A gestão escolar e a formação continuada do professor crítico-reflexivo na perspectiva do coordenador pedagógico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v25i3.15838

Palavras-chave:

Educação, Formação continuada de professores, Gestão escolar

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir a formação continuada de professores com vistas à sua prática no contexto escolar, buscando compreender como ocorrem as ações formativas, na tentativa de encontrar evidências sobre a possibilidade da formação continuada de professores na perspectiva do profissional crítico-reflexivo, quando a escola é o lócus central desse processo. Mediante revisão bibliográfica e trabalho de campo, foi realizada entrevista semiestruturada com a coordenadora de uma escola do município de Birigui/SP. Os dados analisados de forma descritiva e interpretativa revelaram a importância do papel dos gestores nos processos de formação no ambiente escolar e um distanciamento no que concerne à apropriação conceitual e prática por parte dos atores educacionais sobre a formação no viés da intelectualidade crítico-reflexiva. Conclui-se que as atividades de formação continuada devem tornar-se uma das ferramentas no desenvolvimento do professor como profissional atuante e engajado a serviço da emancipação social dos sujeitos envolvidos.

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Biografia do Autor

Patrick Pacheco Castilho Cardoso, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Marília – SP

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação e Diretor de escola pública municipal de educação infantil e ensino fundamental I.

Luciana Aparecida Araujo, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Marília – SP

Professora Assistente da Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC/UNESP) atuando no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Pós-Doutorado pela Fundação Carlos Chagas.

Claudia Regina Mosca Giroto, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Marília – SP

Docente da Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC/UNESP) atuando no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Doutorado em Educação (UNESP).

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Publicado

08/12/2021

Como Citar

CARDOSO, P. P. C.; ARAUJO, L. A.; GIROTO, C. R. M. A gestão escolar e a formação continuada do professor crítico-reflexivo na perspectiva do coordenador pedagógico. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 25, n. 3, p. 2132–2146, 2021. DOI: 10.22633/rpge.v25i3.15838. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/15838. Acesso em: 29 mar. 2024.

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