A importância da integridade científica para a melhoria da aprendizagem ao nível universitário

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v29i00.20272

Palavras-chave:

Integridade académica, Originalidade do texto, Comunicações científicas, Ensino superior, Plágio

Resumo

O estudo centra-se no conceito de desenvolvimento do ensino superior em termos de integridade académica. O artigo tem como objetivo analisar o papel da tecnologia na criação de textos originais no âmbito da comunicação científica no atual espaço informativo. A funcionalidade da comunicação científica no ensino superior é comprovada. Destacam-se as tendências no desenvolvimento de modelos modernos de comunicação científica, e investigam-se as especificidades das abordagens inovadoras para a produção de textos científicos originais. Também são analisados os problemas relacionados ao ciclo de vida dos recursos eletrónicos e os riscos a eles associados. Os princípios da Declaração de Bucareste sobre Valores Éticos e Princípios do Ensino Superior na Região Europeia são examinados, bem como as direções para o aprimoramento dos processos de comunicação científica no ensino superior. O artigo demonstra que o desenvolvimento do ambiente educativo no contexto científico globalizado atual exige a otimização de requisitos específicos para a elaboração de textos autênticos, com base nos princípios de originalidade e integridade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iryna Tymchenko, Kyiv Medical University

PhD, Professor Associado, Chefe do Departamento de Farmacologia e Farmacoterapia, Kyiv Medical University, Kyiv, Ucrânia

Ihor Danyliuk, National Defence University of Ukraine

Candidato a Ciências Militares, Docente, Chefe de Departamento, Departamento de Forças de Assalto Aéreo, Universidade de Defesa Nacional da Ucrânia, Kiev, Ucrânia.

Mykola Yaroshov, National Defence University of Ukraine

Chefe do Laboratório de Pesquisa para o Desenvolvimento, Treinamento e Emprego de Forças de Assalto Aerotransportadas, Departamento de Forças de Assalto Aerotransportadas, Universidade de Defesa Nacional da Ucrânia, Kiev, Ucrânia

Roksolana Yaremkevych , Danylo Halytsky Lviv National University

Candidato a Ciências Médicas, Docente, Departamento de Cirurgia e Transplantologia FPGE LNMU, Faculdade de Educação de Pós-Graduação, Danylo Halytsky Lviv National University, Lviv, Ucrânia.

Svitlana Demikhova, Hetman Petro Sahaidachnyi National Ground Forces Academy

Professor, Instituto de Apoio Psicológico de Pessoal, Departamento de Humanidades, Academia Nacional das Forças Terrestres Hetman Petro Sahaidachnyi, Lviv, Ucrânia

Referências

Bucchi, M., & Trench, B. (2021). Routledge handbook of public communication of science and technology. Routledge.

Canfield, K. N., Menezes, S., Matsuda, S. B., Moore, A., Mosley Austin, A. N., Dewsbury, B., ... & Taylor, C. (2020). Science communication requires a critical approach that centres inclusion, equity, and intersectionality. Frontiers in Communication, 5(2). https://doi.org/10.3389/fcomm.2020.00002

Curtin University (2024). https://www.curtin.edu.au/.

Dawson, P. (2020). Defending assessment security in a digital world: Preventing e-cheating and supporting academic integrity in higher education. Routledge. https://doi.org/10.4324/9780429324178

Facts and Statistics (2020). ISAI. https://academicintegrity.org/resources/facts-and-statistics.

Farahian, M., Avarzamani, F., & Rezaee, M. (2022). Plagiarism in higher education across nations: A case of language students. Journal of Applied Research in Higher Education, 14(1), 223-239. https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/jarhe-09-2020-0309/full/html.

Fatima, A., Sunguh, K. K., Abbas, A., Mannan, A., & Hosseini, S. (2020). The impact of pressure, self-efficacy, and self-competence on students’ plagiarism in higher education. Accountability in Research, 27(1), 32-48. https://doi.org/10.1080/08989621.2019.1699070

Guzman, A. L., & Lewis, S. C. (2020). Artificial intelligence and communication: A human-machine communication research agenda. New Media & Society, 22(1), 70-86. https://doi.org/10.1177/1461444819858691

Holden, O. L., Norris, M. E., & Kuhlmeier, V. A. (2021). Academic integrity in online assessment: A research review. Frontiers in Education, 6. https://doi.org/10.3389/feduc.2021.639814

International Centre for Academic Integrity (ICAI). (2020). Facts and Statistics. https://academicintegrity.org/resources/facts-and-statistics.

International Centre for Academic Integrity (ICAI). (2024). About ICAI. https://academicintegrity.org/about

Malik, M. A., Mahroof, A., & Ashraf, M. A. (2021). Online university students’ perceptions on the awareness of, reasons for, and solutions to plagiarism in higher education: The Development of the AS&P model to combat plagiarism. Applied Sciences, 11(24), 12055. https://doi.org/10.3390/app112412055

National Agency for Higher Education Quality Assurance. (2021). Report on the activities of the National Agency for Higher Education Quality Assurance. https://en.naqa.gov.ua/wp-content/uploads/2023/08/NAQA-ANNUAL-REPORT-2021.pdf

Prashar, A., Gupta, P., & Dwivedi, Y. K. (2024). Plagiarism awareness efforts, students’ ethical judgement and behaviours: a longitudinal experiment study on the ethical nuances of plagiarism in higher education. Studies in Higher Education, 49(6), 929-955. https://doi.org/10.1080/03075079.2023.2253835

Sefcik, L., Striepe, M., & Yorke, J. (2020). Mapping the landscape of academic integrity education programmes: what approaches are effective? Assessment & Evaluation in Higher Education, 45(1), 30-43. https://doi.org/10.1080/02602938.2019.1604942

Sullivan, M., Kelly, A., & McLaughlan, P. (2023). ChatGPT in higher education: Considerations for academic integrity and student learning. Journal of Applied Learning & Teaching, 6(1), 1-10. https://doi.org/10.37074/jalt.2023.6.1.17

The Bucharest Declaration concerning Ethical Values and Principles for Higher Education in the Europe Region (2004). UNESCO. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000139478

West, J. D., & Bergstrom, C. T. (2021). Misinformation in and about science. Proceedings of the National Academy of Sciences, 118(15). https://doi.org/10.1073/pnas.1912444117

Xu, Y., Liu, X., Cao, X., Huang, C., Liu, E., Qian, S., & Zhang, J. (2021). Artificial intelligence: A powerful paradigm for scientific research. The Innovation, 2(4). https://doi.org/10.1016/j.xinn.2021.100179

Publicado

12/07/2025

Como Citar

Tymchenko, I., Danyliuk, I., Yaroshov, M., Yaremkevych , R., & Demikhova, S. (2025). A importância da integridade científica para a melhoria da aprendizagem ao nível universitário. Revista on Line De Política E Gestão Educacional, 29(00), e025017. https://doi.org/10.22633/rpge.v29i00.20272

Edição

Seção

Ensaios e Comunicação Cien´tifica