Supervisão de escolas estrangeiras e minoritárias no estado Otomano segundo fontes de arquivo
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v29iesp4.20755Palavras-chave:
Estado Otomano, Escola Estrangeira, Regulamento, InspeçãoResumo
A questão das escolas não muçulmanas no Império Otomano começou após a conquista de Istambul, quando as aulas religiosas baseadas na igreja gradualmente se tornaram escolas. À medida que o império enfraquecia e concedia capitulações, as potências estrangeiras estabeleceram rapidamente escolas privadas, especialmente após o Artigo 129 dos Regulamentos Educacionais de 1869. O número crescente de instituições criou desafios de inspeção, levando a novos regulamentos que abrangiam tanto as atividades escolares quanto eventos relacionados, como teatro, balé e loterias. Este estudo utiliza análise documental qualitativa dos Arquivos do Estado Otomano, incluindo transcrições dos materiais examinados. Os resultados mostram que a tolerância religiosa do império permitiu que as comunidades abrissem escolas para sua própria educação religiosa, mas isso também aumentou a influência estrangeira sobre os súditos não muçulmanos. Apesar dos esforços, o controle efetivo só foi alcançado durante a Primeira Guerra Mundial e a abolição das capitulações. A República da Turquia posteriormente resolveu a questão unificando todas as escolas sob o Ministério da Educação por meio da Lei de Unificação da Educação.
Downloads
Referências
Aksu, A. (2009). Politics, modernization, and foreign schools in the Istanbul of the last sultans. Dergah Yayınları.
Dingeç, E. (2014). An examination of the effects of American missionary schools on the Armenian separatist movement. Yeni Türkiye, (60), 1467–1477.
Güler, A. (1998). The freedom of religion, worship, education and training of non-Muslims in the Ottoman Empire and the importance of church registers as a source in this respect: Sample decrees from church register number 4. OTAM: Journal of the Center for Ottoman Studies, Ankara University, 9, 155–175.
Haydaroğlu, İ. (2006). Supervision of foreign schools in the Ottoman Empire and its reflections on the Republican period. Tarih Araştırmaları Dergisi, 25(39), 149–160.
Hayta, S. (1995). The 1869 General Education Regulation and its contributions to Turkish education [Unpublished master’s thesis]. Gazi University.
Mutlu, Ş. (1999). Foreign schools in the Ottoman Empire [Unpublished doctoral dissertation]. İstanbul University.
Mutlu, Ş. (2005). Missionary schools in the Ottoman Empire. Gökkubbe.
Özcan, T. (2017). Ottoman non-Muslim community and foreign schools within the scope of central and modern education. Gece Kitaplığı.
Özeçoğlu, H. (2020). The problem of controlling foreign schools in the Ottoman Empire at the turn of the 20th century and the example of Protestant schools. Diyalektolog, (23), 1–29.
Öztoprak, İ. (2025). The Law on the Unification of Education. In Atatürk Encyclopedia. https://ataturkansiklopedisi.gov.tr/bilgi/tevhid-i-tedrisat-kanunu/?pdf=3327
Padem, S. (2020). Missionary activities in the Ottoman Empire and their impact on the education system. In A Half Century Dedicated to Education: Festschrift for Prof. Dr. Tayip Duman (pp. 127–138). Pegem Yayınları.
Polat, H. (2021). The Ottoman Empire’s attempts to control minority and foreign schools according to the 1869 Education Regulation. Asia Minor Studies, 9(2), 775–785.
Republic of Turkey State Archives Presidency, Ottoman Archives (BOA). (n.d.). Yıldız Perakende Maarif Reports (pp. 1–52). BOA.
Republic of Turkey State Archives Presidency, Ottoman Archives (BOA). (n.d.). Yıldız Perakende Maarif Reports (pp. 1–55). BOA.
Republic of Turkey State Archives Presidency, Ottoman Archives (BOA). (n.d.). Yıldız Perakende Maarif Reports (pp. 1–63). BOA.
Republic of Turkey State Archives Presidency, Ottoman Archives (BOA). (n.d.). Yıldız Perakende Maarif Reports (pp. 1–67). BOA.
Republic of Turkey State Archives Presidency, Ottoman Archives (BOA). (n.d.). Yıldız Perakende Maarif Reports (pp. 3–13). BOA.
Republic of Turkey State Archives Presidency, Ottoman Archives (BOA). (n.d.). Yıldız Perakende Maarif Reports (pp. 3–15). BOA.
Republic of Turkey State Archives Presidency, Ottoman Archives (BOA). (n.d.). Yıldız Perakende Maarif Reports (pp. 3–10). BOA.
Republic of Turkey State Archives Presidency, Ottoman Archives (BOA). (n.d.). Yıldız Perakende Maarif Reports (pp. 4–42). BOA.
Sezer Arığ, A. (2014). Foreign schools during the Atatürk period (1923–1938). Türk Tarih Kurumu.
Somel, S. A. (2015). The turning point of education reform in the Tanzimat period: The 1869 General Education Regulation, the Esbab-ı Mucibe draft, and its ideological foundations. In K. Kahraman & İ. Baytar (Eds.), Sultan Abdülmecid and His Era (1823–1861) (pp. 136–167). İstanbul Metropolitan Municipality.
Tozlu, N. (1991). Foreign schools in our cultural and educational history. Akçağ.
Zengin, Z. S. (2007). Activities of foreign and minority schools during the reign of Abdulhamid II. Belleten, 71(261), 613–652.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista on line de Política e Gestão Educacional

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Revista on line de Política e Gestão Educacional. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial Científica.


