniia [Modern system of higher education in the Russian Federation: the main problems and the ways to solve them]. Molodoi Uchenyi, v. 45, n. 231, p. 127-130, 2018.
BOLOTOV, V. A., EFREMOVA, N. F. Sistema otsenki kachestva obrazovaniia: Uchebnoe posobie [The system for assessing the quality of education: Study guide]. Moscow: Logos, 2007.
BORDOVSKII, G. A. Modeli i metody vnutrennego i vneshnego otsenivaniia kachestva obrazovaniia v vuzakh [Models and methods of internal and external assessment of the quality of education in universities]. Saint Petersburg: “Knizhnyi dom” LLC, 2008.
DIDKOVSKAIA, I. A. V. Uspeshnost professionalnoi karery molodezhi v transformiruiushchemsia obshchestve [Youth’s professional career success in the transforming society]. Sotsiologicheskie Nauki, n. 96, p. 64-68, 2015.
ELISEEVA, E. N. Otsenka udovletvorennosti potrebitelei obrazovatelnykh uslug na fakultete upravleniia [Assessment of satisfaction of consumers of educational services at the Faculty of Management]. Bulletin of the Chelyabinsk State University, v. 3, n. 294, p. 107-110, 2013.
ERMAKOVA, Z. H. A.; NIKULINA, I. U. N. Kachestvo obrazovaniia s pozitsii potrebitelei obrazovatelnykh uslug vuza [The quality of education from the perspective of consumers of educational services of a university]. Creative Economy, v. 11, n. 7, p. 726-735, 2017.
FATKULIN, A. A. Sovremennoe obrazovanie: upravlenie, kachestvo, innovatsii: Uchebnoe posobie [Modern education: management, quality, innovation: study guide]. Vladivostok: Publishing house of the Far Eastern State Technical University, 2007.
FILIPPOVA, I. V. Monitoring udovletvorennosti potrebitelei kachestvom podgotovki spetsialistov v Mordovskom gosudarstvennom universitete [Monitoring of consumer satisfaction with the quality of training of specialists in the Mordovian State University]. Mordovia University Bulletin, 1 Series “Economic Sciences”, p. 21-23, 2007.
GALEEVA, R. B. Marketingovye issledovaniia v obrazovanii: monografiia [Marketing research in education: monograph]. Moscow: Dashkov and K, 2007.
GOLYSHEV, I. G. Upravlenie kachestvom obrazovaniшa v vuze: poisk modeli [Education quality management in a university: the search for a model]. Cheboksary: Novoe Vremia, 2006.
IAO, L. M. Problemy vysshego obrazovaniia v sovremennom rossiiskom obshchestve [Problems of higher education in modern Russian society]. Modern problems of science and education. Penza: “Akademiia Estestvoznaniia” Publishing House, 2009.
KISELEVA, M. V. Vovlechenie obuchaiushchikhsia vuza v otsenku i povyshenie kachestva obrazovaniia [Involvement of university students in the assessment and improvement of the quality of education]. Vestnik of Kostroma State University, Series: Pedagogy. Psychology, Sociokinetics, n. 22, p. 142-147, 2016.
MILIAEVA, L. G. Analiz uspeshnosti trudoustroistva vypusknikov vuzov v usloviiakh kompetentnostnogo podkhoda [Analysis of the success of the employment of university graduates in the context of the competency-based approach]. Upravlenie chelovecheskimi resursami. Sbornik nauchnykh trudov. Novosibirsk: Novosibirsk State University of Economics and Management, n. 2, 2016.
MISHCHENKO, L. V. Integrativnaia psikhologiia pologendernogo razvitiia cheloveka: Uchebnoe posobie [Integrative psychology of sex-gender human development: study guide]. Moscow: KNORUS, 2016.
POGREBITSKAIA, M. V. Sistema potrebitelskogo monitoringa vuza [The system of consumer monitoring of a university]. Kachestvo obrazovaniia: menedzhment, dostizheniia, problemy: Materialy VI Mezhdunarodnoi nauchno-metodicheskoi konferentsii. Novosibirsk: Publishing house of the Novosibirsk State Technical University, 2005.
POMELNIKOVA, E. A. Subektnaia pozitsiia budushchego spetsialista k uspeshnoi professionalnoi deiatelnosti kak osnova professionalnogo samoopredeleniia [Subject position of a future specialist to successful professional activity as the basis for professional self-determination]. Education, innovations, research as a resource for community development. Collection of materials of the International Scientific and Practical Conference. Cheboksary: Sreda Publishing House LLC, 2017.
RUSANOVA, A. A. Udovletvorennost kak pokazatel kachestva obrazovaniia v sovremennom vuze (iz opyta konkretnogo sotsiologicheskogo issledovaniia) [Satisfaction as an indicator of education quality in a modern university (from the experience of a specific sociological study)]. Novosibirsk: Novosibirsk State Technical University, 2005.
SHLYKOV, G. P. Sistema menedzhmenta kachestva universiteta [University quality management system]. Moscow: “NTK “Trek” Publishing House, 2008.
SUSHCHENKO, A. D.; KUZNETSOV, P. D.; PECHENKINA, T. E. Izmerenie udovletvorennosti vysshim obrazovaniem finansovo uspeshnykh i neuspeshnykh vypusknikov [Measuring satisfaction with higher education among financially successful and unsuccessful university graduates]. Theory and Practice of Social Development, n. 10, p. 30-36, 2019.
UPRAVLENIE KACHESTVOM podgotovki spetsialistov v vysshei shkole: teoriia i praktika: kollekt: Monografiia [Management of the quality of training of specialists in higher education: theory and practice: a collective monograph]. Volgograd: Change, 2008
VASILEVA, E. I. U. Sistemnyi monitoring kachestva obrazovatelnoi sredy vuza [Systemic monitoring of the educational environment of the university (Northern state medical university)]. Universitetskoe upravlenie: praktika i analiz, v. 3, n. 55, p. 24-34, 2008.
VOLOVSKAIA, N. M.; PLIUSNINA, L. K. Vnutrennii sotsiologicheskii monitoring kachestva obrazovatelnoi deiatelnosti vuza [Internal sociological monitoring of the quality of educational activities of a university]. Theory and Practice of Social Development, n. 24, p. 16-18, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista on line de Política e Gestão Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Revista on line de Política e Gestão Educacional. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial Científica.