A doutrina do duplo efeito na educação ética

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v25iesp.6.16112

Palavras-chave:

O duplo efeito, Ética normativa, Educação ética, Conseqüencialismo, Direito internacional

Resumo

Educação ética é um termo vasto para experiências de aprendizagem que visam auxiliar os alunos a se desenvolverem de forma ética, seja em termos de maior consciência e compreensão ética ou maior motivação para agir com ética no mundo. O artigo discute a doutrina do duplo efeito no contexto da educação ética entre a deontologia e o consequencialismo. Os autores observam que é impossível concordar com a doutrina do duplo efeito com posições normativas contrárias. Na primeira parte do artigo, os autores defendem a doutrina do duplo efeito como princípio ético independente. Na segunda parte do artigo, os autores consideram a doutrina do duplo efeito usando o exemplo de uma situação de conflito armado nos termos do Direito Internacional Humanitário. A tese central do artigo é que a doutrina do duplo efeito deve ser considerada como um pressuposto universal da regulamentação ética e educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mikhail Gennadyevich Khort, Kazan Federal University, Kazan – Russia

Graduate student, Institute of Social and Philosophical Sciences and Mass Communications.

Artur Ravilevich Karimov, Kazan Federal University, Kazan – Russia

Doctor of philosophy, Head of the department of Social Philosophy, Institute of Social and Philosophical Sciences and Mass Communications.

Alexey Alexeyevich Sinyavskiy, Kazan Federal University, Kazan – Russia

LL. M. in International Human Rights Law, Department of International and European law, Faculty of Law.

Referências

BENNETT, J. Whatever the Consequences. Analysis, v. 26, p. 83-102, 1966.

CAVANAUGH, T. Double-Effect Reasoning Doing Good and Avoiding Evil. Clarendon Press, 2006.

GENEVA CONVENTION. “Geneva IV” of 12 august 1949. Geneva Convention Relative to the Protection of Civilian Persons in Times of War. 1949.

GENEVA CONVENTION. “Protocol I” of 8 June 1977. Protocol Additions to the Geneva Conventions of 12 August 1949, and Relating to the Protection of Victims of International Armed Conflicts. 1977.

HENCKAERTS, J. et al. Customary International Humanitarian Law. Cambridge: Cambridge University Press, 2005.

MELZER, N. International Humanitarian Law: A Comprehensive Introduction. International Committee of the Red Cross: Geneva, 2019.

RUSSIA. Declaration of St. Petersburg” of 11 December 1868. 29 November by the old Russian calendar) Renouncing the Use, in Time of War, of Explosive Projectiles Under 400 grammes Weight. 1868.

Publicado

30/12/2021

Como Citar

KHORT, M. G.; KARIMOV, A. R.; SINYAVSKIY, A. A. A doutrina do duplo efeito na educação ética. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 25, n. esp.6, p. 3507–3515, 2021. DOI: 10.22633/rpge.v25iesp.6.16112. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/16112. Acesso em: 25 abr. 2024.