O papel do confucianismo na educação da dinastia Nguyen no Vietnã na primeira metade do século XIX

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v26iesp.1.16503

Palavras-chave:

Confucionismo, Educação moral, Educação acadêmica, Dinastia Nguyen, Sociedade

Resumo

A educação na dinastia Nguyen é uma expressão da função cultural geral da doutrina confucionista. O clássico dos três caracteres diz: "Jade que não foi polida não pode ser usada. A pessoa que não estudou não pode conhecer a justiça". Confúcio foi o primeiro educador particular na China antiga a abrir uma escola com o espírito de "ensinar incansavelmente", a fim de formar pessoas instruídas e pioneiras para estabelecer a ordem social e construir o modelo social ideal. Como resultado, o sistema educacional tem melhorado cada vez mais e os exames acadêmicos bastante rígidos têm selecionado com sucesso muitos talentos dignos de serem "a vitalidade da nação". Este artigo se concentra na discussão do papel do confucionismo na educação moral e na educação acadêmica, que tem significado teórico e prático no contexto atual e, portanto, precisa ser esclarecido nas novas condições históricas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pham Thi Lan, Industrial University of Ho Chi Minh City, Ho Chi Minh City – Vietnam

Ph.D, Faculty of political theory.

Referências

CUONG, N. T. The development of academic education and examination in feudal. Hanoi: Education Publishing House, 1991.

DOAN, P. D. Some issues of Vietnamese Confucianism. Hanoi: National Politics – Truth Publishing House, 1998.

GIAU, T. V. Philosophy and Ideology. Ho Chi Minh City Publishing House, 1998.

INSTITUTE OF PHILOSOPHY. Vietnamese Thoughts in the 19th century. Extractions (internally circulated). 1972.

LAN, L. T. Nguyen Du's conception of life and human's fate. Journal of Philosophy, v. 9, 2007.

LE, P. H. A partial approach to Vietnamese history and culture. World Publishing House, 2012.

LIEN, N. S. Complete Annals of Dai Viet. Hanoi: Social Sciences Publishing House, 2001. v. 2.

MEMORANDUM OF SCIENTIFIC CONFERENCE. Vietnamese culture in the Nguyen dynasty. Hue: Hue University, 2000.

NATIONAL HISTORICAL BUREAU OF NGUYEN DYNASTY. Veritable Records of the Great South: Principal Records. Institute of History, 1962. v. 4.

NATIONAL HISTORICAL BUREAU OF NGUYEN DYNASTY. Veritable Records of the Great South: Principal Records. Hanoi: History Publishing House, 1963. v. 3.

NATIONAL HISTORICAL BUREAU OF NGUYEN DYNASTY. Veritable Records of the Great South: Principal Records. Hanoi: Science Publishing House, 1964. v. 8.

NATIONAL HISTORICAL BUREAU OF NGUYEN DYNASTY. Veritable Records of the Great South: Principal Records. Hanoi: Institute of History, Education Publishing House, 2007. v. 2.

NATIONAL HISTORICAL BUREAU OF NGUYEN DYNASTY. Principal Policies of Minh Menh Reign. Hue: Thuan Hoa Publishing House, 2010.

QUYNH, T. H. General Outline of Vietnamese History. Hanoi: Education Publishing House, 1998. v. 1.

TINH, N. V. Confucian Education and Examination. Hanoi: Education Publishing House, 1997.

TUONG, N. M. Cao ba quat: the well-known scholar of thang long. Hanoi: People's Army Publishing House, 2010.

Publicado

31/03/2022

Como Citar

THI LAN, P. O papel do confucianismo na educação da dinastia Nguyen no Vietnã na primeira metade do século XIX. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 26, n. esp.1, p. e022027, 2022. DOI: 10.22633/rpge.v26iesp.1.16503. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/16503. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos