Currículo referência da rede estadual da educação de Goiás e políticas curriculares nacionais

Contexto histórico, desdobramentos e implicações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v26i00.16460

Palavras-chave:

Políticas educacionais, Diretrizes curriculares, Educação

Resumo

A partir de um estudo bibliográfico e documental, o intuito do artigo é compreender as implicações das Políticas Curriculares Nacionais da década de 1990 para a organização das Diretrizes Curriculares do Ensino Fundamental e Médio no Estado de Goiás, bem como os desdobramentos destas políticas até a implementação da Base Nacional Comum Curricular. Os resultados evidenciaram que, mesmo antes e após a implementação das Diretrizes Curriculares para os Ensinos Fundamental e Médio em Goiás, a classe hegemônica, detentora dos meios de produção, controla os caminhos da educação nacional, regida sob o ritmo do capital. Desse modo, contrapor-se às políticas hegemônicas, é continuar na luta política, social e educacional que vislumbre teorias pedagógicas e curriculares que garantam o acesso dos indivíduos aos conhecimentos historicamente desenvolvidos pela humanidade, superando a visão imediata e limitada da realidade.

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Biografia do Autor

Giselle Ferreira Alves Guimarães, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia – GO – Brasil

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação. Docente da Secretaria do Estado de Educação de Goiás (SEDUC).

Michele Silva Sacardo, Universidade Federal de Jataí (UFJ), Jataí – GO – Brasil

Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação. Doutorado em Educação (UFSCAR).

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Publicado

31/03/2022

Como Citar

GUIMARÃES, G. F. A.; SACARDO, M. S. Currículo referência da rede estadual da educação de Goiás e políticas curriculares nacionais: Contexto histórico, desdobramentos e implicações. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 26, n. 00, p. e022008, 2022. DOI: 10.22633/rpge.v26i00.16460. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/16460. Acesso em: 11 out. 2024.

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