Melhoria da qualidade da educação, abordagens e métodos para avaliação da qualidade dos serviços educacionais
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v25iesp.7.16167Palavras-chave:
Serviços educacionais, Educação, Organizações educacionais, EstudantesResumo
O artigo revela o aspecto teórico da formação de pré-requisitos para a melhoria da qualidade da educação, abordagens, métodos e critérios de avaliação da qualidade dos serviços educacionais. Na preparação do artigo foram utilizadas publicações científicas russas e estrangeiras, classificações internacionais de organizações educacionais. A análise da avaliação da qualidade dos serviços educacionais no exterior permitiu considerar sistematicamente o processo de reforma da esfera educacional, levando em consideração as necessidades da sociedade e as exigências das normas estaduais, identificando problemas metodológicos urgentes e formulando propostas que determinem o significado prático do estudo. O artigo destaca os padrões do desenvolvimento potencial dos alunos, aborda as questões de avaliação da qualidade dos serviços educacionais por meio do credenciamento estadual, auditoria, relatórios estatísticos e padronização da qualidade dos serviços educacionais. O artigo revela métodos para avaliar a qualidade dos serviços educacionais usados na Rússia e no exterior.
Downloads
Referências
ASANOVA, I. M.; SYRTSEV, A. N. Internal audit methodology. 2019. Available: https://akvobr.ru/metodika_vnutrennego_audita.html. Access: 10 Jan. 2021.
BABAKAEV, S. et al. New approaches to assessing consumer preferences. International Journal of Innovation, Creativity, and Change, v. 8, n. 10, p. 153-170, 2019.
BABAKAYEV, S. V. et al. The influence of personal characteristics on the formation of consumer preferences for goods and services. International Journal of Management and Business Research, v. 8, n. 1, p.108-119, 2018.
BAKAR, А. А. et al. Investigating Rationales of Malaysia Quality of Life and Wellbeing Components and Indicators. Procedia–Social and Behavioral Sciences, v. 222, p. 132-142. 2016.
CHARLES, V.; DIAZ, G. A Non-radial DEA Index for Peruvian Regional Competitiveness. Social Indicators Research, v. 2, n. 134, p. 747-770, 2017.
DRONDIN, A. L. Independent assessment of the quality of Russian higher education: What is the point and what can be improved. Vysshee Obrazovanie v Rossii, v. 29, n. 2, p. 41-49, 2020.
ESCOBAR-JIMENEZ, C.; DELGADO, A. Quality and Quality in Higher Education: A Theoretical Discussion in Ecuadorian Higher Education System. Revista de Docencia Universitaria, v. 17, n. 2, p. 159-175, 2019.
GRONROOS, C. A service quality model and its marketing implications. European Journal of Marketing, v. 4, n. 18, p. 36-44, 1991.
IVANOV, A. V. et al. Development of volitional qualities of adolescent in the pedagogy of consciousness. Eurasian Journal of Analytical Chemistry, v. 13, n. 1, 2018. DOI:10.29333/ejac/102252.
IVANOV, A. V. et al. Ethical concepts of pedagogy of consciousness as a foundation for the development of the school for the future. Astra Salvensis, v. 6, p.453-462, 2018.
IVANOV, A. V. et al. Pedagogical conditions for developing a sense of responsibility in adolescents and youth. International Journal of Civil Engineering and Technology, v. 9, n. 11, p. 1809-1821, 2018.
JAMES, А. Is Education Underfunded in Resource-Rich Economies? Evidence from a Panel of U.S. States. UAA, Department of Economics Working Papers, 2015.
KOVTUNETS, V.; LONDAR, S. Evaluation of higher education services cost. Economic Annals-XXI, v. 178, n. 7-8, p. 57-6, 2019.
KRECHETNIKOV, K. G.; SILISCHEVA, A. I. The education market in China Education and upbringing: methods and practice 2015. Available: https://cyberleninka.ru/article/n/rynok-obrazovaniya-v-kitae. Access: 10 Jan. 2021.
LIKERT, R. A. Technique for the Measurement of Attitudes. N.Y.: McGraw-Hill, 1932.
LUCAS, R. E. On the Mechanics of Economic Development. Journal of Monetary Economics, v. 1, n. 22, p. 3–42, 1988.
NATIONAL information center on the recognition of education and (or) qualifications, academic degrees, and titles obtained in a foreign state FSBI "Glavexpertcenter". Great Britain: Education systems by country.
NATIONAL INFORMATION CENTER. Finland: Education management system.
NENADAL, J. Comprehensive quality assessment of Czech higher education institutions. IJQSS, v. 7, n. 2/3, p. 138–151, 2015.
POLAT, S. The Expansion of Higher Education in Turkey: Access, Equality, and Regional Return to Education. Structural Change and Economic Dynamics. V. 43, p. 1–14. 2017.
RUPOVA, R. M. Development of the international market for educational services: socio-philosophical and marketing analysis. Social policy and sociology, v. 2, n. 135, p. 149–157, 2020.
SCHULTZ, TH. W. Investment in Human Capital. The American Economic Review, v. 1, n. 51, p. 1–17, 1961.
SEREGINA, V. Education in Brazil. 2012.
SERGEEVA, S. Y. Modern approaches and methods for assessing the quality of education. Young scientist, v. 37, n. 275, p. 162-165, 2019.
WALDMAN, I. A. Features of the organization of monitoring of educational achievements in the countries of the world: a national assessment of progress in education in the United States. Problems of modern education, n. 5, p. 13–34, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista on line de Política e Gestão Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Revista on line de Política e Gestão Educacional. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial Científica.