Educação e política em pagãs de Kryasheny

Estudo de caso da velha vila de Tyaberdino, república de Tartaristão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v26i00.17364

Palavras-chave:

Características educacionais, Cultura, População kryashen, Política

Resumo

Dados os materiais da expedição recebidos pelos autores em 2014, o artigo revela as características educacionais, políticas, culturais e psicológicas do subgrupo de pagãos Kryashen na aldeia da velha Tyaberdino, na República do Tartaristão. O objetivo do artigo é estudar as características políticas e etnoculturais dos pagãos Kryashen. Os métodos gerais de pesquisa histórica, incluindo cultural-antropológica, histórico-comparativa, descritiva e o processo de análise complexa são considerados para atender ao objetivo do estudo. O artigo demonstra como o paganismo e o cristianismo estão intimamente ligados no calendário Kryashen, nas tradições festivas e cotidianas, nas crenças populares, na educação, na política e nos costumes. Os materiais deste artigo podem ser úteis para etnólogos, antropólogos sociais e culturais, historiadores, políticos, museólogos e culturologistas e qualquer pessoa interessada neste tópico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatyana Alekseevna Titova, Kazan Federal University

Doutora em Ciências Históricas, Professora Departamento de História, Arqueologia e Etnologia do Tartaristão, Instituto de Relações Internacionais.

Kseniya Jurievna Khusnutdinova, Kazan Federal University

Estudante de pós-graduação Departamento de História, Arqueologia e Etnologia do Tartaristão, Instituto de Relações Internacionais.

Elena Valeryevna Frolova, Kazan Federal University

Professora adjunto Departamento de História, Arqueologia e Etnologia do Tartaristão, Instituto de Relações Internacionais.

Elena Gennadyevna Gushchina, Kazan Federal University

Professora Departamento de História, Arqueologia e Etnologia do Tartaristão, Instituto de Relações Internacionais.

Referências

ANICHKOV, E. V. Paganism and Ancient Rus. Moscow: Academic project. 2009.

BARTH, F. Analysis of Culture in Complex Societies? Ethnos, [S. l.], v. 4, p. 120-142, 1989.

ISKHAKOV, D. M. Molkeevsky Kryashens. Kazan: [s. n.], 1993.

KHUSNUTDINOVA, K.Y.; TITOVA, T.A.; FROLOVA, E. Festive Culture of Kryashens. Tarih kultur ve sanat arastirmalari dergisi-journal of history culture and art research, [S. l.], v. 6, n. 5, p. 81-89, 2017.

MAKAROV, G. M. Who saves disappearing values, or the prospects for the development of the traditional culture of the Kryashens. Tatar Territories, Kazan, n. 43, 2001.

MUKHAMETGALIEV, F.; SITDIKOVA, L.; KHISMATULLIN, M.; ASADULLIN, N.; MIKHAILOVA, L. Prospects of agricultural business in the Republic of Tatarstan. BIO Web of Conferences, [S. l.], v. 17, p. 00083, 2020.

SETIAWAN, R.; PERTIWI, G. P.; FAIZAH, S. I. N. Ethnocultural Problems and Policies in The Republic of Tatarstan, Russia. Jurnal Socius: Journal of Sociology Research and Education, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 67-76, 2020.

TITOVA, T. Ethnic identity and ethno-cultural needs of the modern Russian rural population of Tatarstan (based on ethno-sociological research). Man in India, [S. l.], v. 97, n. 9, p. 1-7, 2016.

TITOVA, T.; FROLOVA, E.; GUSHCHINA, E., BLAGOVESHCHENSKAYA, A. Confessional groups in the Republic of Tatarstan: identity and features of its design. Codrul Cosminului, [S. l.], v. 25, n. 1, p. 87-95, 2019.

TITOVA, T. A.; FROLOVA, E. V.; KHUSNUTDINOVA, K. Yu. Transformation of the Kryashen holiday Pitrau", Kazan: Kazguki Bulletin, [S. l.], v. 3, 2017.

VOROBIEV, N. I. Kryashens and Tatars (materials on the comparative characteristics of everyday life). Labor and Economy, [S. l.], Kazan, n. 5, 1929.

VOVINA, O. Islam and the creation of sacred space: The Mishar Tatars in Chuvashia. Religion, State & Society, [S. l.], v. 34, n. 3, p. 255-269, 2006.

Publicado

30/11/2022

Como Citar

TITOVA, T. A.; KHUSNUTDINOVA, K. J.; FROLOVA, E. V.; GUSHCHINA, E. G. Educação e política em pagãs de Kryasheny: Estudo de caso da velha vila de Tyaberdino, república de Tartaristão. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 26, n. 00, p. e022174, 2022. DOI: 10.22633/rpge.v26i00.17364. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/17364. Acesso em: 9 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos