Educação de alfabetização em saúde em alunos sedentários

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v26i00.17365

Palavras-chave:

Educação, Exercício, Alfabetização em saúde, Sedentário

Resumo

O objetivo deste estudo é examinar a educação para a alfabetização em saúde em alunos sedentários. Este estudo quase experimental foi um pré-teste e pós-teste com um grupo de controle. 22 estudantes sedentários com grau hepático superior a 1 foram selecionados propositalmente e divididos aleatoriamente em grupos de intervenção (n = 11) e controle (n = 11). Os sujeitos do grupo de intervenção participaram do protocolo de treinamento físico por 8 semanas, juntamente com o programa de treinamento de alfabetização em saúde, o grupo controle não teve nenhuma intervenção. Os dados foram coletados por meio de ultrassonografia hepática, coleta de sangue e mensuração do índice de massa corporal antes e após a intervenção e analisados por meio do teste ANCOVA e do software SPSS 20. Este estudo mostra que a realização de duas intervenções de exercícios e alfabetização em saúde simultaneamente é eficaz para melhorar o conteúdo de gordura do fígado e o índice de massa corporal de alunos sedentários e previne o desenvolvimento de fígado gorduroso avançado.

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Biografia do Autor

Nahid Talebi, Shahed University

Professor Auxiliar, Departamento de Educação Física e Ciências do Esporte, Faculdade de humanidades.

Ali Reza Taheri, Shahed University

Mestrado em Fisiologia do Esporte, Departamento de Educação Física e Ciências do Esporte Faculdade de Humanidades.

Maryam Nik Shenas, Shahed University

Mestrado em Fisiologia do Esporte, Departamento de Educação Física e Ciências do Esporte, Faculdade de Humanidades.

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Publicado

30/11/2022

Como Citar

TALEBI, N.; TAHERI, A. R.; SHENAS, M. N. Educação de alfabetização em saúde em alunos sedentários. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 26, n. 00, p. e022175, 2022. DOI: 10.22633/rpge.v26i00.17365. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/17365. Acesso em: 15 jun. 2024.

Edição

Seção

Artigos