Investigação do nível educacional da sociedade russa através de quadros baseados em valor dos diferentes grupos geracionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v25iesp.6.16130

Palavras-chave:

Nível educacional, Estruturas baseadas em valores, Educação russa, Educação humanitária

Resumo

O objetivo principal da presente pesquisa é investigar o nível educacional da sociedade russa por meio de estruturas baseadas em valores de diferentes grupos geracionais. Um método descritivo-comparativo é usado para atingir esse objetivo. Com base nos resultados, pode-se notar que a formação dos valores dos jovens se dá em condições de guerra de informação, sob a influência da qual existe a possibilidade de formação de valores alheios à educação e tradição russa, bem como manifestações negativas da lacuna de valor intergeracional. A manifestação do conflito intergeracional tem um impacto negativo na consolidação da sociedade russa e no nível educacional; esta consolidação é baseada na confiança em valores básicos tradicionais que mostram estabilidade na consciência de valor de diferentes gerações. A confiança do sistema nacional de educação humanitária em valores básicos garantirá a formação de uma sociedade solidária e contribuirá para sua segurança espiritual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatyana I. Shnurenko, Belgorod State National Research University, Stariy Oskol Branch, Stary Oskol – Russia

PhD in Psychology, associate professor, Department of management.

Tamara P. Belikova, Belgorod State National Research UniversityBelgorod State National Research University, Stariy Oskol Branch, Stary Oskol – Russia

PhD in Sociology, professor, Executive Director of Stary Oskol branch.

Referências

FEDOTOVA, V. A. Values of Russians in the Context of Age Differences. Vestnik of Perm University, n. 1, p.78-86, 2017.

LEBEDEVA, L. G. Personal socialization in the discourse of intergenerational continuity. Bulletin of N.I. Lobachevsky Nizhny Novgorod University. Series: Social Sciences, n. 4, p. 116-125, 2018.

RUDNEV, M. G. Value consensus and factors of value differentiation of the population of Russia and other European countries. Bulletin of Public Opinion, n. 4, p. 81-97, 2011.

SOKOLOVA, S. N. Spiritual security of society and the culture of modern personality. Bulletin of Polesye State University. Series of Social Sciences and Humanities, n. 1, p. 48-56, 2017.

SURGULADZE, V. Sh. Activity concept of the nation in the context of state strategic planning (on the need to develop a new doctrine of information security of the Russian Federation). Vlast, n. 11, p. 74-76, 2016.

ZALIVANSKY, B. V. Technologies of Regional Solidarity Society Formation. Modern Scientific Research and Innovations, n. 11, p. 3, 2014. Available: http://web.snauka.ru/issues/2014/11/40646. Access: 25 Sept. 2019.

Publicado

30/12/2021

Como Citar

SHNURENKO, T. I.; BELIKOVA, T. P. Investigação do nível educacional da sociedade russa através de quadros baseados em valor dos diferentes grupos geracionais. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 25, n. esp.6, p. 3696–3703, 2021. DOI: 10.22633/rpge.v25iesp.6.16130. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/16130. Acesso em: 19 abr. 2024.