Condições psicológicas para o desenvolvimento da cultura comunicativa de estudantes
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v25iesp.5.16002Palavras-chave:
Processo educacional, Condições psicológicas, ComunicaçãoResumo
O artigo examina as questões do desenvolvimento da cultura comunicativa profissional entre estudantes universitários de pedagogia. A importância da introdução de métodos de ensino ativos no processo de aprendizagem é enfatizada. O objetivo do estudo é descrever e analisar a experiência no desenvolvimento da cultura comunicativa dos alunos relevante para o sistema de ensino superior pedagógico. As contradições entre as crescentes exigências de domínio profissional e capacidade de comunicação empresarial e a insuficiente qualificação dos professores constituem a base do problema de estudo: quais as condições psicológicas para o desenvolvimento da cultura comunicativa dos alunos no processo de formação profissional na universidade? Os autores realizam um estudo empírico usando métodos qualitativos e quantitativos de análise de dados e enfatizam o papel das disciplinas optativas, programas e disciplinas especializadas como uma condição psicológica para o desenvolvimento da cultura comunicativa dos alunos.
Downloads
Referências
ALEKSEEVA, O. N. Mnenie polzovatelei o kommunikativnoi culture obsluzhivaniia v Kemerovskoi oblastnoi nauchnoi biblioteke im. V.D. Fedorova [Opinion of users on the communicative culture of service in the Kemerovo Regional Scientific Library named after V.D. Fedorov]. Kemerovo: Bibliotechnaia zhizn Kuzbassa, 2007.
BODALEV, A. A. Lichnost I obshchenie [Personality and communication]. Moscow, 1985.
CHERNIAVSKAIA, A. P. Pedagogicheskaia tekhnika v rabote uchitelia [Pedagogical technique in the work of a teacher]. Moscow, 2001.
DOKHOIAN, A. M.; KOSTIUCHENKO, A. A. Formirovanie kommunikativnoi kultury bakalavra pedagogicheskogo obrazovaniia [The development of communicative culture in bachelors of pedagogy]. Ekonomicheskie I gumanitarnye issledovaniia regionov: Nauchno-teoreticheskii zhurnal, n. 2, p. 71-75, 2019.
KAN-KALIK, V. A.; KOVALEV, G. A. Pedagogicheskoe obshchenie kak predmet teoreticheskogo I prikladnogo issledovaniia [Pedagogical communication as an object of theoretical and applied research]. Voprosy psikhologii, n. 4, p. 9-17, 1985.
KONDRATEVA, S. V. Pedagogicheskaia I vozrastnaia psikhologiia [Pedagogical and age psychology]. Grodno, 1996.
KUZMINA N. V. Metody sistemnogo pedagogicheskogo issledovaniia: Uchebnoe posobie [Methods of systemic pedagogical research: Textbook]. Leningrad: Pushkin Leningrad State University, 1980.
KUZMINA, N. V. Professionalizm lichnosti prepodavatelia i mastera proizvodstvennogo obucheniia [Professionalism of the personality of the teacher and master of industrial training]. Moscow, 1990.
KODZHASTIROVA, G. M. Pedagogika [Pedagogy]. Moscow, 2016.
LEONTIEV, A. N. Psikhologicheskie osnovy soznatelnosti ucheniia [Psychological foundations of the consciousness of learning]. Izvestiia APN RSFSR, n. 7, p. 17-18, 1996.
RUBINSHTEIN, S. L. Osnovy obshchei psikhologii [Fundamentals of general psychology]. Saint Petersburg, 2000.
SLASTENIN, V. A.; SHUTENKO, A. I. Professionalnoe samosoznanie uchitelia [Professional self-identity of a teacher]. Magister, n. 3, p. 52-58, 1995.
VYGOTSKY, L. S. Pedagogicheskaia psikhologiia [Pedagogical psychology]. Moscow, 1990.
ZIMNIAIA, I. A. Pedagogicheskaia psikhologiia [Pedagogical psychology]. Rostov-on-Don, 1997.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista on line de Política e Gestão Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Revista on line de Política e Gestão Educacional. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial Científica.