A doutrina do duplo efeito na educação ética
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v25iesp.6.16112Palavras-chave:
O duplo efeito, Ética normativa, Educação ética, Conseqüencialismo, Direito internacionalResumo
Educação ética é um termo vasto para experiências de aprendizagem que visam auxiliar os alunos a se desenvolverem de forma ética, seja em termos de maior consciência e compreensão ética ou maior motivação para agir com ética no mundo. O artigo discute a doutrina do duplo efeito no contexto da educação ética entre a deontologia e o consequencialismo. Os autores observam que é impossível concordar com a doutrina do duplo efeito com posições normativas contrárias. Na primeira parte do artigo, os autores defendem a doutrina do duplo efeito como princípio ético independente. Na segunda parte do artigo, os autores consideram a doutrina do duplo efeito usando o exemplo de uma situação de conflito armado nos termos do Direito Internacional Humanitário. A tese central do artigo é que a doutrina do duplo efeito deve ser considerada como um pressuposto universal da regulamentação ética e educacional.
Downloads
Referências
BENNETT, J. Whatever the Consequences. Analysis, v. 26, p. 83-102, 1966.
CAVANAUGH, T. Double-Effect Reasoning Doing Good and Avoiding Evil. Clarendon Press, 2006.
GENEVA CONVENTION. “Geneva IV” of 12 august 1949. Geneva Convention Relative to the Protection of Civilian Persons in Times of War. 1949.
GENEVA CONVENTION. “Protocol I” of 8 June 1977. Protocol Additions to the Geneva Conventions of 12 August 1949, and Relating to the Protection of Victims of International Armed Conflicts. 1977.
HENCKAERTS, J. et al. Customary International Humanitarian Law. Cambridge: Cambridge University Press, 2005.
MELZER, N. International Humanitarian Law: A Comprehensive Introduction. International Committee of the Red Cross: Geneva, 2019.
RUSSIA. Declaration of St. Petersburg” of 11 December 1868. 29 November by the old Russian calendar) Renouncing the Use, in Time of War, of Explosive Projectiles Under 400 grammes Weight. 1868.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista on line de Política e Gestão Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Revista on line de Política e Gestão Educacional. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial Científica.