Revisitando as práticas educativas tradicionais na era da digitalização

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v27i00.18527

Palavras-chave:

Pedagogia, Covid-19, Digitalização da educação, Pensamento crítico, Educação moderna

Resumo

Durante o período de bloqueio tanto estudantes como professores experimentaram a imersão total no ambiente digital, o que permitiu atualizar os chamados lados "escuros" da organização do processo educativo; essas metamorfoses, às quais os papéis tradicionais de um estudante e de um professor estão expostos atualmente. As realidades pós-pandêmicas da educação dentro do contorno da teoria ecológica obscura de Timothy Morton são consideradas no presente artigo. Os autores fazem uso de um conceito de "hiperobjeto" enquanto estudam a introdução da digitalização no campo da educação, submetendo-se a extrapolar a ótica de Morton para a compreensão das práticas educativas, mediadas pelo ambiente digital. O estudo demonstra que a absorção das práticas educativas tradicionais se revela um discurso limitado, onde a componente tecnológica da digitalização está a ser meramente atualizada e a essência do processo educativo é, simultaneamente, desacreditada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Evgeniya Nikolaeva , Kazan (Volga region) Federal University

Professor no Instituto de Ciências Sociais, Filosofia e Comunicação de Massas.

Polina Kotliar , Kazan (Volga region) Federal University

Professor no Instituto de Ciências Sociais, Filosofia e Comunicação de Massas.

Mikhail Nikolaev , Kazan (Volga region) Federal University

Professor no Instituto de Ciências Sociais, Filosofia e Comunicação de Massas.

Referências

AUDRAS, D. et al. Virtual teaching assistants: A survey of a novel teaching technology. International Journal of Chinese Education, v. 11, n. 2, 2022. DOI: 10.1177/2212585X221121674.

JOOSTEN, T. et al. Planning for a blended future: A research-driven guide for educators. [Report] Every learner everywhere network. 2021. Disponível em: https://www.everylearnereverywhere.org/resources/planning-for-a-blended-future/. Acesso em: 10 mar. 2023.

KARPOV, A. O. Budushcheye obrazovaniya [The future of education]. Obshchestvennyye nauki i sovremennost', n. 5, p. 115–124, 2018. DOI: 10.31857/S086904990001499-0.

MORTON, T. Realist magic: Objects, ontology, causality. [S. l.]: Open Humanities Press, 2013a.

MORTON, T. Hyperobjects: Philosophy and ecology after the end of the world. Minneapolis, MN: University of Minnesota Press, 2013b.

NIKOLAEVA, Е. M.; SHCHELKUNOV, M. D. Global'noye prostranstvo vysshego obrazovaniya: Osnovnyye trendy i cherty [Global space of higher education: Main trends and features]. Uchenyye zapiski Kazanskogo universiteta. Seriya Gumanitarnyye nauki, v. 157, n. 1, p. 107–117, 2015.

PELLETIER, K. et al. 2022 EDUCAUSE Horizon report. Teaching and learning edition. Boulder, CO: EDUCAUSE, 2022. Disponível em: https://library.educause.edu/-/media/files/library/2022/4/2022hrteachinglearning.pdf?la=en&hash=6F6B51DFF485A06DF6BDA8F88A0894EF9938D50B. Acesso em: 10 mar. 2023.

PERVUKHIN, V. L.; SEDOVA, I. N.; KIRYANOVA, V. A. Perspektivy i riski tsifrovoy transformatsii dopolnitel'nogo professional'nogo obrazovaniya v Rossii i regione [Prospects and risks of digital transformation of additional professional education in Russia and the region]. Bulletin of the International Academy of System Research. Computer Science, Ecology, Economy, n. 23, p. 153–156, 2021.

PLOTNIKOVA, A. L.; BORISOVA, Y. S. Futurologicheskiy vzglyad na budushcheye rossiyskogo obrazovaniya [A futurological view of the future of Russian education]. Izvestiya Samarskogo nauchnogo tsentra Rossiyskoy akademii nauk. Sotsial'nyye, gumanitarnyye, mediko-biologicheskiye nauki, v. 19, n. 5, p. 13–16, 2017.

TECHNAVIO. Coding Bootcamp Market to grow by USD 772.04 mn |41% of Growth to Originate from North America |17000+ Technavio Reports. Jan. 14, 2022. Disponível em: https://www.prnewswire.com/news-releases/coding-bootcamp-market-to-grow-by-usd-772-04-mn-41-of-growth-to-originate-from-north-america-17000-technavio-reports-301460334.html. Acesso em: 10 mar. 2023.

Publicado

28/09/2023

Como Citar

NIKOLAEVA , E.; KOTLIAR , P.; NIKOLAEV , M. Revisitando as práticas educativas tradicionais na era da digitalização. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 27, n. 00, p. e023057, 2023. DOI: 10.22633/rpge.v27i00.18527. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/18527. Acesso em: 20 maio. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa