Educação para crianças no contexto de formação da cultura russa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v25iesp.7.16148

Palavras-chave:

Educação para crianças, Revistas infantis, Ensino moral, Filosofia aplicada

Resumo

O artigo discute alguns detalhes da educação de crianças na Rússia no século XVIII. O autor examina os princípios pedagógicos da A. T. Bolotov e N. I. Novikov. O objetivo da visão de mundo de escrever "Educação infantil" como o primeiro livro para crianças na Rússia. Esclarecimento de objetivos educacionais práticos, como «compreender a fé» para a felicidade pessoal. São caracterizados os contextos biográficos de Bolotov, que o motivaram a escrever um livro no gênero do diálogo moralizante. Os objetivos de criação da primeira revista infantil "Leitura infantil" são determinados. A importância prática da revista no ensino e na educação da juventude russa é observada. O autor tenta reconstruir a principal linha didática da revista. Os materiais de pesquisa permitem caracterizar a influência de “Educação Infantil” e de “Leitura Infantil” na formação da cultura intelectual do século XIX.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARTEMIEVA T. V. A. T. Bolotov on the goals of cognition. International Journal of Cultural Research, v. 4, n. 13, p. 27-30. 2013.

ARTEMIEVA T. V.; MIKESHIN, M. I. The Passion of the Soul of Andrei Bolotov” in Children's Philosophy. Saint Petersburg: Petropolis, 2012. p. 5-32.

BABUSHKINA, A. P. History of Russian children's literature. Moscow: Uchpedgiz, 1948. 480 p.

BOLOTOV A. T. Notes of Andrey Timofeevich Bolotov 1737-1796. In 2 volumes, foreword. Tula: Prior. book publishing house, 1988. v. 2, 527 p.

BOLOTOV, A. T. “Autobiography”, Source. Documents of Russian history, v. 6 n. 60, p. 6-12, 2002.

BOLOTOV, A. T. Children's Education. Saint Petersburg: Petropolis, 2012. 854 p.

CHILDREN'S READING FOR THE HEART AND MIND. Moscow: University Printing House, 1785. v. I, III.

KARAMZIN, N. M. Letters from a Russian traveler. Leningrad: Nauka, 1987. 718 p.

LEPRINCE DE BEAUMONT, M. Le Magasin des enfants, ou Dialogues d'une sage gouvernante avec ses élèves. Paris, 1865. 382 p.

LIPMAN, M.; MATTHEW, G. В.; SHARP, A. Wondering at the World, Montclair: I.A.P.C., 500. 1983.

LIPMAN, М. Philosophy Goes to School. Philadelphia: Temple University Press, 1988. 250 p.

NEWLIN, TH. The Voice in the Garden: Andrei Bolotov and the Anxieties of Russian Pastoral. Evanston, Ill.: Northwestern University Press, 2001. 273 p.

PRIVALOVA, E. P. About the staff of the magazine Children's reading for the heart and mind. XVIII century. Institute of Russian Literature (Pushkin House). Saint Petersburg, 1964. v. 6, p. 258-268.

PRIVALOVA, E. P. Social problem on the pages of Novikov's magazine Children's reading for the heart and mind. XVIII century. Institute of Russian Literature (Pushkin House). Saint Petersburg, 1976. v. 11, p. 104–112.

RETYUNSKIKH, L. T. "School of Socrates": Philosophical games ten years later. Moscow: Institute of Psychology and Sociology, 2003. 205 p.

VESELOVA, A. YU. “On the benefits of reading books”. XVIII century. Collection 21. Saint Petersburg, 1999. p. 358-367.

YULINA, N.S. Philosophy for children: teaching the skills of reasonable thinking. Moscow: Canon + ROOI Rehabilitation, 2005. 463 p.

Publicado

31/12/2021

Como Citar

CHISTYAKOVA, E. Y.; NIFONTOVA, O. I.; LOGINOVA, N. V. Educação para crianças no contexto de formação da cultura russa. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 25, n. esp.7, p. 3914–3922, 2021. DOI: 10.22633/rpge.v25iesp.7.16148. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/16148. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos