Impacto da educação superior no desenvolvimento sócio-econômico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v25iesp.6.16102

Palavras-chave:

Ensino superior, Desenvolvimento socioeconômico regional, Capital intelectual, Pesquisa e desenvolvimento, Indicador

Resumo

No artigo estuda-se a influência da educação superior no desenvolvimento dos sistemas socioeconômicos regionais. A análise econômica e estatística revelou o impacto das medidas de desenvolvimento do ensino superior no GRP da região. Os fatores altamente significativos foram: salários do corpo docente das universidades e custos internos de pesquisa e desenvolvimento. Esses indicadores refletem indiretamente o grau de desenvolvimento intelectual da região e mostram o impacto do desenvolvimento do capital intelectual no desenvolvimento socioeconômico. Os professores universitários desenvolvem o conhecimento dos alunos, o que lhes permite institucionalizar o ensino superior e divulgá-lo na região. A qualidade da inteligência de um professor universitário afeta diretamente a formação de capital intelectual na região. Além disso, foi significativo o número de alunos cursados ​​nos programas de bacharelado, especialidade e mestrado. Além disso, quanto maior o número de alunos per capita, menor é o GRP per capita, o que se explica por sua baixa renda. No artigo foi considerada a diferenciação dos distritos federais e regiões da Federação Russa em termos do desenvolvimento do sistema de ensino superior. Foram aplicados métodos de divisão de indicadores e agrupamento, que permitiram fazer cartogramas e visualizar a diferenciação das regiões pelo número de instituições de ensino superior e pelo número de concluintes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BOURDIEU, P. Translation by M. S. Dobryakova. Scientific editing-V. V. Radaev Center for humanitarian technologies. Forms of Capital. Economic Sociology, v. 6, n. 3, p. 60-74, 2019. Available: http://gtmarket.ru/laboratory/expertize/2009/2601. Access: 06 Oct. 2019.

FAKHRUTDINOVA, A. V. Reforming Professional Education in Europe as a Condition for Improving its Competitiveness. Scientific notes of the Kazan State Academy of Veterinary Medicine Named After N. E. Bauman, v. 210, p. 247-251, 2012.

FEDERAL STATE STATISTICS SERVICE. Regions of Russia. Available: https://gks.ru/bgd/regl/b19_14p/Main.htm. Access: 21 Apr. 2020.

HUANG, J.; QIN, D. Tong Jiang & Effect of Fertility Policy Changes on the Population Structure and Economy of China: From the Perspective of the Shared socio-Economic Pathways. Earth's Future, v. 7, 2019. DOI: 10.1029/2018EF000964

KARASIK, E. A. et al. Poverty overcoming problems of Russian population. Mediterranean Journal of Social Sciences, p. 1137, 2015.

KOLESNIKOVA, J.; FAKHRUTDINOVA, E.; ZAGIDULLINA, V. The structure of intangible capital. In: INTERNATIONAL CONGRESS ON INTERDISCIPLINARY BEHAVIOR AND SOCIAL SCIENCE, 4., 2015. Proceedings […]. 2016. Theme: Social Sciences and Interdisciplinary Behavior.

LOCHNER, L. Education, Work and Crime: A Human Capital Approach. International Economic Review, v. 45, p. 78, 2004.

MADDISON, A. Dynamic Forces in Capitalist Development. Oxford: Oxford University Press, 1991.

TROKHIMCHUK, A. V. Influence of education on the economy in the conditions of post-industrial society. Scientific and methodological electronic journal "Concept", v. 14, p. 292-298, 2017. Available: http://e-koncept.ru/2017/770663.htm. Access: 22 May 2020.

ZUBAREVIC, H. N. V. Spatial Development Strategy: Priorities and Tools. Economic issue, v. 1, p. 135-145, 2019.

Publicado

30/12/2021

Como Citar

FAKHRUTDINOVA, E. V.; KOLESNIKOVA, J. S.; LARIONOVA, N. I.; CHUMAROVA, L. G. Impacto da educação superior no desenvolvimento sócio-econômico. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 25, n. esp.6, p. 3472–3482, 2021. DOI: 10.22633/rpge.v25iesp.6.16102. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/16102. Acesso em: 19 abr. 2024.