Etnociência integrada na aprendizagem baseada em projetos (ETHNO-PJBL)

um caminho para aprimorar as habilidades de alfabetização em ciências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v29iesp4.20756

Palavras-chave:

Etnociência, Aprendizagem Baseada em Projetos, Alfabetização Científica, Pedagogia Culturalmente Responsiva, Educação Elementar

Resumo

A alfabetização científica é uma prioridade global, contudo, muitos estudantes em contextos em desenvolvimento têm dificuldade em relacionar conceitos científicos com o cotidiano. Uma inovação proposta é a integração da etnociência — conhecimento cultural local — à Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), formando o modelo Etno-ABP. Este estudo examina a eficácia desse modelo na melhoria da alfabetização científica entre alunos do ensino fundamental II na Regência de Langkat, Indonésia, utilizando um delineamento quase-experimental. Um grupo experimental recebeu instrução com o modelo Etno-ABP, enquanto um grupo de controle utilizou métodos convencionais. Os dados foram coletados por meio de pré e pós-testes, observações em sala de aula e avaliações de projetos. Os resultados mostraram ganhos significativos na alfabetização científica para o grupo Etno-ABP, especialmente em raciocínio, aplicação prática e comunicação de ideias científicas. Os dados qualitativos indicaram maior engajamento, orgulho cultural e colaboração. O estudo conclui que o modelo Etno-ABP fortalece os resultados cognitivos e promove uma aprendizagem significativa ao conectar o ensino de ciências com as experiências culturais dos alunos, apoiando o uso mais amplo de abordagens culturalmente responsivas no ensino de ciências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nova Florentina Ambarwati, Universidade Negeri Medan

Universidade Negeri Medan, Indonésia.

Retno Dwi Suyanti, Universidade Negeri Medan

Universidade Negeri Medan, Indonésia.

Gulmah Sugiharti, Universidade Negeri Medan

Universidade Negeri Medan, Indonésia.

Referências

Bhat, S., Bhat, S., Raju, R., D’Souza, R., & Binu, K. G. (2020). Collaborative learning for outcome based engineering education: A lean thinking approach. In J. K. R. L. Jeganathan & S. V. Nagaraj (Eds.), Procedia Computer Science (pp. 927–936). Elsevier B.V. https://doi.org/10.1016/j.procs.2020.05.134

Braun, V., & Clarke, V. (2006). Using thematic analysis in psychology. Qualitative Research in Psychology, 3(2), 77–101. https://doi.org/10.1191/1478088706qp063oa

Crawford, L. K., Arellano Carmona, K., & Kumar, R. (2024). Examining the impact of project-based learning on students’ self-reported and actual learning outcomes. Pedagogy in Health Promotion, 10(4), 241–249. https://doi.org/10.1177/23733799241234065

Creswell, J. W., & Creswell, J. D. (2018). Research design: Qualitative, quantitative and mixed methods approaches. Journal of Chemical Information and Modeling, 53(9). https://doi.org/10.1002/nha3.20258

Juanta, P., Festiyed, F., Diliarosta, S., Lufri, L., Yohandri, Y., & Moyo, K. (2025). Enhancing entrepreneurial skills and pancasila student profiles through digital learning tools in science education. Aptisi Transactions on Technopreneurship (ATT), 7(2). https://doi.org/10.34306/att.v7i2.518

Karn, S. (2024). Designing historical empathy learning experiences: A pedagogical tool for history teachers. History Education Research Journal, 21(1). https://doi.org/10.14324/HERJ.21.1.06

Lin, K. Y., Wu, Y. T., Hsu, Y. T., & Williams, P. J. (2021). Effects of infusing the engineering design process into STEM project-based learning to develop preservice technology teachers’ engineering design thinking. International Journal of STEM Education, 8(1). https://doi.org/10.1186/s40594-020-00258-9

Lozano, A., López, R., Pereira, F. J., & Blanco Fontao, C. (2022). Impact of cooperative learning and project-based learning through emotional intelligence: A comparison of methodologies for implementing SDGs. International Journal of Environmental Research and Public Health, 19(24). https://doi.org/10.3390/ijerph192416977

Martinez, C. (2022). Developing 21st century teaching skills: A case study of teaching and learning through project-based curriculum. Cogent Education, 9(1). https://doi.org/10.1080/2331186X.2021.2024936

Muliadi, A., Rokhmat, J., & Sukarso, A. A. (2025). Ethnoscience integrated project-based learning model for enhancing students’ creative thinking skills and cultural literacy: Expert perspectives and preliminary testing. International Journal of Innovative Research and Scientific Studies, 8(3), 3676–3685. https://doi.org/10.53894/ijirss.v8i3.7376

Organisation for Economic Co-operation and Development (OECD). (2013). Changing global environments. https://doi.org/10.1787/g2a2041b0-en

Samsudin, M. A., Jamali, S. M., Zain, A. N. M., & Ebrahim, N. A. (2020). The effect of STEM project based learning on self-efficacy among high-school physics students. Journal of Turkish Science Education, 17(1), 94–108. https://doi.org/10.36681/tused.2020.15

Singh-Pillay, A. (2020). Pre-service technology teachers’ experiences of project based learning as pedagogy for education for sustainable development. Universal Journal of Educational Research, 8(5), 1935–1943. https://doi.org/10.13189/ujer.2020.080530

Stalmach, A., D’Elia, P., Di Sano, S., & Casale, G. (2024). Digital methods to promote inclusive and effective learning in schools: A mixed methods research study. Open Education Studies, 6(1). https://doi.org/10.1515/edu-2024-0023

Sudarmin, Pujiastuti, S. E., Asyhar, R., Prasetya, A. T., Diliarosta, S., & Ariyatun. (2023). Chemistry project-based learning for secondary metabolite course with ethno-STEM approach to improve students’ conservation and entrepreneurial character in the 21st century. Journal of Technology and Science Education, 13(1), 393–409. https://doi.org/10.3926/jotse.1792

Tamayo, S., Tugelida, N. B., Navasca, M., Navasca, R., Milanes, S., & Gante, A. (2025). Contextualizing technical and livelihood education: Pedagogical innovations rooted in Philippine culture and history in BTVTED and BTLED programs. International Journal on Culture, History, and Religion, 7(SI2), 552–567. https://doi.org/10.63931/ijchr.v7isi2.224

UNESCO. (2021). Reopening schools in Latin America and the Caribbean: Key points, challenges, and dilemmas to plan a safe return to in-person classes. UNESDOC. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000375059

Widarti, H. R., Wiyarsi, A., Yamtinah, S., Shidiq, A. S., Sari, M. E. F., Fauziah, P. N., & Rokhim, D. A. (2025). Analysis of content development in chemical materials related to ethnoscience: A review. Journal of Education and Learning, 19(1), 422–430. https://doi.org/10.11591/edulearn.v19i1.21210

Wilson, R. T., Watson, E., Kaelin, M., & Huebner, W. (2018). Early preparation and inspiration for STEM careers: Preliminary report of the epidemiology challenge randomized intervention, 2014–2015. Public Health Reports, 133(1), 64–74. https://doi.org/10.1177/0033354917746983

Zhang, J., Zhu, J., Tu, W., Wang, M., Yang, Y., Qian, F., & Xu, Y. (2024). The effectiveness of a digital twin learning system in assisting engineering education courses: A case of landscape architecture. Applied Sciences, 14(15). https://doi.org/10.3390/app14156484

Zhang, X., Ma, Y., Jiang, Z., Chandrasekaran, S., Wang, Y., & Fofou, R. F. (2021). Application of design-based learning and outcome-based education in basic industrial engineering teaching: A new teaching method. Sustainability, 13(5), 1–23. https://doi.org/10.3390/su13052632

Publicado

20/12/2025

Como Citar

Ambarwati, N. F., Suyanti, R. D., & Sugiharti, G. (2025). Etnociência integrada na aprendizagem baseada em projetos (ETHNO-PJBL): um caminho para aprimorar as habilidades de alfabetização em ciências. Revista on Line De Política E Gestão Educacional, 29(esp4), e025090. https://doi.org/10.22633/rpge.v29iesp4.20756