Reflexões sobre um modelo de Analítica Acadêmica em instituições comunitárias de ensino superior: estudo piloto
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v25i3.15460Palavras-chave:
Analítica acadêmica, Ensino superior, Gestão acadêmicaResumo
Analítica Acadêmica é uma área relativamente nova que traz conceitos de análise e business intelligence para o ensino superior. Este artigo tem por objetivo reportar os resultados de um estudo piloto da aplicação de um modelo de Analítica Acadêmica em um Instituição Comunitária de Ensino Superior. O método de pesquisa foi a experimental e utilizada a análise de conteúdo como metodologia. Os resultados são parciais, mas apresentam-se promissores, destacamos a otimização do tempo, qualidade nas informações apresentadas e a boa avaliação dos coordenadores em relação ao apoio a tomada de decisão, auxiliando o processo de gestão.
Downloads
Referências
ARGENTA, C. A. L. Gestão de instituições de ensino superior privadas e as competências necessárias aos coordenadores de curso: desafios e sugestões. 2011. 193 f. Tese (Doutorado em Educação: Currículo) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Trad. L. de A. Reto & A. Pinheiro. São Paulo: Edições 70. 2016.
BARNEVELD, A. V.; ARNOLD, K. E.; CAMPBELL, J. P. Analytics in Higher Education: Establishing a Common Language. EDUCASE, 2012. Disponível em: https://library.educause.edu/resources/2012/1/analytics-in-higher-education-establishing-a-common-language. Acesso em: 10 abr. 2019.
BROKE, JOHN. SUS: A retrospective. Journal of Usability Studies, v. 8, p. 29-40, fev. 2013.
CAMPBELL, J.; OBLINGER, D. Academic Analytics. Educause White Paper, p. 1-24, 2007.
CAMPBELL, J.; DEBLOIS, P.; OBLINGER, D. Academic Analytics: A New Tool for a New Era. Educause Review, v. 42, p. 40-57, 2007.
CARDIM, P. A. G. Os caminhos percorridos na gestão educacional e as suas tendências. In: COLOMBO, S. S. et al. (org.). Nos bastidores da educação brasileira: a gestão vista por dentro. Porto Alegre, RS: Artmed, 2010.
CASTRO, A. Gestão financeira: a sustentabilidade financeira e a interação acadêmica nas instituições de ensino superior. In: COLOMBO, S. S. (org.). Gestão Universitária os caminhos para a excelência. Porto Alegre, RS: Penso, 2013.
FILATRO, A. Data Science na educação: presencial, a distância e corporativa. São Paulo: Saraiva Educação, 2021.
PAZ, F. J.; CAZELLA, S. C. Academic analytics: a systematic review of literature. International Journal of Development Research, v. 9, n. 11, p. 31710-31716, nov. 2019.
PAZ, F. J.; CAZELLA, S. C. Solução de Analítica Acadêmica focado em Instituições Comunitárias de Ensino Superior. Informática na Educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 23, n. 2, p. 195-215, maio/ago. 2020.
SIEMENS, G. Learning analytics: envisioning a research discipline and a domain of practice. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON LEARNING ANALYTICS AND KNOWLEDGE, 2., 2012, Vancouver. Proceedings […]. Vancouver, BC, Canada, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista on line de Política e Gestão Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Revista on line de Política e Gestão Educacional. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial Científica.