Interdisciplinaridade e decolonialidade em diferentes tempos e espaços

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v26iesp.4.17125

Palavras-chave:

Decolinialidade, Avaliação, Interdisciplinaridade

Resumo

Apresenta uma discussão sobre interdisciplinaridade e decolonialidade avaliativa e seus contextos, suas características e registros de produção de conhecimentos interdisciplinares nos documentos teóricos, que indiquem o esclarecimento desse termo nas propostas pedagógicas do ensino. O propósito é refletir sobre decololinialidade, avaliação e novas práticas docentes, buscando o significado da interdisciplinaridade como ação educativa e metodológica na educação básica. A pesquisa foi desenvolvida por levantamento bibliográfico em artigos e livros; bem como a partir junto a relatos de colegas do Posensino. Os aportes teóricos e as análises possibilitaram cogitações sobre a importância desta temática na educação, para que a interdisciplinaridade possa ocorrer. Faz-se necessário romper as barreiras invisíveis presentes em muitas disciplinas, dificuldades no acesso do saber compartilhado. A ação interdisciplinar é um caminho para o aperfeiçoamento de diferentes áreas de conhecimento, assim como as possíveis narrativas que serão construídas mediante diálogos acadêmicos que esse texto venha suscitar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Artevaldo da Silva Ramalho, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Mossoró – RN – Brasil

Mestrando em Ensino.

Higo Thayrone da Silva Costa, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Mossoró – RN – Brasil

Mestrando em Ensino.

Josélia Carvalho de Araújo, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Mossoró – RN – Brasil

Professora do Departamento de Geografia. Doutorado em Programa de Pós-graduação em Geografia (UFRN).

Referências

FARIA, J. H. Desenvolvimento Socioeconômico e Interdisciplinaridade. RDSD, v. 1, n. 1, p. 5-36, 2015. Disponível em: https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/RDSD/article/view/1827/1801. Acesso em: 10 abr. 2021.

FAZENDA, I. A. Interdisciplinaridade: Um projeto em parceria. 5. ed. São Paulo: Loyola, 2002.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 49. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2014.

LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.

LUCK, H. Pedagogia interdisciplinar: Fundamentos teórico-metodológicos. 14. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2007.

MONASTA, A. Antônio Gramsci. Recife: Joaquim Nabuco, 2010.

OLIVEIRA, N. A. S. Ensino de história e interdisciplinaridade. In: SILVA, C. B.; ZAMBONI, E. (org.). Ensino de história, memória e cultura. Curitiba, PR: CRV, 2013.

Publicado

01/09/2022

Como Citar

RAMALHO, A. da S.; COSTA, H. T. da S.; ARAÚJO, J. C. de. Interdisciplinaridade e decolonialidade em diferentes tempos e espaços. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 26, n. esp.4, p. e022111, 2022. DOI: 10.22633/rpge.v26iesp.4.17125. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/17125. Acesso em: 25 abr. 2024.