A percepção pelos jovens professores da imagem de um jovem professor

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v26iesp.2.16588

Palavras-chave:

Jovens professores, Papel na educação, Alunos, Ambiente profissional

Resumo

Na análise da percepção da imagem de um jovem professor são utilizadas a teoria do posicionamento, a teoria da pedagogia e a teoria da liderança, a teoria da inovação em educação, a teoria da percepção. Como parte do estudo, foi realizada uma pesquisa de opinião pública entre jovens professores russos, no total de 1.200 entrevistados. Como resultado, revelou-se a percepção de um jovem professor, o papel de um jovem professor na formação dos alunos, a adaptação de um jovem professor a um novo ambiente, a influência das tecnologias digitais no processo de ensino de um jovem professor. No decorrer do estudo, os pesquisadores identificaram competências que, em sua opinião, são necessárias para um jovem professor, tais como: a capacidade de organizar o processo de aprendizagem, a capacidade de lidar adequadamente com as crianças, a capacidade de autodesenvolvimento, a capacidade de trabalhar no modo multitarefa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marina Prokudina, Moscow state University of technologies and management named after K. G. Razumovsky (First Cossack University), Moscow – Russia

Senior Lecturer.

Natalia Goriunova, Moscow state University of technologies and management named after K. G. Razumovsky (First Cossack University), Moscow – Russia

Graduate Student.

Galina Pinkovskaya, Peoples’ Friendship University of Russia (RUDN University), Moscow – Russia

Associate Professor.

Liliya Dukhovnaya, Russian State University of Tourism and Service, Moscow – Russia

Associate Professor.

Sergey Makushkin, Russian State Social University, Moscow – Russia

Associate Professor.

Referências

ALLPORT, F. Phenomena of perception. Psychology of sensations and perception. Moscow: CheRo, 1999.

BALDACCHINO, D. R. Teaching on the spiritual dimension in care to undergraduate nursing students: The content and teaching methods. Nurse Education Today, v. 28, n. 5, p. 550-562, 2008.

BORGATTA, E. F.; BALES, R. F.; COUCH, A. S. Some findings relevant to a great man theory of leadership. American Sociological Review, v. 19, n. 6, p. 755-759, 1954.

BRETTLE, A.; RAYNOR, M. Developing information literacy skills in pre-registration nurses: An experimental study of teaching methods. Nurse Education Today, v. 33, n. 2, p. 103-109, 2013.

DANILOVA, M.A.; BOLDYREVA, N.I. (Eds.). Problems of methodology, pedagogy and methods of research. Moscow: Pedagogika, 1971. 349 p.

FEDERAL Service for Supervision of Education and Science [Rosobrnadzor]. Report on the results of an int. study of the teaching staff TALIS – 2018. 2019. Available in: https://fioco.ru/Media/Default/Documents/TALIS/%D0%9D%D0%B0%D1%86%D0%B8%D0%BE%D0%BD%D0%B0%D0%BB%D1%8C%D0%BD%D1%8B%D0%B9%20%D0%BE%D1%82%D1%87%D0%B5%D1%82%20TALIS-2018.pdf. Access: 10 May 2021.

KAGE, M.; UEBUCUI, H.; OIE, M. Effects of teachers' beliefs related to teaching methods in classroom teaching and children's attitudes: In relation with teachers' orientation toward autonomy. Japanese Journal of Educational Psychology, v. 45, n. 2, p. 192-202, 1997.

KOVALEVA, G. S.; DENISHCHEVA, L. O.; SHEVELEVA, N. V. Pedagogical universities give high quality mathematical education, but their graduates do not rush to school (according to TEDS). Voprosy obrazovaniya [Educational Issues], v. 4, p. 124–147, 2011.

KROEV, E. (Ed.). Issues of adaptation and professional development of young teachers: A collection of scientific and practical materials. Moscow: Pero, 2011. 260 p.

MOGHAVVEMI, S. et al. Social media as a complementary learning tool for teaching and learning: The case of youtube. The International Journal of Management Education, v. 16, n. 1, p. 37-42, 2018.

MOHAMED, R.; GHAZALI, M.; SAMSUDIN, M. A. A systematic review on mathematical language learning using PRISMA in Scopus database. Eurasia Journal of Mathematics, Science and Technology Education, v. 16, n. 8, em1868, 2020.

MONTESSORI, M. Children's home. Method of scientific pedagogy. Moscow: Zadruga, 1913. 339 p.

PUBLIC Opinion Foundation. Schoolteacher. On school education and the role of the teacher. Oct. 5, 2017. Available in: https://fom.ru/Nauka-i-obrazovanie/13786. Access: 10 May 2021.

SERGEEVA, M. G. et al. Development of teachers' cross-cultural literacy in the system of further vocational education. Religación. Revista de Ciencias Sociales y Humanidades, v. 4, n. 13, p.249-254, 2019.

STONE, M.; DAVIS, D.; BOND, E. Direct hit: Factors of direct marketing success factors. Meganewton: Amalfi, 1998.

SULLIVAN, M. E. et al. Assessing the teaching of procedural skills: can cognitive task analysis add to our traditional teaching methods? The American Journal of Surgery, v. 195, n. 1, p. 20-23, 2008.

Publicado

31/03/2022

Como Citar

PROKUDINA, M.; GORIUNOVA, N.; PINKOVSKAYA, G.; DUKHOVNAYA, L.; MAKUSHKIN, S. A percepção pelos jovens professores da imagem de um jovem professor. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 26, n. esp.2, p. e022073, 2022. DOI: 10.22633/rpge.v26iesp.2.16588. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/16588. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.