Educação para crianças no contexto de formação da cultura russa
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v25iesp.7.16148Palavras-chave:
Educação para crianças, Revistas infantis, Ensino moral, Filosofia aplicadaResumo
O artigo discute alguns detalhes da educação de crianças na Rússia no século XVIII. O autor examina os princípios pedagógicos da A. T. Bolotov e N. I. Novikov. O objetivo da visão de mundo de escrever "Educação infantil" como o primeiro livro para crianças na Rússia. Esclarecimento de objetivos educacionais práticos, como «compreender a fé» para a felicidade pessoal. São caracterizados os contextos biográficos de Bolotov, que o motivaram a escrever um livro no gênero do diálogo moralizante. Os objetivos de criação da primeira revista infantil "Leitura infantil" são determinados. A importância prática da revista no ensino e na educação da juventude russa é observada. O autor tenta reconstruir a principal linha didática da revista. Os materiais de pesquisa permitem caracterizar a influência de “Educação Infantil” e de “Leitura Infantil” na formação da cultura intelectual do século XIX.
Downloads
Referências
ARTEMIEVA T. V. A. T. Bolotov on the goals of cognition. International Journal of Cultural Research, v. 4, n. 13, p. 27-30. 2013.
ARTEMIEVA T. V.; MIKESHIN, M. I. The Passion of the Soul of Andrei Bolotov” in Children's Philosophy. Saint Petersburg: Petropolis, 2012. p. 5-32.
BABUSHKINA, A. P. History of Russian children's literature. Moscow: Uchpedgiz, 1948. 480 p.
BOLOTOV A. T. Notes of Andrey Timofeevich Bolotov 1737-1796. In 2 volumes, foreword. Tula: Prior. book publishing house, 1988. v. 2, 527 p.
BOLOTOV, A. T. “Autobiography”, Source. Documents of Russian history, v. 6 n. 60, p. 6-12, 2002.
BOLOTOV, A. T. Children's Education. Saint Petersburg: Petropolis, 2012. 854 p.
CHILDREN'S READING FOR THE HEART AND MIND. Moscow: University Printing House, 1785. v. I, III.
KARAMZIN, N. M. Letters from a Russian traveler. Leningrad: Nauka, 1987. 718 p.
LEPRINCE DE BEAUMONT, M. Le Magasin des enfants, ou Dialogues d'une sage gouvernante avec ses élèves. Paris, 1865. 382 p.
LIPMAN, M.; MATTHEW, G. В.; SHARP, A. Wondering at the World, Montclair: I.A.P.C., 500. 1983.
LIPMAN, М. Philosophy Goes to School. Philadelphia: Temple University Press, 1988. 250 p.
NEWLIN, TH. The Voice in the Garden: Andrei Bolotov and the Anxieties of Russian Pastoral. Evanston, Ill.: Northwestern University Press, 2001. 273 p.
PRIVALOVA, E. P. About the staff of the magazine Children's reading for the heart and mind. XVIII century. Institute of Russian Literature (Pushkin House). Saint Petersburg, 1964. v. 6, p. 258-268.
PRIVALOVA, E. P. Social problem on the pages of Novikov's magazine Children's reading for the heart and mind. XVIII century. Institute of Russian Literature (Pushkin House). Saint Petersburg, 1976. v. 11, p. 104–112.
RETYUNSKIKH, L. T. "School of Socrates": Philosophical games ten years later. Moscow: Institute of Psychology and Sociology, 2003. 205 p.
VESELOVA, A. YU. “On the benefits of reading books”. XVIII century. Collection 21. Saint Petersburg, 1999. p. 358-367.
YULINA, N.S. Philosophy for children: teaching the skills of reasonable thinking. Moscow: Canon + ROOI Rehabilitation, 2005. 463 p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista on line de Política e Gestão Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Revista on line de Política e Gestão Educacional. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial Científica.