Etnociência integrada na aprendizagem baseada em projetos (ETHNO-PJBL)
um caminho para aprimorar as habilidades de alfabetização em ciências
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v29iesp4.20756Palavras-chave:
Etnociência, Aprendizagem Baseada em Projetos, Alfabetização Científica, Pedagogia Culturalmente Responsiva, Educação ElementarResumo
A alfabetização científica é uma prioridade global, contudo, muitos estudantes em contextos em desenvolvimento têm dificuldade em relacionar conceitos científicos com o cotidiano. Uma inovação proposta é a integração da etnociência — conhecimento cultural local — à Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), formando o modelo Etno-ABP. Este estudo examina a eficácia desse modelo na melhoria da alfabetização científica entre alunos do ensino fundamental II na Regência de Langkat, Indonésia, utilizando um delineamento quase-experimental. Um grupo experimental recebeu instrução com o modelo Etno-ABP, enquanto um grupo de controle utilizou métodos convencionais. Os dados foram coletados por meio de pré e pós-testes, observações em sala de aula e avaliações de projetos. Os resultados mostraram ganhos significativos na alfabetização científica para o grupo Etno-ABP, especialmente em raciocínio, aplicação prática e comunicação de ideias científicas. Os dados qualitativos indicaram maior engajamento, orgulho cultural e colaboração. O estudo conclui que o modelo Etno-ABP fortalece os resultados cognitivos e promove uma aprendizagem significativa ao conectar o ensino de ciências com as experiências culturais dos alunos, apoiando o uso mais amplo de abordagens culturalmente responsivas no ensino de ciências.
Downloads
Referências
Bhat, S., Bhat, S., Raju, R., D’Souza, R., & Binu, K. G. (2020). Collaborative learning for outcome based engineering education: A lean thinking approach. In J. K. R. L. Jeganathan & S. V. Nagaraj (Eds.), Procedia Computer Science (pp. 927–936). Elsevier B.V. https://doi.org/10.1016/j.procs.2020.05.134
Braun, V., & Clarke, V. (2006). Using thematic analysis in psychology. Qualitative Research in Psychology, 3(2), 77–101. https://doi.org/10.1191/1478088706qp063oa
Crawford, L. K., Arellano Carmona, K., & Kumar, R. (2024). Examining the impact of project-based learning on students’ self-reported and actual learning outcomes. Pedagogy in Health Promotion, 10(4), 241–249. https://doi.org/10.1177/23733799241234065
Creswell, J. W., & Creswell, J. D. (2018). Research design: Qualitative, quantitative and mixed methods approaches. Journal of Chemical Information and Modeling, 53(9). https://doi.org/10.1002/nha3.20258
Juanta, P., Festiyed, F., Diliarosta, S., Lufri, L., Yohandri, Y., & Moyo, K. (2025). Enhancing entrepreneurial skills and pancasila student profiles through digital learning tools in science education. Aptisi Transactions on Technopreneurship (ATT), 7(2). https://doi.org/10.34306/att.v7i2.518
Karn, S. (2024). Designing historical empathy learning experiences: A pedagogical tool for history teachers. History Education Research Journal, 21(1). https://doi.org/10.14324/HERJ.21.1.06
Lin, K. Y., Wu, Y. T., Hsu, Y. T., & Williams, P. J. (2021). Effects of infusing the engineering design process into STEM project-based learning to develop preservice technology teachers’ engineering design thinking. International Journal of STEM Education, 8(1). https://doi.org/10.1186/s40594-020-00258-9
Lozano, A., López, R., Pereira, F. J., & Blanco Fontao, C. (2022). Impact of cooperative learning and project-based learning through emotional intelligence: A comparison of methodologies for implementing SDGs. International Journal of Environmental Research and Public Health, 19(24). https://doi.org/10.3390/ijerph192416977
Martinez, C. (2022). Developing 21st century teaching skills: A case study of teaching and learning through project-based curriculum. Cogent Education, 9(1). https://doi.org/10.1080/2331186X.2021.2024936
Muliadi, A., Rokhmat, J., & Sukarso, A. A. (2025). Ethnoscience integrated project-based learning model for enhancing students’ creative thinking skills and cultural literacy: Expert perspectives and preliminary testing. International Journal of Innovative Research and Scientific Studies, 8(3), 3676–3685. https://doi.org/10.53894/ijirss.v8i3.7376
Organisation for Economic Co-operation and Development (OECD). (2013). Changing global environments. https://doi.org/10.1787/g2a2041b0-en
Samsudin, M. A., Jamali, S. M., Zain, A. N. M., & Ebrahim, N. A. (2020). The effect of STEM project based learning on self-efficacy among high-school physics students. Journal of Turkish Science Education, 17(1), 94–108. https://doi.org/10.36681/tused.2020.15
Singh-Pillay, A. (2020). Pre-service technology teachers’ experiences of project based learning as pedagogy for education for sustainable development. Universal Journal of Educational Research, 8(5), 1935–1943. https://doi.org/10.13189/ujer.2020.080530
Stalmach, A., D’Elia, P., Di Sano, S., & Casale, G. (2024). Digital methods to promote inclusive and effective learning in schools: A mixed methods research study. Open Education Studies, 6(1). https://doi.org/10.1515/edu-2024-0023
Sudarmin, Pujiastuti, S. E., Asyhar, R., Prasetya, A. T., Diliarosta, S., & Ariyatun. (2023). Chemistry project-based learning for secondary metabolite course with ethno-STEM approach to improve students’ conservation and entrepreneurial character in the 21st century. Journal of Technology and Science Education, 13(1), 393–409. https://doi.org/10.3926/jotse.1792
Tamayo, S., Tugelida, N. B., Navasca, M., Navasca, R., Milanes, S., & Gante, A. (2025). Contextualizing technical and livelihood education: Pedagogical innovations rooted in Philippine culture and history in BTVTED and BTLED programs. International Journal on Culture, History, and Religion, 7(SI2), 552–567. https://doi.org/10.63931/ijchr.v7isi2.224
UNESCO. (2021). Reopening schools in Latin America and the Caribbean: Key points, challenges, and dilemmas to plan a safe return to in-person classes. UNESDOC. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000375059
Widarti, H. R., Wiyarsi, A., Yamtinah, S., Shidiq, A. S., Sari, M. E. F., Fauziah, P. N., & Rokhim, D. A. (2025). Analysis of content development in chemical materials related to ethnoscience: A review. Journal of Education and Learning, 19(1), 422–430. https://doi.org/10.11591/edulearn.v19i1.21210
Wilson, R. T., Watson, E., Kaelin, M., & Huebner, W. (2018). Early preparation and inspiration for STEM careers: Preliminary report of the epidemiology challenge randomized intervention, 2014–2015. Public Health Reports, 133(1), 64–74. https://doi.org/10.1177/0033354917746983
Zhang, J., Zhu, J., Tu, W., Wang, M., Yang, Y., Qian, F., & Xu, Y. (2024). The effectiveness of a digital twin learning system in assisting engineering education courses: A case of landscape architecture. Applied Sciences, 14(15). https://doi.org/10.3390/app14156484
Zhang, X., Ma, Y., Jiang, Z., Chandrasekaran, S., Wang, Y., & Fofou, R. F. (2021). Application of design-based learning and outcome-based education in basic industrial engineering teaching: A new teaching method. Sustainability, 13(5), 1–23. https://doi.org/10.3390/su13052632
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista on line de Política e Gestão Educacional

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Revista on line de Política e Gestão Educacional. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial Científica.


