Violência na escola pública: o que apontam teses e dissertações (2012–2019)?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v25i3.15343

Palavras-chave:

Violência, Escola pública, Violência escolar

Resumo

O artigo apresenta um levantamento bibliográfico acerca do tema “violência na escola pública”. Refere-se a um estudo que se sustenta na análise de 16 dissertações e teses depositadas na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD). Utilizou-se como marco temporal o período de 2012 a 2019, creditando a produção acadêmica mais atual sobre o tema. No desenvolvimento da análise, considerou-se, principalmente, os objetivos dos estudos, algumas compreensões acerca da temática textualizadas nas pesquisas e as metodologias utilizadas. Concluiu-se que o tema “violência na escola pública” é complexo. Sua compreensão textualizada nas produções acadêmicas necessita estar associada às questões de cunho social mais amplo. No entanto, identificou-se que a escola pública tem condições de minimizar os diferentes tipos de violência que se sucedem em seu interior. Para isso, é essencial o trabalho coletivo e dialógico produzido em seu cotidiano.

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Biografia do Autor

Silésia Maria Sales Passos, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Mossoró – RN

Discente do Programa de Pós-Graduação em Ensino.

Jean Mac Cole Tavares Santos, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Mossoró – RN

Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino.

Emerson Augusto de Medeiros, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Mossoró – RN

Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino.

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Publicado

08/12/2021

Como Citar

PASSOS, S. M. S. .; SANTOS, J. M. C. T.; MEDEIROS, E. A. de. Violência na escola pública: o que apontam teses e dissertações (2012–2019)? . Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 25, n. 3, p. 2843–2860, 2021. DOI: 10.22633/rpge.v25i3.15343. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/15343. Acesso em: 19 abr. 2024.

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