Abordagem de sistemas no desenvolvimento da educação na formação de futuros oficiais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v25iesp.5.15997

Palavras-chave:

Abordagem de sistemas, Educação militar, Processo pedagógico, Tomada de decisão, Formação profissional de oficiais

Resumo

A pesquisa sobre educação militar sob o rápido desenvolvimento e crescimento de armamentos e equipamentos está crescendo. O campo está continuamente obtendo mais percepções importantes sobre esse importante e complexo problema pedagógico. O interesse acadêmico pela abordagem sistêmica no desenvolvimento da educação militar tem sido consistentemente um esforço multidisciplinar. Com base em avaliações críticas das lacunas na literatura, o artigo cita a necessidade de combinar todos os elementos do processo educacional em um único sistema para alcançar um resultado focado no treinamento de militares em instituições de ensino. Nossa lista não é exaustiva, nem sugerimos que as áreas que não cobrimos não sejam importantes. Em vez disso, fazemos essas observações com o objetivo de estimular uma conversa sobre o futuro da pesquisa em educação militar, especialmente uma abordagem sistêmica no desenvolvimento da educação militar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vadym Ryzhykov, Taras Shevchenko National University of Kyiv, Kyiv – Ukraine

Doctor of Education.

Kira Horiacheva, Taras Shevchenko National University of Kyiv, Kyiv – Ukraine

PhD in Economics.

Oleksandr Bondarenko, Taras Shevchenko National University of Kyiv, Kyiv – Ukraine

PhD in Pedagogy.

Oleg Prokhorov, Taras Shevchenko National University of Kyiv, Kyiv – Ukraine

PhD in Pedagogy.

Referências

AFANASYEV, V. The Systemacity and the Society. Moscow: Politizdat, 1980.

ANOKHIN, P. General principles of the theory of the functional system. Moscow: Nauka, 1980.

BAKHOV, I.; RYZHYKOV, V.; KOLISNYK, O. Leadership abilities of a military manager, professionalism of a commander as the guarantee of the practice of effective activity of a military organization. International Journal of Engineering and Technology (UAE), v. 38, n. 7(4), pp. 45-49, 2019.

BARQUERO-RUIZ, C.; ARIAS-ESTERO, J.; KIRK, D. Assessment for tactical learning in games: A systematic review. European Physical Education Review, v. 26, n. 4, p. 1-21, 2019.

BERTALANFFY, L. von. General System Theory: Foundations, Development, Applications. George Braziller, 1969.

GIGCH, J. van. Applied General Systems Theory. Harpercollins College Div, 1978.

GUK, O. et al. Variants of the educational paradigm in training of managers. Espacios, v. 40, n. 29, p. 9, 2019.

KARIIPPANON, K. et al. The ‘why’ and ‘how’ of flexible learning spaces: A complex adaptive systems analysis. Journal of Educational Change, v. 21, p. 569-593, 2020.

LASZLO, E. Introduction to Systems Philosophy: Toward a New Paradigm of Contemporary Thought. Harper Torchbooks, 1973.

MAKARENKO, A. Collected works in five volumes. Moscow: Pravda, 1971.

КUHN, T. S. The structure of scientific revolutions. Chicago, IL: University of Chicago Press, 2012.

Publicado

30/12/2021

Como Citar

RYZHYKOV, V.; HORIACHEVA, K.; BONDARENKO, O.; PROKHOROV, O.; YURKOV, A. Abordagem de sistemas no desenvolvimento da educação na formação de futuros oficiais. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 25, n. esp. 5, p. 3069–3085, 2021. DOI: 10.22633/rpge.v25iesp.5.15997. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/15997. Acesso em: 23 fev. 2024.

Edição

Seção

Artigos