Reflexões sobre um modelo de Analítica Acadêmica em instituições comunitárias de ensino superior: estudo piloto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v25i3.15460

Palavras-chave:

Analítica acadêmica, Ensino superior, Gestão acadêmica

Resumo

Analítica Acadêmica é uma área relativamente nova que traz conceitos de análise e business intelligence para o ensino superior. Este artigo tem por objetivo reportar os resultados de um estudo piloto da aplicação de um modelo de Analítica Acadêmica em um Instituição Comunitária de Ensino Superior. O método de pesquisa foi a experimental e utilizada a análise de conteúdo como metodologia. Os resultados são parciais, mas apresentam-se promissores, destacamos a otimização do tempo, qualidade nas informações apresentadas e a boa avaliação dos coordenadores em relação ao apoio a tomada de decisão, auxiliando o processo de gestão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabio Josende Paz, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre – RS

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação (PPGIE).

Silvio Cesar Cazella, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Porto Alegre – RS

Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Gestão em Saúde. Doutor em Ciência da Computação (UFRGS).

Referências

ARGENTA, C. A. L. Gestão de instituições de ensino superior privadas e as competências necessárias aos coordenadores de curso: desafios e sugestões. 2011. 193 f. Tese (Doutorado em Educação: Currículo) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Trad. L. de A. Reto & A. Pinheiro. São Paulo: Edições 70. 2016.

BARNEVELD, A. V.; ARNOLD, K. E.; CAMPBELL, J. P. Analytics in Higher Education: Establishing a Common Language. EDUCASE, 2012. Disponível em: https://library.educause.edu/resources/2012/1/analytics-in-higher-education-establishing-a-common-language. Acesso em: 10 abr. 2019.

BROKE, JOHN. SUS: A retrospective. Journal of Usability Studies, v. 8, p. 29-40, fev. 2013.

CAMPBELL, J.; OBLINGER, D. Academic Analytics. Educause White Paper, p. 1-24, 2007.

CAMPBELL, J.; DEBLOIS, P.; OBLINGER, D. Academic Analytics: A New Tool for a New Era. Educause Review, v. 42, p. 40-57, 2007.

CARDIM, P. A. G. Os caminhos percorridos na gestão educacional e as suas tendências. In: COLOMBO, S. S. et al. (org.). Nos bastidores da educação brasileira: a gestão vista por dentro. Porto Alegre, RS: Artmed, 2010.

CASTRO, A. Gestão financeira: a sustentabilidade financeira e a interação acadêmica nas instituições de ensino superior. In: COLOMBO, S. S. (org.). Gestão Universitária os caminhos para a excelência. Porto Alegre, RS: Penso, 2013.

FILATRO, A. Data Science na educação: presencial, a distância e corporativa. São Paulo: Saraiva Educação, 2021.

PAZ, F. J.; CAZELLA, S. C. Academic analytics: a systematic review of literature. International Journal of Development Research, v. 9, n. 11, p. 31710-31716, nov. 2019.

PAZ, F. J.; CAZELLA, S. C. Solução de Analítica Acadêmica focado em Instituições Comunitárias de Ensino Superior. Informática na Educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 23, n. 2, p. 195-215, maio/ago. 2020.

SIEMENS, G. Learning analytics: envisioning a research discipline and a domain of practice. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON LEARNING ANALYTICS AND KNOWLEDGE, 2., 2012, Vancouver. Proceedings […]. Vancouver, BC, Canada, 2012.

Downloads

Publicado

08/12/2021

Como Citar

PAZ, F. J.; CAZELLA, S. C. Reflexões sobre um modelo de Analítica Acadêmica em instituições comunitárias de ensino superior: estudo piloto. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 25, n. 3, p. 2178–2192, 2021. DOI: 10.22633/rpge.v25i3.15460. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/15460. Acesso em: 24 maio. 2022.