A avaliação educacional nos projetos de curso de licenciaturas: uma pesquisa sobre o estado do conhecimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v25i3.15045

Palavras-chave:

Avaliação educacional, Projeto pedagógico de curso, Licenciaturas

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma investigação bibliográfica acerca de como a avaliação educacional é contemplada nos Projetos Pedagógicos de Cursos – PPCs de licenciaturas. O estudo caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, na perspectiva do Estado do Conhecimento. O recorte temporal compreende os anos entre 2009 a 2019, sendo o material bibliográfico coletado nas seguintes bases de dados: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD); Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES; bibliotecas online de programas de pós-graduação em avaliação (educacional); Google e Scientific Electronic Library Online (SciELO). Os resultados encontrados nos trabalhos inventariados revelam que a avaliação educacional aparece de forma pontual nos documentos de curso, como disciplina ou na ementa de outras disciplinas, mas não recebe atenção de forma aprofundada, enquanto transdisciplina. Destaca-se o abismo entre estar presente no PPC versus a prática de avaliação de docentes, pois não fica claro se estas são pautadas apenas na avaliação para verificação da aprendizagem ou na avaliação para promoção das aprendizagens.

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Biografia do Autor

Andreliza Cristina de Souza, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Corumbá – MS

Professora Adjunta nos cursos de Licenciatura. Coordenadora de Gestão Acadêmica do CPAN. Doutorado em Educação (UFSCAR).

Amanda de Mattos Pereira Mano, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Corumbá – MS

Professora Adjunta nos cursos de Licenciatura e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/CPAN). Doutorado em Educação (UNESP).

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Publicado

08/12/2021

Como Citar

SOUZA, A. C. de; MANO, A. de M. P. A avaliação educacional nos projetos de curso de licenciaturas: uma pesquisa sobre o estado do conhecimento. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 25, n. 3, p. 2778–2793, 2021. DOI: 10.22633/rpge.v25i3.15045. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/15045. Acesso em: 24 maio. 2022.