A cultura do pensamento lógico em meio à incerteza

a experiência das instituições de ensino superior ucranianas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v29iesp4.20759

Palavras-chave:

Cultura do pensamento lógico, Aprendizagem on-line, Incerteza

Resumo

Este artigo descreve uma das formas de aprimoramento do sistema de ensino superior diante dos desafios impostos pela incerteza: o ensino a distância e a digitalização da formação profissional, com foco na formação da cultura do pensamento lógico dos estudantes. O objetivo deste estudo é a fundamentação teórica e o estudo experimental do desenvolvimento de uma tecnologia variante, voltada para a formação da cultura do pensamento lógico de futuros especialistas na educação moderna, utilizando o e-learning. Para atingir o objetivo da pesquisa, utilizou-se um conjunto de métodos científicos modernos: métodos teóricos — análise, síntese e comparação; análise sistêmico-estrutural e problemática; métodos empíricos: análise de conteúdo de documentos oficiais e materiais metodológicos; métodos estatísticos — para o trabalho e avaliação dos dados experimentais da pesquisa, etc. Como resultado da pesquisa, foi criado e implementado o curso específico “Formação da Cultura do Pensamento Lógico”, voltado para a superação dos desafios da incerteza no ensino superior ucraniano. Os resultados da análise de trabalhos de pesquisa focados na formação da cultura do pensamento lógico da personalidade demonstram que os objetivos propostos foram alcançados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Oksana Khalabuzar, Universidade Nacional de Tecnologias e Design de Kyiv

Doutora em Ciências Pedagógicas, Professora Associada do Departamento de Filologia e Tradução da Universidade Nacional de Tecnologias e Design de Kyiv, Departamento de Filologia e Tradução, Kyiv, Ucrânia.

Hanna Alieksieieva, Universidade Pedagógica Estadual de Berdyansk

Doutora em Ciências Pedagógicas, Departamento de Tecnologias Computacionais e Informática da Universidade Pedagógica Estadual de Berdyansk, Ucrânia.

Yelizaveta Isakova, Universidade Nacional de Tecnologias e Design de Kyiv

Doutora em Ciências Filológicas, Professora Associada do Departamento de Filologia e Tradução da Universidade Nacional de Tecnologias e Design de Kyiv, Departamento de Filologia e Tradução, Kyiv, Ucrânia.

Svitlana Dvorianchykova, Universidade Nacional de Tecnologias e Design de Kyiv

Doutora em Ciências Filológicas, Professora Associada do Departamento de Filologia e Tradução da Universidade Nacional de Tecnologias e Design de Kyiv, Departamento de Filologia e Tradução, Kyiv, Ucrânia.

Referências

Anggraeni, D. M., Prahani, B., Suprapto, N., Shofiyah, N., & Jatmiko, B. (2023). Systematic review of problem-based learning research in fostering critical thinking skills. Thinking Skills and Creativity, 49, 101334. https://doi.org/10.1016/j.tsc.2023.101334

Byvalkevych, L., Yefremova, O., & Hryshchenko, S. (2020). Developing technical creativity in future engineering educators. Revista Romaneasca Pentru Educatie Multidimensionala, 12(1), 162–175. https://doi.org/10.18662/rrem/206

English Lab with OKSA. (2024). Logical thinking. Google Sites. https://sites.google.com/view/oksa-khalabuzar/головна

Filtenborg, E., & Weichert, S. (2019). Academics in Ukraine fighting against rampant misconduct. The Scientist. https://www.the-scientist.com/news-opinion/academics-in-ukraine-fighting-against-rampant-misconduct

Hacioğlu, Y., & Gülhan, F. (2021). The effects of STEM education on the students’ critical thinking skills and STEM perceptions. Journal of Education in Science Environment and Health, 7(2), 139–155. https://doi.org/10.21891/jeseh.771331

Helker, K., Reymen, I. M. M. J., Bruns, M., & Vermunt, J. D. (2025). How to capture student learning in challenge-based learning: A proposal for a longitudinal study. In European Association for Practitioner Research on Improving Learning: Conference Proceedings 2024 (Vol. 10, pp. 103–114). EAPRIL. https://eapril.org/news/eapril-2024-conference-proceedings-available

Khalabuzar, O. (2025a). Creative tasks on the web as a means of intensifying English teaching. Nauka i tekhnika sogodni: Seriia “Pedahohika”, 3(44), 365–378. https://doi.org/10.52058/2786-6025-2025-3(44)-365-377

Khalabuzar, O. A., & Shymanovych, I. V. (2024). Developing critical thinking skills through artificial intelligence and language learning. In Modern educational strategies under the influence of the development of the information society and European integration (pp. 506–525). Baltija Publishing. https://doi.org/10.30525/978-9934-26-405-4-26

Khalabuzar, O. (2022). Interactive methods and IT within teachers’ development (Monograph). LAP Lambert Academic Publishing. https://www.morebooks.shop/shop-ui/shop/product/9786205509166

Khalabuzar, O. (2025b). Modern tendencies of ESLL within martial law conditions. Aktualni pytannia u suchasnii nautsi: Seriia “Pedahohika”, 3(33), 708–719. https://doi.org/10.52058/2786-6300-2025-3(33)-708-718

Kolstø, S. D., Paulsen, V. H. P., & Mestad, I. (2024). Critical thinking in the making: Students’ critical thinking practices in a multifaceted SSI project. Cultural Studies of Science Education, 19, 499–530. https://doi.org/10.1007/s11422-024-10217-3

Ipizar, D., Vo, T., French, B. F., & Hand, B. (2022). Growth of critical thinking skills in middle school immersive science learning environments. Thinking Skills and Creativity, 46, 101192. https://doi.org/10.1016/j.tsc.2022.101192

Serbova, O., Lopatina, H., Alieksieieva, H., & Tsybuliak, N. (2019). Features of economic socialization of children with disabilities. Journal of History Culture and Art Research, 8(3), 162–178. https://doi.org/10.7596/taksad.v8i3.2195

Vovk, M. P. (2020). Tendentsii rozvytku pedahohichnoi osvity v Ukraini: Vyklyky ta perspektyvy. Estetyka i etyka pedahohichnoi dii, 22, 150–165. https://doi.org/10.33989/2226-4051.2020.22.222016

Publicado

20/12/2025

Como Citar

Khalabuzar, O., Alieksieieva, H., Isakova, Y., & Dvorianchykova, S. (2025). A cultura do pensamento lógico em meio à incerteza: a experiência das instituições de ensino superior ucranianas. Revista on Line De Política E Gestão Educacional, 29(esp4), e025093. https://doi.org/10.22633/rpge.v29iesp4.20759