Potencial psicológico e pedagógico da disciplina “desenvolvimento pessoal”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v25iesp.2.15461

Palavras-chave:

FSES 3 , Competências universais, Desenvolvimento pessoal, Tecnologias de aprendizagem

Resumo

O artigo apresenta os resultados da fundamentação teórica do conceito de “desenvolvimento pessoal do aluno”, como um processo consciente de autotransformação da personalidade manifestado no aprimoramento progressivo das características psicológicas e levando à formação de competências universais. O papel da disciplina “desenvolvimento pessoal” é evidenciado na formação de competências universais dos alunos, implementadas no sentido de formação “Sistemas e Tecnologias de Informação” dos programas de ES da Universidade Industrial de Tyumen. Os autores destacaram os componentes do desenvolvimento pessoal do aluno: cognitivo, avaliativo-reflexivo, prático-atividade e divulgaram seus indicadores. São apresentados e fundamentados, exercícios que podem ser utilizados no processo educativo da universidade para a formação de competências universais. As tecnologias de aprendizagem consideradas pelos autores, irão fortalecer o papel ativo dos alunos, criar condições para a autoexpressão e revelação do seu potencial pessoal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Yana Vladimirovna Kryucheva, Industrial University of Tyumen (TYUIU), Tyumen

Associate Professor of the Department of Humanities and Technology. Candidate of Pedagogical Sciences.

Irina Vasilievna Tolstoukhova, Industrial University of Tyumen (TYUIU), Tyumen

Associate Professor of the Department of Humanities and Technology. Candidate of Pedagogical Sciences.

Referências

ANANYEV, B. G. Psychology and problems of human knowledge. Moscow: MPSI; Voronezh: MODEK, 2008. 431 p.

KRAIG, G. Psychology of development. St. Petersburg.; Moscow; Kharkiv: Peter, 2012. 940 p.

KRYUCHEVA, Y. V.; TOLSTOUKHOVA, I. V. Formation of General cultural competencies by the project method. In the world of scientific discovery. Krasnoyarsk: Research and Innovation Center, v. 7.4, n. 67, p. 1413-1428, 2015.

LEONTIEV, A. N. Activity. Consciousness. Personality. Moscow: Politizdat, 1975. 115 p.

MASLOW, A. Motivation and personality. St. Petersburg: Peter, 2019. 400 p.

MEZENTSEVA, O. I. Modern pedagogical technologies: textbook. Novosibirsk: Nemo Press LLC», 2018. 140 p.

RICHTER, T. V. Use of interactive teaching methods in the educational process of higher education in the formation of professional competencies of students: textbook. Solikamsk: Solikamsk state pedagogical Institute, 2016. 76 p.

RUBINSTEIN, S. L. Fundamentals of general psychology. St. Petersburg: Peter, 2019. 713 p.

RUSSIA. Portal of Federal State educational standards of Higher Education: website. s/a. Available: http://www. fgosvo.ru/fgosvo/. Access: 09 Dec. 2020.

VYGOTSKY, L. S. Mental development of children in the learning process. Moscow; Leningrad: State Educational and Pedagogical Publishing House, 1935. 135 p.

Publicado

01/05/2021

Como Citar

KRYUCHEVA, Y. V.; TOLSTOUKHOVA, I. V. Potencial psicológico e pedagógico da disciplina “desenvolvimento pessoal”. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 25, n. esp.2, p. 1039–1047, 2021. DOI: 10.22633/rpge.v25iesp.2.15461. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/15461. Acesso em: 17 set. 2021.