Potencial psicológico e pedagógico da disciplina “desenvolvimento pessoal”
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v25iesp.2.15461Palavras-chave:
FSES 3 , Competências universais, Desenvolvimento pessoal, Tecnologias de aprendizagemResumo
O artigo apresenta os resultados da fundamentação teórica do conceito de “desenvolvimento pessoal do aluno”, como um processo consciente de autotransformação da personalidade manifestado no aprimoramento progressivo das características psicológicas e levando à formação de competências universais. O papel da disciplina “desenvolvimento pessoal” é evidenciado na formação de competências universais dos alunos, implementadas no sentido de formação “Sistemas e Tecnologias de Informação” dos programas de ES da Universidade Industrial de Tyumen. Os autores destacaram os componentes do desenvolvimento pessoal do aluno: cognitivo, avaliativo-reflexivo, prático-atividade e divulgaram seus indicadores. São apresentados e fundamentados, exercícios que podem ser utilizados no processo educativo da universidade para a formação de competências universais. As tecnologias de aprendizagem consideradas pelos autores, irão fortalecer o papel ativo dos alunos, criar condições para a autoexpressão e revelação do seu potencial pessoal.
Downloads
Referências
ANANYEV, B. G. Psychology and problems of human knowledge. Moscow: MPSI; Voronezh: MODEK, 2008. 431 p.
KRAIG, G. Psychology of development. St. Petersburg.; Moscow; Kharkiv: Peter, 2012. 940 p.
KRYUCHEVA, Y. V.; TOLSTOUKHOVA, I. V. Formation of General cultural competencies by the project method. In the world of scientific discovery. Krasnoyarsk: Research and Innovation Center, v. 7.4, n. 67, p. 1413-1428, 2015.
LEONTIEV, A. N. Activity. Consciousness. Personality. Moscow: Politizdat, 1975. 115 p.
MASLOW, A. Motivation and personality. St. Petersburg: Peter, 2019. 400 p.
MEZENTSEVA, O. I. Modern pedagogical technologies: textbook. Novosibirsk: Nemo Press LLC», 2018. 140 p.
RICHTER, T. V. Use of interactive teaching methods in the educational process of higher education in the formation of professional competencies of students: textbook. Solikamsk: Solikamsk state pedagogical Institute, 2016. 76 p.
RUBINSTEIN, S. L. Fundamentals of general psychology. St. Petersburg: Peter, 2019. 713 p.
RUSSIA. Portal of Federal State educational standards of Higher Education: website. s/a. Available: http://www. fgosvo.ru/fgosvo/. Access: 09 Dec. 2020.
VYGOTSKY, L. S. Mental development of children in the learning process. Moscow; Leningrad: State Educational and Pedagogical Publishing House, 1935. 135 p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista on line de Política e Gestão Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Revista on line de Política e Gestão Educacional. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial Científica.