A implementação dos princípios de aprendizagem comportamental no treinamento de santri de habilidades de falar em público através das atividades de muhadharah em PP banin Banat Al-Mubtadien Kediri
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v26i00.17730Palavras-chave:
Teoria comportamental da aprendizagem, Falar em público, EducaçãoResumo
O objetivo deste estudo foi a implementação dos princípios de aprendizagem comportamental no treinamento de santri de habilidades de falar em público por meio das atividades de muhadharah no PP Banin-Banat Al-Mubtadien Kediri. Esta pesquisa é uma pesquisa qualitativa descritiva usando métodos de entrevista, observação e documentação. Este estudo usa uma técnica de amostragem intencional para obter dados aprofundados suficientes sobre o foco do estudo. A técnica de análise de dados utilizada foi a triangulação das três técnicas de pesquisa utilizadas. Os resultados deste estudo indicam a aplicação dos princípios comportamentais de aprendizagem na prática de habilidades de falar em público dos alunos por meio de atividades muhadharah no PP Banin-Banat Al-Mubtadien Kediri, o que pode ser visto em cada processo onde a preparação, implementação e avaliação usam diferentes princípios de aprendizagem para cada processo.
Downloads
Referências
ADHA, K. Panduan Mudah Public Speaking. Yogyakarta: Komunika, 2016.
ARIKUNTO, S. Prosedur Penelitian Suatu Pendekatan Praktik. Jakarta: Rineka Cipta, 2006.
BAHAR, P. Seni Membawakan Pidato dan MC. Yogyakarta: Chivita Books, 2016.
HASAN, N. Pendekatan Behavior terhadap Efikasi Diri. Repository IAI Ibrahimy Situbondo, v. 1, 2016.
LAELA, F. S. Pelaksanaan Pendidikan Muhadharah Sebagai Upaya Meningkatkan Percaya Diri Siswa (Studi Kasus di SMP Al-Islam Kartasura Tahun Pelajaran 2010/2011). 2010.
LUCAS, E. S. The Art of Public Speaking.10 ed. Mc-Graw-Hill, 2008.
MAGHFIROH, E. Pola Behaviour Reward dan Punishment (Melalui Format Klasikal Pesantren Untuk Mengurangi Perilaku Agresif Santri). Dakwatuna: Jurnal Dakwah dan Komunikasi Islam, v. 6, n. 1, Feb. 2020.
MUHAIMIN, M. A. et al. Paradigma Pendidikan Islam: Upaya Mengefektifkan Pendidikan Agama Islam di Sekolah, Cet. II. Bandung: Remaja Rosda Karya, 2002.
MUNAWWIR, A. W. Kamus Al-Munawwir. Yogyakarta: Pondok Pesantren Al-Munawwir, 1990.
NAHAR, N. I. Penerapan Teori balajar Behavioristik Dalam Proses Pembelajaran. Nusantara (Jurnal Ilmu Pengetahuan Sosial), v. 1, n. 1, p. 64-74, 2016.
O’DONOHUE, W.; KITCHENER, R. Hand Book of Behaviorism. Academic Press, 1999.
OKTARISKA, B. T.; SUSILANINGSIH, A. J. E. Studi Kasus Penerapan Teori Belajar Behavioristik Dalam Menumbuhkembangkan Perilaku Peduli Hidup SIswa Di SMKN 6 Malang. Jurnal Kajian Teknologi Pendidikan, v. 1, n. 2, p. 2615-8787, 2018.
OKTAVIANTI, R.; RUSDI, F. Belajar Public Speaking Sebagai Komunikasi yang Efektif. Jurnal Bakti Masyarakat, v. 2, n. 1, 2019.
PUSPITA, R. Y. Cara Praktis Belajar Pidato MC & Penyiar Radio. Yogyakarta: Komunika, 2017.
RISKA OKTARI, F. Strategi Pelatihan Muhadharah Terhadap Kemampuan Berpidato Santri Pondok Pesantren Darul Falah Teluk Betung Bandar Lampung. Repository UIN Raden Intan Lampung. 2017.
RUSLI, R. K.; KHOLIK, M. A. Teori belajar dalam psikologi pendidikan. Jurnal Sosial Humaniora, v. 4, n. 2, 20874928, 2013.
RUSULI, I. Refleksi Teori Belajar Behavioristik Dalam Prespektif Islam. Jurnal Pencerahan, v. 8, n. 1, 16937775, 2014.
SANYATA, S. Teori dan Aplikasi Pendekatan Behavioristik Dalam Konseling. Jurnal Paradigma, v. 14, n. VII, 2012.
SETIAWAN, E. Strategi Muhadharah Sebagai Metode Pelatihan Dakwah bagi Kader Da`I Di Pesantren Daarul Fikri Malang. Jurnal Penelitian STAIN Jember, v. 14, n. 2, 2015.
SIREGAR, E.; NARA, H. Teori Belajar dan Pembelajaran. Bogor: Ghalia Indonesia, 2011.
SUYONO, D. H. Belajar dan Pembelajaran. Bandung: PT. Remaja Rosdakarya, 2011.
SURUR, M. Peningkatan Kemampuan Khatabah (Public Speaking Skill) Santri Ma’had Darul Hikmah IAIN Kediri. IJAZARABI. Journal of Arabic Learning, v. 1, n. 2, Oct. 2018.
SURYABRATA, S. Psikologi Pendidikan. Jakarta: Rajawali Pers. Cet. 5, 1990.
SYAH, M. Psikologi Belajar. Jakarta: PT. RajaGrafindo Persada. Cet.3, 2014.
THOBRONI, M. Belajar & Pembelajaran: Teori dan Praktik. Yogyakarta. AR-RUZZ Media, 2017.
ZAMZAMI, M. R. Penerapan Reward and Punishment Dalam Teori Belajar Behaviorisme. TA`LIMUNA, v. 4, n. 1, 2015.
ZAHFA, D. B. A. Pengaruh muhadharah terhadap keterampilan. Berbicara Bahasa Indonesia, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista on line de Política e Gestão Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Revista on line de Política e Gestão Educacional. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial Científica.