Conexões interdisciplinares na educação como um problema pedagógico
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v25iesp.5.15995Palavras-chave:
Escolaridade, Comunicação interdisciplinar, Teoria e história do estudo das comunicações interdisciplinaresResumo
O tópico das conexões interdisciplinares tornou-se recentemente o assunto de amplas discussões em periódicos, monografias, sites educacionais e documentos de programas de publicações governamentais. Junto com este tópico, este artigo examina o papel das conexões interdisciplinares no processo de melhoria da qualidade da educação. Determinou-se que a principal tarefa da pedagogia moderna é melhorar a qualidade da educação e garantir o desenvolvimento integral da geração mais jovem. Essas qualidades foram determinadas não apenas porque os alunos aprenderam fatos, mas também porque precisavam ser capazes de adquirir e selecionar o conhecimento necessário, sintetizá-lo, generalizá-lo e uni-lo em torno de ideias, objetos e processos científicos que ocorrem na vida real. A análise mostrou que, ao longo dos séculos, os pesquisadores têm buscado soluções mais eficientes e racionais para os problemas de síntese, integração e fusão das partes. Uma delas é resolver o problema da síntese do conhecimento por meio da comunicação interdisciplinar. A comunicação interdisciplinar é um problema multifacetado.
Downloads
Referências
BELİNSKİ, V. G. Selected Pedagogical Works. Moscow, Leningrad: Publishing House of the Academy of Pedagogical Sciences of RSFSR, 1948.
BREWER, D. G. Environmental Challenges: Interdisciplinary Opportunities and New Ways of Doing Business. The MISTRA Lecture. Stockholm: MISTRA, 1995.
BRUCE, A. et al. Interdisciplinary Integration in the Fifth Framework Programme. Futures, v. 36, p. 457-470, 2004.
CHERNYSHEVSKİ, N. G. Selected Pedagogical Works. Мoscow: Pedagogics, 1982.
CHUBİN, D. E. et al. (Eds.). Interdisciplinary Analysis and Research: Theory and Practice of Problem-Focused Research and Development. Mt. Airy, Maryland: Lomond, 1986.
DİSTERVERG, A. Selected Pedagogical Works. Uchpedgiz, 1956.
FEDORETS, G. F. Interdisciplinary links in the learning process. Leningrad: The Herzen State Pedagogical University of Russia, 1983.
FRANK, R. Interdisciplinary: The First Half Century. In: STANLEY, E. G.; HOAD, T. F. WORDS: For Robert Burchfield’s Sixty Fifth Birthday. Cambridge: D.S. Brewer, p. 91-101, 1988.
GEBBIE, K. M. et al. Training for interdisciplinary health research: defining the required competencies. Journal of Allied Health, v. 37, p. 65-70, 2008.
HERBERT, I. F. Selected Pedagogical Works. Мoscow: Publishing House of K.I. Tikhomirov, 1913.
KERSCHENSTEİNER, G. Selected Works. Мoscow: Publishing House of K.I. Tikhomirov, 1915.
KLEİN, J. T. Interdisciplinarity: History, Theory, and Practice. Detroit: Wayne State University Press, 1990.
KLEİN, J. T. A Conceptual Vocabulary of Interdisciplinary Science. In: WEİNGART, P.; STEHR, N. (Eds.). Practising Interdisciplinarity. London: University of Toronto Press, 2000. p. 3-24.
KOMENSKİ, Y. Selected Works in two volumes. Мoscow: Pedagogics, 1982.
LAY, V. A. School of Action. Petrograd, 1920.
LOKKE, G. Pedagocical Works. Мoscow: Uchpedgiz, 1939.
MADSEN, D. Epistemological or Political? Unpacking Ambiguities in the Field of Interdisciplinarity Studies. Minerva, v. 56, n. 4, p. 453-477, 2018.
MARIAN, L. M.; GILLIAN, E. C. Interdisciplinary Inquiry in Teaching and Learning. , 2. ed. Pearson, 1999.
MOTİ, N. Ten Cheers for Interdisciplinarity: The Case for Interdisciplinarity Knowledge and Research. The Social Science Journal, v. 34, n. 2, p. 201-216, 1997.
OECD. İnterdisciplinarity: Problems of Teaching and Research in Universities. Paris: OECD, 1972.
STYRON, R. A. Interdisciplinary Education: A Reflection of the Real World. Systemic, Cybernetics and Informatics, v. 11, n. 9, p. 1-6, 2013.
USHİNSKİ, K. D. Collection of Works in 11 Volumes. Мoscow, Leningrad: Publishing House of the Academy of Pedagogical Sciences of RSFSR, 1948-1952. v. 3.
WEINBERG, A.; HARDING, C. Interdisciplinary teaching and collaboration in higher education: A concept whose time has come. Washington University Journal of Law & Policy, v. 14, 2004.
YVES, L. Curricular and Didactic Conceptions of Interdisciplinarity. Issues in Interdisciplinary Studies, n. 33, p. 39-93, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista on line de Política e Gestão Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Revista on line de Política e Gestão Educacional. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial Científica.