A importância da integridade científica para a melhoria da aprendizagem ao nível universitário
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v29i00.20272Palavras-chave:
Integridade académica, Originalidade do texto, Comunicações científicas, Ensino superior, PlágioResumo
O estudo centra-se no conceito de desenvolvimento do ensino superior em termos de integridade académica. O artigo tem como objetivo analisar o papel da tecnologia na criação de textos originais no âmbito da comunicação científica no atual espaço informativo. A funcionalidade da comunicação científica no ensino superior é comprovada. Destacam-se as tendências no desenvolvimento de modelos modernos de comunicação científica, e investigam-se as especificidades das abordagens inovadoras para a produção de textos científicos originais. Também são analisados os problemas relacionados ao ciclo de vida dos recursos eletrónicos e os riscos a eles associados. Os princípios da Declaração de Bucareste sobre Valores Éticos e Princípios do Ensino Superior na Região Europeia são examinados, bem como as direções para o aprimoramento dos processos de comunicação científica no ensino superior. O artigo demonstra que o desenvolvimento do ambiente educativo no contexto científico globalizado atual exige a otimização de requisitos específicos para a elaboração de textos autênticos, com base nos princípios de originalidade e integridade.
Downloads
Referências
Bucchi, M., & Trench, B. (2021). Routledge handbook of public communication of science and technology. Routledge.
Canfield, K. N., Menezes, S., Matsuda, S. B., Moore, A., Mosley Austin, A. N., Dewsbury, B., ... & Taylor, C. (2020). Science communication requires a critical approach that centres inclusion, equity, and intersectionality. Frontiers in Communication, 5(2). https://doi.org/10.3389/fcomm.2020.00002
Curtin University (2024). https://www.curtin.edu.au/.
Dawson, P. (2020). Defending assessment security in a digital world: Preventing e-cheating and supporting academic integrity in higher education. Routledge. https://doi.org/10.4324/9780429324178
Facts and Statistics (2020). ISAI. https://academicintegrity.org/resources/facts-and-statistics.
Farahian, M., Avarzamani, F., & Rezaee, M. (2022). Plagiarism in higher education across nations: A case of language students. Journal of Applied Research in Higher Education, 14(1), 223-239. https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/jarhe-09-2020-0309/full/html.
Fatima, A., Sunguh, K. K., Abbas, A., Mannan, A., & Hosseini, S. (2020). The impact of pressure, self-efficacy, and self-competence on students’ plagiarism in higher education. Accountability in Research, 27(1), 32-48. https://doi.org/10.1080/08989621.2019.1699070
Guzman, A. L., & Lewis, S. C. (2020). Artificial intelligence and communication: A human-machine communication research agenda. New Media & Society, 22(1), 70-86. https://doi.org/10.1177/1461444819858691
Holden, O. L., Norris, M. E., & Kuhlmeier, V. A. (2021). Academic integrity in online assessment: A research review. Frontiers in Education, 6. https://doi.org/10.3389/feduc.2021.639814
International Centre for Academic Integrity (ICAI). (2020). Facts and Statistics. https://academicintegrity.org/resources/facts-and-statistics.
International Centre for Academic Integrity (ICAI). (2024). About ICAI. https://academicintegrity.org/about
Malik, M. A., Mahroof, A., & Ashraf, M. A. (2021). Online university students’ perceptions on the awareness of, reasons for, and solutions to plagiarism in higher education: The Development of the AS&P model to combat plagiarism. Applied Sciences, 11(24), 12055. https://doi.org/10.3390/app112412055
National Agency for Higher Education Quality Assurance. (2021). Report on the activities of the National Agency for Higher Education Quality Assurance. https://en.naqa.gov.ua/wp-content/uploads/2023/08/NAQA-ANNUAL-REPORT-2021.pdf
Prashar, A., Gupta, P., & Dwivedi, Y. K. (2024). Plagiarism awareness efforts, students’ ethical judgement and behaviours: a longitudinal experiment study on the ethical nuances of plagiarism in higher education. Studies in Higher Education, 49(6), 929-955. https://doi.org/10.1080/03075079.2023.2253835
Sefcik, L., Striepe, M., & Yorke, J. (2020). Mapping the landscape of academic integrity education programmes: what approaches are effective? Assessment & Evaluation in Higher Education, 45(1), 30-43. https://doi.org/10.1080/02602938.2019.1604942
Sullivan, M., Kelly, A., & McLaughlan, P. (2023). ChatGPT in higher education: Considerations for academic integrity and student learning. Journal of Applied Learning & Teaching, 6(1), 1-10. https://doi.org/10.37074/jalt.2023.6.1.17
The Bucharest Declaration concerning Ethical Values and Principles for Higher Education in the Europe Region (2004). UNESCO. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000139478
West, J. D., & Bergstrom, C. T. (2021). Misinformation in and about science. Proceedings of the National Academy of Sciences, 118(15). https://doi.org/10.1073/pnas.1912444117
Xu, Y., Liu, X., Cao, X., Huang, C., Liu, E., Qian, S., & Zhang, J. (2021). Artificial intelligence: A powerful paradigm for scientific research. The Innovation, 2(4). https://doi.org/10.1016/j.xinn.2021.100179
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista on line de Política e Gestão Educacional

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Revista on line de Política e Gestão Educacional. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial Científica.

