Impacto da educação superior no desenvolvimento sócio-econômico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v25iesp.6.16102

Palavras-chave:

Ensino superior, Desenvolvimento socioeconômico regional, Capital intelectual, Pesquisa e desenvolvimento, Indicador

Resumo

No artigo estuda-se a influência da educação superior no desenvolvimento dos sistemas socioeconômicos regionais. A análise econômica e estatística revelou o impacto das medidas de desenvolvimento do ensino superior no GRP da região. Os fatores altamente significativos foram: salários do corpo docente das universidades e custos internos de pesquisa e desenvolvimento. Esses indicadores refletem indiretamente o grau de desenvolvimento intelectual da região e mostram o impacto do desenvolvimento do capital intelectual no desenvolvimento socioeconômico. Os professores universitários desenvolvem o conhecimento dos alunos, o que lhes permite institucionalizar o ensino superior e divulgá-lo na região. A qualidade da inteligência de um professor universitário afeta diretamente a formação de capital intelectual na região. Além disso, foi significativo o número de alunos cursados ​​nos programas de bacharelado, especialidade e mestrado. Além disso, quanto maior o número de alunos per capita, menor é o GRP per capita, o que se explica por sua baixa renda. No artigo foi considerada a diferenciação dos distritos federais e regiões da Federação Russa em termos do desenvolvimento do sistema de ensino superior. Foram aplicados métodos de divisão de indicadores e agrupamento, que permitiram fazer cartogramas e visualizar a diferenciação das regiões pelo número de instituições de ensino superior e pelo número de concluintes.

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Publicado

30/12/2021

Como Citar

FAKHRUTDINOVA, E. V.; KOLESNIKOVA, J. S.; LARIONOVA, N. I.; CHUMAROVA, L. G. Impacto da educação superior no desenvolvimento sócio-econômico. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 25, n. esp.6, p. 3472–3482, 2021. DOI: 10.22633/rpge.v25iesp.6.16102. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/16102. Acesso em: 26 dez. 2024.