Problemas matemáticos de aplicação como um meio de implementar uma abordagem baseada na competência
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v25iesp.1.15008Palavras-chave:
Abordagem baseada na competência, Competências gerais, Tarefa de aplicaçãoResumo
Tendo incluído a lista de competências gerais e profissionais nos padrões educacionais, as dificuldades significativas ocorreram em sua formação e medição do nível de seu desempenho no ensino da matemática. O objetivo do trabalho é desenvolver um conjunto de problemas matemáticos de aplicação visando a formação tanto das habilidades na matéria quanto de certas competências dos alunos das instituições profissionais secundárias. A pesquisa teórica formou a base metodológica. Ela consiste na teoria da abordagem baseada na competência, teoria da resolução de problemas e direção aplicada do curso de matemática. Também foram definidas as principais direções de criação do complexo de tarefas de aplicação, cujo conteúdo tem orientação profissional. A parte prática do estudo é determinar o conteúdo das tarefas de aplicação em um campo profissional dedicado, justificando a influência das tarefas aplicadas de orientação profissional na formação das competências gerais dos estudantes. A eficiência do complexo desenvolvido de tarefas de aplicação foi estimada durante a experiência pedagógica. Os resultados mostram que este complexo promove tanto o estudo profundo da matemática quanto a formação de um determinado grupo de competências nos estudantes. O complexo é aplicado no processo educacional do Colégio de Alimentos e Comércio de Ulyanovsk. Os dados do estudo podem ser úteis para os professores de matemática das instituições profissionais secundárias.
Downloads
Referências
BALL, G. A. Teoriya uchebnykh zadach: psikhologo-pedagogicheskiy aspekt [Theory of educational problems: Psychological and pedagogical aspect]. Moscow: Pedagogika, 1990.
BASHMAKOV, M. I. Matematika: uchebnik dlya studentov uchrezhdeniy srednego professional'nogo obrazovaniya [Mathematics: coursebook for institutions of secondary professional education]. Moscow: Akademia, 2014.
BELYASNIKOVA, A.N. Osobennosti otsenivaniya sformirovannosti kompetentsiy u studentov kolledzha [Features of assessing the competency formation in college students]. 2015.
BOGOMOLOV, N. V.; SAMOYLENKO, P. I. Matematika: uchebnik dlya SPO [Mathematics: coursebook for institutions of secondary professional education]. 5th ed. Moscow: Izdatel'stvo Yurayt, 2015.
CHEKULAEVA, M. E. Nekotorye osobennosti kompetentnostnogo podkhoda v uchebnom protsesse po fizike [Some features of the competency-based approach in teaching physics]. In: RUDAKOVA, I. A. (Ed.). Sovremennaya nauka: teoreticheskiy i prakticheskiy vzglyad: proceedings of the II International research and practice conf. Moscow: Izdatel'stvo "Pero", 2015.
CHEKULAEVA, M. E.; DEDUSHKINA, T. P. Real'nye professional'no orientirovannye matematicheskie zadachi – sredstvo formirovaniya u obuchayushchikhsya srednikh obrazovatel'nykh organizatsiy obshchikh professional'nykh kompetentsiy [Real specialty-focused mathematical problems as the means of forming general professional competencies in students of secondary educational institutions]. In: INTERNATIONAL FORUM ON THE ISSUES OF SCIENCE, TECHNOLOGY AND EDUCATION, 19., 2015, Moscow. Proceedings […]. Moscow: Akademiya nauk o Zemle, 2015.
CHEKULAEVA, M. E.; SIDOROVA, N.V. Kompleks zadach s tekhnicheskim soderzhaniem kak sredstvo rasshireniya osvedomlennosti uchashchikhsya o printsipe raboty sovremennoy tekhniki [A complex of problems with technical content as a means of increasing students' awareness of the principle of the operation of modern technology]. In: SHAKIROVA, L. R.; LOBACHEVSKY, N. I. (Ed.). i matematicheskoe obrazovanie v Rossii: proceedings of the International forum on mathematical education. Kazan': izd-vo Kazan., un-ta, 2017. v. 2.
DVULICHANSKAYA, N. N. Didakticheskaya sistema formirovaniya professional'noy kompetentnosti studentov srednego professional'nogo obrazovaniya v protsesse estestvenno-nauchnoy podgotovki [Didactic system of forming professional competency in students of secondary professional education in the process of training in science]. (Extended abstract of candidate dissertation). Moscow: Bauman Moscow State Technical University, 2011.
DVULICHANSKAYA, N. N. Osobennosti izucheniya professional'no znachimykh voprosov khimii elementov v uchrezhdeniyakh srednego professional'nogo obrazovaniya [Features of studying professionally significant issues of chemistry in institutions of secondary professional education]. In: SIDOROVA, N.V. (Ed.). Aktual'nye problemy khimii i metodiki ee prepodavaniya. Nizhny Novgorod: Izd-vo NGPU, 2007.
FAZLEEVA, E. I. Kompetentnostnyy podkhod v obuchenii matematike [Competency-based approach in teaching mathematics]. Nauchnoe obozrenie, Seriya 2: Gumanitarnye nauki, n. 1-2, p. 79-83, 2013.
RUSSIA. Federal state educational standard of secondary professional education. Available: https://минобрнауки.рф/документы/923. Access: 10 oct. 2020.
FRIDMAN, L. M. Logiko-psikhologicheskiy analiz shkol'nykh uchebnykh zadach [Logical and psychological analysis of school training problems]. Moscow: Pedagogika, 1977.
KAMALEEVA, A. R. Primenenie modul'no-kompetentnostnogo podkhoda pri proektirovanii uchebnykh moduley estestvennonauchnykh i professional'nykh distsiplin v organizatsiyakh srednego professional'nogo obrazovaniya [Application of the module-competency-based approach in the design of educational modules for science and professional disciplines in organizations of secondary professional education]. Mezhdunarodnyy zhurnal prikladnykh i fundamental'nykh issledovaniy, v. 9, n. 2, p. 289-294, 2016.
KHUTORSKOY, A.V. Obrazovatel'nye kompetentsii i metodologiya didaktiki [Educational competencies and methodology of didactics] Available: http://khutorskoy.ru/be/2016/0922/index.htm. Access: 10 oct. 2020.
KOSTROVA, Y. S. Prikladnye zadachi po matematike v obuchenii studentov agrovuzov [Application problems in mathematics in agricultural universities]. Molodoy uchenyy, n. 3, p. 931-933, 2014.
KRAEVSKY, V. V. O kul'turologicheskom i kompetentnostnom podkhodakh k formirovaniyu soderzhaniya obrazovaniya [On the culturological and competency-based approaches to the formation of the content of education]. In: ALL-RUSSIAN DISTANCE AUGUST PEDAGOGICAL CONFERENCE, 4., 2005, Moscow. Proceedings […]. Moscow: Publishing house "Eidos", 2005.
KUDRYAVTSEVA, E. I. Metodologicheskie osnovy izmereniya i otsenki kompetentsiy [Methodological bases of the competencies measurement and evaluation]. In: INTERNATIONAL RESEARCH AND PRACTICE CONFERENCE, 2., 2011, Ekaterinburg. Proceedings […]. Ekaterinburg: Ural. gos. ped un-t, 2011.
LEBEDEV, O. E. Kompetentnostnyy podkhod v obrazovanii [Competency-based approach in education]. Shkol'nye tekhnologii, n. 5, p. 3-12, 2004.
MIKHAYLOVA, I. G. Matematicheskaya podgotovka inzhenera v usloviyakh professional'noy napravlennosti mezhpredmetnykh svyazey [Mathematical training of engineers in the context of a professional focus of interdisciplinary relations]. Tobolsk: Publishing house TGPI, 1998.
MOZHAEV, G. M. Izmerenie i otsenivanie kompetentsiy uchashchikhsya [Measurement and evaluation of students' competencies]. KonTren - Himija dlja vseh. Available: http://www.kontren.narod.ru. Access: 10 dec. 2020.
RUDANETS, N. V. Professional'naya napravlennost' matematiki v sisteme SPO [Professional focus of mathematics in the system of secondary professional education]. Available: https://videouroki.net/razrabotki/professionalnaya-napravlennost-matematiki-v-sisteme-spo.html. Access: 10 dec. 2020.
SIDOROVA, N.V. Osobennosti organizatsii pedagogicheskoy praktikt studentov pri realizatsii kompetentnostnogo podkhoda [Features of the organization of the pedagogical practice of students in the implementation of the competency-based approach]. In: ALL-RUSSIAN DISTANCE AUGUST PEDAGOGICAL CONFERENCE, 4., 2005, Ul'yanovsk. Proceedings […]. Ul'yanovsk: UlGPU, 2005.
TERESHIN, N. A. Prikladnaya napravlennost' shkol'nogo kursa matematiki: Kn. dlya uchashchikhsya [Applied focus of the school course of mathematics: student's book]. Moscow: Prosveshchenie, 1990.
TIKHOMIROV, O. K. Psikhologiya myshleniya [Psychology of thinking]. Moscow: Publishing house of Moscow University, 1984.
ZIMNYAYA, I. A. Klyuchevye kompetentsii – novaya paradigma rezul'tata obrazovaniya [Key competencies: a new paradigm of education results]. Vysshee obrazovanie segodnya, n. 5, p. 22-27, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista on line de Política e Gestão Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Revista on line de Política e Gestão Educacional. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial Científica.