Funcionários da escola do distrito da província de Kazan no sistema de gestão escolar na primeira metade do século XIX
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v25iesp.2.15266Palavras-chave:
Educação pública, Professor, Escolas municipais, Província de Kazan, CaridadeResumo
A relevância do problema em estudo está condicionada pela necessidade de explorar a burocracia das escolas distritais na província de Kazan durante a primeira metade do século XIX, permitindo determinar a contribuição dos funcionários acima para o desenvolvimento da educação pública. O artigo apresenta as condições para a realização da atividade profissional dos zeladores e a análise das atribuições e da competência financeira do zelador, bem como as especificidades da sua função de funcionário da rede pública de ensino. Os autores mostraram que a atividade prática das escolas distritais, seu bem-estar financeiro (na forma de contribuições adicionais) e a gestão de toda a parte econômica das escolas, relatórios, dependiam das qualidades pessoais, habilidades e habilidades de um zelador regular. O artigo examina situações de conflito entre professores de escolas distritais, que se tornaram um fenômeno característico de todo o sistema educacional na primeira metade do século XIX. Os métodos de sua eliminação pelos zeladores também foram considerados. A determinação dos fatores de constituição de uma instituição de guarda de pessoal e os princípios de nomeação para este cargo permitiram identificar o seu papel na organização do sistema de escolas distritais na província de Kazan durante a primeira metade do século XIX. Os autores mostraram que os zeladores controlavam quase todas as atividades das escolas distritais da província de Kazan durante a primeira metade do século XIX, relatando, se necessário, as deficiências em seu trabalho às autoridades superiores.
Downloads
Referências
FAHRUTDINOVA, A. V. Free education: fundamentals of humanistic pedagogics (on the example of activity of the german public figures of the second half of XIX – the beginning of the XX centuries of F. Gansberg, L. Gurlitt, G. Sharrelman). Education & Educational Research, v. 8, n. 1, p. 201-207, 2019.
FLYNN, J. T. The University Reforms of Tsar Alexander I, 1802–1835. Washington, D.C.: The Catholic University of America Press, 1988.
GROMOVA, N. F. From the history of primary educational institutions of the Crimea in the first half of the XIXth century: students and teachers of parish and district schools. Tavrichesky Scientific Observer, v. 10, p. 4-9, 2016.
HANS, N. The russian tradition in education. London: Routledge & Kegan Paul, 1963.
IVANOVA, N. A. The social status of staff superintendents from district schools in the Smolensk province during the 1960-ies-1970-ies. Science and School, v. 3, p. 126-127, 2010.
KALININA, E. A. The system of public education in the European North of Russia during the first half of the XIX-th century. Moscow: New Chronograph, 2017.
KOZYREV, A. V. Upbringing and Education in Russia during the First Half of the 19th Century. Stavropol, 1948.
MCCLELLAND, J. C. Autocrats and academics: education, culture, and society in tsarist russia. Chicago: University of Chicago Press, 1979.
PINTNER, W. M. The social characteristics of early nineteenth century russian bureaucracy. Slavic Review, v. 29, n. 3, p. 429-443, 1970.
RUSSIA. Collection of decrees on the Ministry of Public Education. Moscow: SPb, 1864. v. 1.
RUSSIA. Complete collection of laws of the Russian Empire. Moscow: SPb, 1830. v. 27.
SHAMSUTDINOVA, R. G. et al. The state and development trends of social science education in Russia (the nineties of the 20th century and the beginning of the 21st century). Opcion, v. 35. N. esp. 22, p. 1026-1038, 2019.
SOKOL, M. et al. Tolerance in the communicative culture of modern educational manager. Propósitos y Representaciones, v. 9, n. esp. 3, e1171, 2021.
STATE Archives of the Republic of Tatarstan, f. 160, fa. 1, c. 261, sh. 183.
STATE Archives of the Republic of Tatarstan, f. 92, fi. 1, c. 11, sh. 82.
WIRTSCHAFTER, E. K. Structures of society: imperial russia’s people of various ranks. Dekalb: Northern Illinois University Press, 1994.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista on line de Política e Gestão Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Revista on line de Política e Gestão Educacional. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial Científica.