Condições psicológicas para o desenvolvimento da cultura comunicativa de estudantes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v25iesp.5.16002

Palavras-chave:

Processo educacional, Condições psicológicas, Comunicação

Resumo

O artigo examina as questões do desenvolvimento da cultura comunicativa profissional entre estudantes universitários de pedagogia. A importância da introdução de métodos de ensino ativos no processo de aprendizagem é enfatizada. O objetivo do estudo é descrever e analisar a experiência no desenvolvimento da cultura comunicativa dos alunos relevante para o sistema de ensino superior pedagógico. As contradições entre as crescentes exigências de domínio profissional e capacidade de comunicação empresarial e a insuficiente qualificação dos professores constituem a base do problema de estudo: quais as condições psicológicas para o desenvolvimento da cultura comunicativa dos alunos no processo de formação profissional na universidade? Os autores realizam um estudo empírico usando métodos qualitativos e quantitativos de análise de dados e enfatizam o papel das disciplinas optativas, programas e disciplinas especializadas como uma condição psicológica para o desenvolvimento da cultura comunicativa dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALEKSEEVA, O. N. Mnenie polzovatelei o kommunikativnoi culture obsluzhivaniia v Kemerovskoi oblastnoi nauchnoi biblioteke im. V.D. Fedorova [Opinion of users on the communicative culture of service in the Kemerovo Regional Scientific Library named after V.D. Fedorov]. Kemerovo: Bibliotechnaia zhizn Kuzbassa, 2007.

BODALEV, A. A. Lichnost I obshchenie [Personality and communication]. Moscow, 1985.

CHERNIAVSKAIA, A. P. Pedagogicheskaia tekhnika v rabote uchitelia [Pedagogical technique in the work of a teacher]. Moscow, 2001.

DOKHOIAN, A. M.; KOSTIUCHENKO, A. A. Formirovanie kommunikativnoi kultury bakalavra pedagogicheskogo obrazovaniia [The development of communicative culture in bachelors of pedagogy]. Ekonomicheskie I gumanitarnye issledovaniia regionov: Nauchno-teoreticheskii zhurnal, n. 2, p. 71-75, 2019.

KAN-KALIK, V. A.; KOVALEV, G. A. Pedagogicheskoe obshchenie kak predmet teoreticheskogo I prikladnogo issledovaniia [Pedagogical communication as an object of theoretical and applied research]. Voprosy psikhologii, n. 4, p. 9-17, 1985.

KONDRATEVA, S. V. Pedagogicheskaia I vozrastnaia psikhologiia [Pedagogical and age psychology]. Grodno, 1996.

KUZMINA N. V. Metody sistemnogo pedagogicheskogo issledovaniia: Uchebnoe posobie [Methods of systemic pedagogical research: Textbook]. Leningrad: Pushkin Leningrad State University, 1980.

KUZMINA, N. V. Professionalizm lichnosti prepodavatelia i mastera proizvodstvennogo obucheniia [Professionalism of the personality of the teacher and master of industrial training]. Moscow, 1990.

KODZHASTIROVA, G. M. Pedagogika [Pedagogy]. Moscow, 2016.

LEONTIEV, A. N. Psikhologicheskie osnovy soznatelnosti ucheniia [Psychological foundations of the consciousness of learning]. Izvestiia APN RSFSR, n. 7, p. 17-18, 1996.

RUBINSHTEIN, S. L. Osnovy obshchei psikhologii [Fundamentals of general psychology]. Saint Petersburg, 2000.

SLASTENIN, V. A.; SHUTENKO, A. I. Professionalnoe samosoznanie uchitelia [Professional self-identity of a teacher]. Magister, n. 3, p. 52-58, 1995.

VYGOTSKY, L. S. Pedagogicheskaia psikhologiia [Pedagogical psychology]. Moscow, 1990.

ZIMNIAIA, I. A. Pedagogicheskaia psikhologiia [Pedagogical psychology]. Rostov-on-Don, 1997.

Publicado

30/12/2021

Como Citar

GOVERDOVSKAYA, E. V.; DOKHOYAN, A. M.; TATARINTSEVA, E. A. Condições psicológicas para o desenvolvimento da cultura comunicativa de estudantes. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 25, n. esp. 5, p. 3126–3139, 2021. DOI: 10.22633/rpge.v25iesp.5.16002. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/16002. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.