Interdisciplinaridade e decolonialidade em diferentes tempos e espaços

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v26iesp.4.17125

Palavras-chave:

Decolinialidade, Avaliação, Interdisciplinaridade

Resumo

Apresenta uma discussão sobre interdisciplinaridade e decolonialidade avaliativa e seus contextos, suas características e registros de produção de conhecimentos interdisciplinares nos documentos teóricos, que indiquem o esclarecimento desse termo nas propostas pedagógicas do ensino. O propósito é refletir sobre decololinialidade, avaliação e novas práticas docentes, buscando o significado da interdisciplinaridade como ação educativa e metodológica na educação básica. A pesquisa foi desenvolvida por levantamento bibliográfico em artigos e livros; bem como a partir junto a relatos de colegas do Posensino. Os aportes teóricos e as análises possibilitaram cogitações sobre a importância desta temática na educação, para que a interdisciplinaridade possa ocorrer. Faz-se necessário romper as barreiras invisíveis presentes em muitas disciplinas, dificuldades no acesso do saber compartilhado. A ação interdisciplinar é um caminho para o aperfeiçoamento de diferentes áreas de conhecimento, assim como as possíveis narrativas que serão construídas mediante diálogos acadêmicos que esse texto venha suscitar.

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Biografia do Autor

Artevaldo da Silva Ramalho, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Mossoró – RN – Brasil

Mestrando em Ensino.

Higo Thayrone da Silva Costa, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Mossoró – RN – Brasil

Mestrando em Ensino.

Josélia Carvalho de Araújo, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Mossoró – RN – Brasil

Professora do Departamento de Geografia. Doutorado em Programa de Pós-graduação em Geografia (UFRN).

Referências

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Publicado

01/09/2022

Como Citar

RAMALHO, A. da S.; COSTA, H. T. da S.; ARAÚJO, J. C. de. Interdisciplinaridade e decolonialidade em diferentes tempos e espaços. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 26, n. esp.4, p. e022111, 2022. DOI: 10.22633/rpge.v26iesp.4.17125. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/17125. Acesso em: 20 maio. 2024.