O papel do confucianismo na educação da dinastia Nguyen no Vietnã na primeira metade do século XIX

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v26iesp.1.16503

Palavras-chave:

Confucionismo, Educação moral, Educação acadêmica, Dinastia Nguyen, Sociedade

Resumo

A educação na dinastia Nguyen é uma expressão da função cultural geral da doutrina confucionista. O clássico dos três caracteres diz: "Jade que não foi polida não pode ser usada. A pessoa que não estudou não pode conhecer a justiça". Confúcio foi o primeiro educador particular na China antiga a abrir uma escola com o espírito de "ensinar incansavelmente", a fim de formar pessoas instruídas e pioneiras para estabelecer a ordem social e construir o modelo social ideal. Como resultado, o sistema educacional tem melhorado cada vez mais e os exames acadêmicos bastante rígidos têm selecionado com sucesso muitos talentos dignos de serem "a vitalidade da nação". Este artigo se concentra na discussão do papel do confucionismo na educação moral e na educação acadêmica, que tem significado teórico e prático no contexto atual e, portanto, precisa ser esclarecido nas novas condições históricas.

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Biografia do Autor

Pham Thi Lan, Industrial University of Ho Chi Minh City, Ho Chi Minh City – Vietnam

Ph.D, Faculty of political theory.

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Publicado

31/03/2022

Como Citar

THI LAN, P. O papel do confucianismo na educação da dinastia Nguyen no Vietnã na primeira metade do século XIX. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 26, n. esp.1, p. e022027, 2022. DOI: 10.22633/rpge.v26iesp.1.16503. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/16503. Acesso em: 5 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos