Tecnologias de excelência pedagógica sob as condições da realidade digital
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v26iesp.2.16574Palavras-chave:
Efetividade docente, Espaço educacional, Riscos e desafios do tempo, Conhecimento e informaçãoResumo
O objeto do estudo é a excelência pedagógica como “a capacidade do professor de envolver os alunos em atividades de aprendizagem colaborativa para alcançar resultados planejados de desenvolvimento, educação e aprendizagem” diante de novos desafios e riscos. O estudo visa formular requisitos substanciais para a excelência pedagógica nas condições de formação de um novo ambiente educacional. Em um mundo em mudança, a excelência pedagógica envolve uma combinação de uma série de técnicas e tecnologias que contribuem para a formação de uma nova imagem do líder criativo do processo pedagógico, que combina tanto o professor clássico, um metodólogo, um palestrante, um gestor, e um organizador de tempo e espaço do continuum educacional em torno do aluno, que está ativamente envolvido no processo de receber e adquirir ativamente o conhecimento.
Downloads
Referências
ANDROSHCHUK, I.; ANDROSHCHUK, I. Factors in developing pedagogical excellence in future teachers. Professional Pedagogics, v. 2, n. 21, pp. 29-34, 2020. DOI: https://doi.org/10.32835/2707-3092.2020.21.29-34
BAGRAMYAN, E.; SAKHARCHUK, E.; VOLYA, E. Pedagogical excellence in the focus of research at Russian universities. SHS Web of Conferences, EDP Sciences, v. 87, 2020.
BETILMERZAEVA, M. M. Riski i vyzovy dukhovnoi bezopasnosti v epokhu tsifrovoi realnosti [Risks and challenges of moral security in the era of digital reality]. In: ANNUAL INTERNATIONAL CORRESPONDENCE SCIENTIFIC AND PRACTICAL CONFERENCE, 2020. Proceedings […]. 2020. v. 1, p. 55-63. Theme: Private Educational Institution of Higher Education “Academy IIUEPS”.
KURPATOV, A. Transformatsiia cheloveka v tsifrovuiu epokhu [Transformation fo man in the digital age]. YouTube, 2020. Available: https://www.youtube.com/watch?v=4AsP4VjoR44. Access: 10 May 2021.
KUZMINSKYY, A. On the development of pedagogical excellence: prerequisites and preconditions. American Journal of Educational Research, v. 1, n. 11, pp. 456-463, 2013.
MAKARENKO, A. S. Metodika vospitatelnoi raboty: Izbrannye trudy [Methods of educational work: Selected works]. Moscow, 2018.
MARDAKHAEV, L. V. Pedagogicheskoe masterstvo sotsialnogo pedagoga, ego sushchnost i soderzhanie [Pedagogical skill of a social pedagogue, its essence and content]. CITISE, n. 2, p. 58-70, 2020.
MIRONOV, V. V. Transformatsiia cheloveka v globalnom mire tsifrovoi kultury [Transformation of man in the global world of digital culture]. 2020. Available: https://expert.msu.ru/transform. Access: 10 May 2021.
SCHLEICHER, A. The economics of knowledge: why education is key for europe's success. Policy brief. The Lisbon Council, 2006. Available: https://vo.hse.ru/data/2010/12/31/1208183650/p28.pdf. Access: 10 May 2021.
SUKHOMLINSKII, V. A. Sto sovetov uchiteliu [One hundred tips for the teacher]. Udmurtia, 1981.
TOFFLER, A. Metamorfozy vlasti [Metamorphosis of Power]. Moscow: “AST Publishers” LLC, 2003.
USHINSKII, K. D. Chelovek kak premed vospitaniia: Opyt pedagogicheskoi antropologii [Individual as the object of upbringing: The experience of pedagogical antropology]. Moscow: Akademiya, 1950.
ZIASIUN, І. A. Pedagogіchna maisternіst [Pedagogical excellence]. Kyiv: Vishcha shkola, 1997.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista on line de Política e Gestão Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Revista on line de Política e Gestão Educacional. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial Científica.