Orientação profissional como forma de autodeterminação e auto-realização da vida dos jovens

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v25iesp.1.15009

Palavras-chave:

Orientação de carreira, Autodeterminação, Auto-realização da vida, Prospectivas, Competitividade, Educação, Autoconhecimento

Resumo

A autodeterminação profissional dos jovens é um processo controverso, complicado pela necessidade de escolher o campo de atividade e determinar seu lugar na vida. Levar em conta a complexa influência de todos os fatores na orientação profissional dos jovens é considerado uma garantia confiável da escolha da profissão do jovem como parte da autodeterminação da vida. Entretanto, não se pode supor que este processo não precise de gerenciamento e apoio prático, e pode ser realizado de forma auto-ajustável. Além disso, ao escolher uma profissão, os jovens muitas vezes confiam em atributos externos (publicidade, ostentação, prestígio da profissão dentro dos círculos imediatos), o que dá origem a um interesse correspondente em seu desenvolvimento. Às vezes eles não levam em conta sua correspondência com as exigências do campo profissional particular: características pessoais que representam a importância de um profissional, nível intelectual de desenvolvimento ou as capacidades fisiológicas necessárias para a implementação desta atividade profissional. Uma maior atenção é destinada ao desenvolvimento dos instintos naturais da geração mais jovem, assim como sua formação profissional, ou seja, na organização da assistência aos jovens na escolha de um emprego. Ao mesmo tempo, a escolha deve ser feita não apenas com foco nas necessidades e oportunidades dos próprios jovens, mas também levando em conta a situação do mercado de trabalho nas condições de atualização contínua da lista de profissões populares. A vontade de responder rapidamente às demandas do mercado é a abordagem mais aprovada para escolher uma profissão em condições modernas. Uma assistência oportuna e qualificada na orientação profissional ajudaria os jovens a atender à mais alta necessidade: a necessidade de auto-realização.

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Biografia do Autor

Elita S. Tabolova, Stavropol State Pedagogical Institute (BRANCH), Zheleznovodsk

Senior lecturer.

Vladimir A. Taranov, Stavropol State Pedagogical Institute (BRANCH), Zheleznovodsk

Senior lecturer.

Natalia A. Perepelkina, Stavropol State Pedagogical Institute (BRANCH), Zheleznovodsk

Senior lecturer.

Tatyana I. Lantsova, Stavropol State Pedagogical Institute (BRANCH), Zheleznovodsk

Senior lecturer.

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Publicado

01/03/2021

Como Citar

TABOLOVA, E. S.; TARANOV, V. A.; PEREPELKINA, N. A.; LANTSOVA, T. I. Orientação profissional como forma de autodeterminação e auto-realização da vida dos jovens. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 25, n. esp.1, p. 726–742, 2021. DOI: 10.22633/rpge.v25iesp.1.15009. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/15009. Acesso em: 29 jul. 2021.