A digitalização como um novo paradigma educacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v26iesp.2.16558

Palavras-chave:

Sociedade pós-industrial, Educação

Resumo

O rápido desenvolvimento das tecnologias digitais e de comunicação na segunda década do século XXI teve um impacto significativo em todas as esferas da vida humana e acelerou a transição para uma sociedade pós-industrial. A informação tornou-se mais acessível do que nunca, além disso, quem tem um gadget com acesso à Internet torna-se um produtor de conteúdo ativo. Neste artigo, os autores analisam cinco grandes tendências que surgiram na educação em nível global e individual neste período. Essas tendências influenciam significativamente os métodos e abordagens tradicionais. Segundo os autores, eles podem ser um indicador da mudança para um novo paradigma na educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pavel Arkadievich Cheremisin, Foundation for Development and Support of the Valdai Discussion Club, Moscow – Russia

Editor-in-Chief.

Anna Aleksandrovna Davydova, Russian State Social University (RSSU), Moscow – Russia

Associate professor.

Elena Anatolyevna Meleshkina, Russian State Social University (RSSU), Moscow – Russia

Associate professor.

Oksana Sergeevna Goltseva, K.G. Razumovsky Moscow State University of Technologies and Management (First Cossack University), Moscow – Russia

Associate professor.

Anna Valeryevna Zhilina, Moscow Pedagogical State University (MPGU), Moscow – Russia

Associate professor.

Referências

ANUFRIEV, E. A. et al. Inclusive Distance Education of Children with Disabilities of Different Types. Journal of Pharmaceutical Sciences and Research, v. 4, p. 863, 2018.

GRINSHKUN, V. Personalization of the development of schoolchildren as a significant direction of digitalization of general education. 7 May 2020. Available: https://rffi.1sept.ru/article/6. Access: 15 July 2021.

KUZNETSOVA, E. O. et al. Change of postmodern paradigm in cultural studies and socio-cultural practice. Rupkatha Journal on Interdisciplinary Studies in Humanities, v. 12, n. 1, p. 17, 2020.

MELESHKINA, E. A.; SLUTSKAYA, I. I. Problemy razvitiya dukhovno-nravstvennogo potentsiala sovremennoy molodezhi [Problems of developing the spiritual and moral potential of today's youth]. Scientific Notes of the Russian State Social University, v. 19, n. 2(155), p. 138-145, 2020.

NEWMAN, D. Top 5 digital transformation trends in education. Aug. 1, 2019. Available: https://www.forbes.com/sites/danielnewman/2019/08/01/top-5-digital-transformation-trends-in-education-for-2020/?sh=441944c75739. Access: 15 July 2021.

RBC. Magic glasses: the challenges and benefits of VR learning at school. Mar. 31, 2020. Available: https://trends.rbc.ru/trends/education/5d8df78d9a7947725033da5a. Access: 15 July 2021.

RIA NEWS. Named the leader in audience among Russian TV channels in 2020. 25 Dec. 2020. Available: https://ria.ru/20201225/telekanaly-1590857702.html. Accessed: 15 July 2021.

STATISTA. Worldwide digital population as of January 2021. Sep. 10, 2021. Available in: https://www.statista.com/statistics/617136/digital-population-worldwide/. Accessed: Jul. 15, 2021.

UNESCO. Mobile learning. 2021. Available: https://en.unesco.org/themes/ict-education/mobile-learning. Access: 15 July 2021.

Publicado

31/03/2022

Como Citar

CHEREMISIN, P. A.; DAVYDOVA, A. A.; MELESHKINA, E. A.; GOLTSEVA, O. S.; ZHILINA, A. V. A digitalização como um novo paradigma educacional. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 26, n. esp.2, p. e022060, 2022. DOI: 10.22633/rpge.v26iesp.2.16558. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/16558. Acesso em: 27 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.