A doutrina do duplo efeito na educação ética

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v25iesp.6.16112

Palavras-chave:

O duplo efeito, Ética normativa, Educação ética, Conseqüencialismo, Direito internacional

Resumo

Educação ética é um termo vasto para experiências de aprendizagem que visam auxiliar os alunos a se desenvolverem de forma ética, seja em termos de maior consciência e compreensão ética ou maior motivação para agir com ética no mundo. O artigo discute a doutrina do duplo efeito no contexto da educação ética entre a deontologia e o consequencialismo. Os autores observam que é impossível concordar com a doutrina do duplo efeito com posições normativas contrárias. Na primeira parte do artigo, os autores defendem a doutrina do duplo efeito como princípio ético independente. Na segunda parte do artigo, os autores consideram a doutrina do duplo efeito usando o exemplo de uma situação de conflito armado nos termos do Direito Internacional Humanitário. A tese central do artigo é que a doutrina do duplo efeito deve ser considerada como um pressuposto universal da regulamentação ética e educacional.

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Biografia do Autor

Mikhail Gennadyevich Khort, Kazan Federal University, Kazan – Russia

Graduate student, Institute of Social and Philosophical Sciences and Mass Communications.

Artur Ravilevich Karimov, Kazan Federal University, Kazan – Russia

Doctor of philosophy, Head of the department of Social Philosophy, Institute of Social and Philosophical Sciences and Mass Communications.

Alexey Alexeyevich Sinyavskiy, Kazan Federal University, Kazan – Russia

LL. M. in International Human Rights Law, Department of International and European law, Faculty of Law.

Referências

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Publicado

30/12/2021

Como Citar

KHORT, M. G.; KARIMOV, A. R.; SINYAVSKIY, A. A. A doutrina do duplo efeito na educação ética. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 25, n. esp.6, p. 3507–3515, 2021. DOI: 10.22633/rpge.v25iesp.6.16112. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/16112. Acesso em: 13 abr. 2024.