O conceito de política pública e política educacional

Debates além da legislação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v27i00.18141

Palavras-chave:

Políticas públicas, Políticas educacionais, Estado

Resumo

Este artigo propõe realizar uma breve reflexão sobre a noção da implementação de políticas públicas, traçando um paralelo entre os meios pelos quais elas são estabelecidas como instrumento de organização da estrutura pública e seus desdobramentos que acabam influenciando a sociedade e sua organização. Foram utilizados Frey (2000), Sarmento (2012), Lascoumes e Galès (2012) e Mainardes, Ferreira e Tello (2011) para fundamentar a discussão. Trata-se, portanto, de um estudo bibliográfico de caráter qualitativo. Assim, o presente estudo buscou evidenciar que a política pública e a política educacional são instrumentos do Estado que devem contribuir para a sociedade, qualificando as práticas de órgãos públicos e tornando-os mais acessíveis.

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Biografia do Autor

Celso Francisco do Ó, Universidade Estadual Paulista

Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar.

Caio Vinicius dos Santos, Universidade Estadual Paulista

Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar.

Carla Cristina Biazi Lorenzi, Universidade Estadual Paulista

Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar.

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Publicado

28/12/2023

Como Citar

Ó, C. F. do; SANTOS, C. V. dos; LORENZI, C. C. B. O conceito de política pública e política educacional: Debates além da legislação. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 27, n. 00, p. e023071, 2023. DOI: 10.22633/rpge.v27i00.18141. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/18141. Acesso em: 27 abr. 2024.

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