A trajetória da educação e a criação das políticas educacionais de inclusão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v26i00.16471

Palavras-chave:

Políticas educacionais, Educação especial, Inclusão escolar

Resumo

A reflexão objetiva pensar como se constitui os direitos e condições estabelecidas pelos planos educacionais no que se refere aos estudantes com deficiência. Questão: como as políticas educacionais vem contribuindo para a promoção da inclusão dos sujeitos com deficiência no espaço escolar? Objetivos: analisar as políticas educacionais com enfoque à educação especial em uma perspectiva inclusiva; discutir à luz da legislação educacional limites e desafios que a inclusão escolar vem encontrando para se efetivar, avaliar até que ponto, as políticas educacionais implementadas a partir do século XXI, vem dando conta de promover à inclusão.  A opção metodológica foi pela pesquisa qualitativa. Referenciais utilizados foram, Brito (2018); Borges (2013); Correia (2006); Costa e Garcia (2020); Ferreira (2006); Mantoan (2011); Matos (2013); Skliar (2006), dentre outros.  Considerações, nos mostraram que ainda falta muito a ser feito para que à inclusão dos sujeitos com deficiência possa se efetivar no espaço escolar.

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Biografia do Autor

Gabriela Sanchez Benevides, Universidade Federal de Jataí (UFJ), Jataí – GO – Brasil

Acadêmica do Programa de Pós-graduação em Educação da UFJ.

Vanderlei Balbino da Costa, Universidade Federal de Jataí (UFJ), Jataí – GO – Brasil

Professor orientador do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFJ.

Referências

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Publicado

31/03/2022

Como Citar

BENEVIDES, G. S.; COSTA, V. B. da. A trajetória da educação e a criação das políticas educacionais de inclusão. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 26, n. 00, p. e022020, 2022. DOI: 10.22633/rpge.v26i00.16471. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/16471. Acesso em: 6 nov. 2024.

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