Liderança no Ensino Superior
Um estudo bibliométrico
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v27i00.18765Palavras-chave:
Liderança, Ensino Superior, Estudo BibliométricoResumo
Esse artigo procurou elaborar uma análise bibliométrica sobre Liderança no Ensino Superior na base de dados Web of Science, selecionando o período desde o início da base até 2023 utilizando do software VOSviewer. O estudo revelou que o Higher Education foi o periódico que mais publicou sobre o assunto e Mayhew M. J. foi o autor que mais produziu artigos. Dentre as maiores citações presentes na amostra, estão o artigo de Robinson V. M. J. (2008) como o mais citado da área, após os artigos relacionados a aspectos metodológicos e K. Leithwood autor com maior citação. O estudo oferece um direcionamento para aqueles que desejam produzir pesquisas no tema estudado.
Downloads
Referências
ADRIANO, B. M.; RAMOS, F. Liderança em instituições de ensino superior: o caso de uma Universidade Comunitária do Estado de Santa Catarina, Brasil. Espacios, [S. l.], v. 36, n. 17, 2015. Disponível em: https://www.revistaespacios.com/a15v36n17/153617E1.html. Acesso em: 15 jul. 2023.
ALVARADO, R. U. A Bibliometria no Brasil. Ciência Da Informação, [S. l.], v. 13, n. 2, 1984. DOI: 10.18225/ci.inf.v13i2.200. Disponível em: https://revista.ibict.br/ciinf/article/view/200. Acesso em: 15 jul.2023.
ALVARENGA, L. Bibliometria e arqueologia do saber de Michel Foucault - traços de identidade teórico-metodológica. Ciência da Informação, [S. l.], v. 27, n. 3, 1999. DOI: 10.18225/ci.inf.v27i3.778. Disponível em: https://revista.ibict.br/ciinf/article/view/778. Acesso em: 15 jul. 2023.
ARAÚJO, C. A. A. Bibliometria: evolução histórica e questões atuais. Em Questão, Porto Alegre, v. 12, n. 1, p. 11–32, 2006. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/16. Acesso em: 15 jul. 2023.
BERNARDINO, M. C. R.; CAVALCANTE, R. S. Análise de citações dos artigos da revista Ciência da Informação no período de 2000-2009. Em Questão, Porto Alegre, v. 17, n. 1, p. 251–269, 2011. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/18601. Acesso em: 15 jul. 2023.
CANEN, A. G.; CANEN, A. Multicultural leadership. International Journal of Conflict Management, [S. l.], v. 19, n. 1, p. 4–19, 2008. ISSN: 1044-4068. Disponível em: https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/10444060810849155/full/html. Acesso em: 15 jul. 2023.
CARVALHO, H. G.; BERTOL, A. A.; ALBERTON, L. Liderança e motivação para a qualidade em instituições de ensino superior públicas. ENEGEP. Rio de Janeiro: [s. n.], 1998.
DA SILVA, P.; NUNES, S.; ANDRADE, D. Managers’ leadership style and the commitment of their team members: associating concepts in search of possible relations. Review Of Business Management, [S. l.], v. 21, n. 2, p. 291–311, 2019. DOI: 10.7819/rbgn.v21i2.3975. Disponível em: https://rbgn.fecap.br/RBGN/article/view/3975/pdf. Acesso em: 15 jul. 2023.
DE BAKKER, F. G. A.; GROENEWEGEN, P.; DEN HOND, F. A Bibliometric Analysis of 30 Years of Research and Theory on Corporate Social Responsibility and Corporate Social Performance. Business & Society, [S. l.], v. 44, n. 3, p. 283–317, 2005. DOI: 10.1177/0007650305278. Disponível em: http://journals.sagepub.com/doi/10.1177/0007650305278086. Acesso em: 15 jul. 2023.
DIAS, D. T. Á.; TONI, D. Fatores Impactantes no Desempenho Organizacional: Proposição de um Modelo Conceitual. Revista Gestão Organizacional, [S. l.], v. 11, n. 3, 2017. DOI: 10.22277/rgo.v11i3.3952. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/rgo/article/view/3952. Acesso em: 15 jul. 2023.
FERREIRA, A. G. C. Bibliometria na avaliação de periódicos científicos. DataGramaZero, [S. l.], v. 11, n. 3, 2010. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/7110. Acesso em: 15 jul. 2023.
FERREIRA, E. D. et al. Análise do contra ponto entre a avaliação dos liderados e a autoavaliação dos líderes: um estudo em uma instituição de ensino superior privada de Santa Catarina. In: COLOQUIO INTERNACIONAL DE GESTIÓN UNIVERSITARIA, 16., 2016. Actas do [...]. Arequipa, Perú: [s.n.], 2016.
FREITAS, M.; RUA, O. L. Liderança Transformacional e Desempenho: Evidência Empírica de Instituição de Ensino Superior, Técnico e Tecnológico Brasileira. European Journal of Applied Business Management, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 12–336, 2019. DOI: 10.7769/gesec.v14i1.1568. Disponível em: https://ojs.revistagesec.org.br/secretariado/article/view/1568. Acesso em: 15 jul. 2023.
GAZZONI, F. et al. O papel das IES no desenvolvimento sustentável: estudo de caso da Universidade Federal de Santa Maria. Revista Gestão Universitária na América Latina, [S. l.], p. 48–70, 2018. DOI: 10.5007/1983-4535.2018v11n1p48. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/gual/article/view/1983-4535.2018v11n1p48.
GUMUS, S. et al. A systematic review of studies on leadership models in educational research from 1980 to 2014. Educational Management Administration & Leadership, [S. l.], v. 46, n. 1, p. 25–48, 2018. DOI: 10.1177/1741143216659296. Disponível em: http://journals.sagepub.com/doi/10.1177/1741143216659296.
LEITHWOOD, K.; DAY, C. The impact of school leadership on pupil outcomes. School Leadership & Management, [S. l.], v. 28, n. 1, p. 1–4, 2008. DOI: 10.1080/13632430701799718. Disponível em: http://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/13632430701799718. Acesso em: 15 jul. 2023.
MCCALL, M. W. Leadership and performance beyond expectations, by Bernard M. Bass. New York: The Free Press, 1985, 191 pp. $26.50. Human Resource Management, [S. l.], v. 25, n. 3, p. 481–484, 1986. DOI: 10.1002/hrm.3930250310. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/hrm.3930250310. Acesso em: 15 jul. 2023.
MORETTI, S. L. A.; CAMPANARIO, M. A. A produção intelectual brasileira em responsabilidade social empresarial - RSE sob a ótica da bibliometria. Revista de Administração Contemporânea, [S. l.], v. 13, n. spe, p. 68–86, 2009. DOI: 10.1590/S1415-65552009000500006. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552009000500006&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 15 jul. 2023.
PALHARES, J. V.; OLIVEIRA, M. G.; PIRES, L. A. V. Produção acadêmica sobre pesquisas de orçamentos familiares na administração. Revista de Administração FACES Journal, [S. l.], v. 18, n. 1, p. 29–49, 2019. DOI: 10.21714/1984-6975FACES2019V18N1ART6013. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/1940/194060764002/194060764002.pdf. Acesso em: 15 jul. 2023.
PERES VANTI, N. A. La bibliometría y webmetría: una exploración conceptual de mecanismos utilizados para medir registro de información y la difusión del conocimiento. Artículo, [S. l.], v. 31, n. 2, p. 152–162, 2002. DOI: 10.1590/S0100-19652002000200016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ci/a/SLKfBsNL3XHPPqNn3jmqF3q/abstract/?lang=pt. Acesso em: 15 jul. 2023.
RAMOS, S. P., DOMINGUES, M. J. C. DE S. Gestão do Voluntariado: Um Panorama dos Estudos Realizados no Brasil. Revista Foco, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 1-14, 2015. p. 1–14. DOI: 10.21902/jbslawrev.%20foco.v9i1.232. Disponível em: https://ojs.focopublicacoes.com.br/foco/article/view/232. Acesso em: 15 jul. 2023.
REY-MARTÍ, A.; RIBEIRO-SORIANO, D.; PALACIOS-MARQUÉS, D. A bibliometric analysis of social entrepreneurship. Journal of Business Research, [S. l.], v. 69, n. 5, p. 1651–1655, 2016. DOI: 10.1016/j.jbusres.2015.10.033. Disponível em: https://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S0148296315004567. Acesso em: 15 jul. 2023.
RITTA, C. O.; LAVARDA, C. E. F. Aspectos da Produção Científica sobre Controle Gerencial. Revista de Administração FACES Journal, [S. l.], v. 16, n. 3, p. 105–124, 2017. DOI: 10.21714/1984-6975FACES2017V16N3ART4154. Disponível em: http://www.fumec.br/revistas/facesp/article/view/4154/2797. Acesso em: 15 jul. 2023.
ROBINSON, V. M. J.; LLOYD, C. A.; ROWE, K. J. The Impact of Leadership on Student Outcomes: An Analysis of the Differential Effects of Leadership Types. Sage Journals, [S. l.], v. 44, n. 5, p. 635–674, 2008. DOI: 10.1177/0013161X08321509. Disponível em: http://journals.sagepub.com/doi/10.1177/0013161X08321509. Acesso em: 15 jul. 2023.
RODRIGUES, S. A. et al. Estilos de Liderança de Professores Universitários: Um Estudo de Caso em uma Instituição de Ensino Pública. Revista Gestão & Conexões, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 84–104, 2019. DOI: 10.13071/regec.2317-5087.2019.8.2.23242.84-104. Disponível em: http://periodicos.ufes.br/ppgadm/article/view/23242. Acesso em: 15 jul. 2023.
ROSA, R. A. et al. Cooperação Universidade-Empresa: Um Estudo Bibliométrico e Sociométrico em Periódicos Científicos Brasileiros de Administração. Research Gate, 2015. 2015. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/324925310_Cooperacao_Universidade-Empresa_Um_Estudo_Bibliometrico_e_Sociometrico_em_Periodicos_Cientificos_Brasileiros_de_Administracao. Acesso em: 15 jul. 2023.
SLOBODZIAN, A. S.; BATISTA, A. P. Diferentes percepções de meninos e meninas sobre os estilos de liderança de professoras. Psicologia Escolar e Educacional, [S. l.], v. 25, 2021. DOI: 10.1590/2175-35392021227998. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572021000100333&tlng=pt. Acesso em: 15 jul. 2023.
SOUSA, M. B. B.; CORREIA, P. M. A. R. Estilos de liderança entre docentes universitários: percepção dos alunos do Ensino Superior português. Revista da FAE, [S. l.], v. 25, 2022. Disponível em: https://revistafae.fae.edu/revistafae/article/view/751. Acesso em: 15 jul. 2023.
SOUZA, D. L.; MESQUITA, D. L.; ANTONIALLI, L. M. Estudo bibliométrico sobre supply chain management: uma abordagem exploratória em periódicos brasileiros. Revista de Administração da UNIMEP, [S. l.], v. 15, n. 2, p. 26–50, 2017. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/351472182_ESTUDO_BIBLIOMETRICO_SOBRE_SUPPLY_CHAIN_MANAGEMENT_UMA_ABORDAGEM_EXPLORATORIA_EM_PERIODICOS_BRASILEIROS_BIBLIOMETRIC_STUDY_ON_SUPPLY_CHAIN_MANAGEMENT_AN_EXPLORATORY_APPROACH_IN_BRAZILIAN_JOURNALS. Acesso em: 15 jul. 2023.
SOUZA, L. T.; MARTINS, A. M. O.; CARVALHO, M. A. Influência da liderança na qualidade da gestão democrática de uma escola pública. Revista Liberato, [S. l.], v. 18, n. 29, p. 1–132, 2017. Disponível em: http://www.revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/525. Acesso em: 15 jul. 2023.
SOUZA, M. T. S. et al. Estudo bibliométrico de teses e dissertações de programas stricto sensu em administração sobre responsabilidade social empresarial. Administração: Ensino e Pesquisa, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 63, 2013. DOI: 10.13058/raep.2013.v14n1.73. Disponível em: http://raep.emnuvens.com.br/raep/article/view/73. Acesso em: 15 jul. 2023.
TANURE, B. Formação de líderes. FGV Executivo, [S. l.], v. 6, n. 5, p. 68–72, 2007. DOI: 10.12660/gvexec.v6n5.2007.34716. Disponível em: https://periodicos.fgv.br/gvexecutivo/article/view/34716. Acesso em: 15 jul. 2023.
TORRES, L. L.; PALHARES, J. A. Estilos de liderança e escola democrática. Revista Lusófona de Educação, [S. l.], v. 14, p. 77–99, 2009. Disponível em: https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/1109. Acesso em: 15 jul. 2023.
URBIZAGÁSTEGUI ALVARADO, R. A Lei de Lotka na bibliometria brasileira. Ciência da Informação, [S. l.], v. 31, n. 2, p. 14–20, 2002. DOI: 10.1590/S0100-19652002000200002. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-19652002000200002&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 15 jul. 2023.
VAN ECK, N. J.; WALTMAN, L. Software survey: VOSviewer, a computer program for bibliometric mapping. Scientometrics, [S. l.], v. 84, n. 2, p. 523–538, 2010. Disponível em: http://link.springer.com/10.1007/s11192-009-0146-3. Acesso em: 15 jul. 2023.
VILELA, N. G. S. et al. Panorama da produção acadêmica internacional sobre conflito trabalho-família. Revista de Administração FACES Journal, [S. l.], v. 17, n. 3, 2018. DOI: 10.21714/1984-6975FACES2018V17N3ART5665. Disponível em: http://revista.fumec.br/index.php/facesp/article/view/5665. Acesso em: 15 jul. 2023.
ZHANG, S.; BOWERS, A. J.; MAO, Y. Authentic leadership and teachers’ voice behaviour: The mediating role of psychological empowerment and moderating role of interpersonal trust. Educational Management Administration & Leadership, [S. l.], v. 49, n. 5, p. 768–785, 2021. DOI: 10.1177/17411432209159. Disponível em: http://journals.sagepub.com/doi/10.1177/1741143220915925. Acesso em: 15 jul. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista on line de Política e Gestão Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Revista on line de Política e Gestão Educacional. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial Científica.