A cultura do pensamento lógico em meio à incerteza
a experiência das instituições de ensino superior ucranianas
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v29iesp4.20759Palavras-chave:
Cultura do pensamento lógico, Aprendizagem on-line, IncertezaResumo
Este artigo descreve uma das formas de aprimoramento do sistema de ensino superior diante dos desafios impostos pela incerteza: o ensino a distância e a digitalização da formação profissional, com foco na formação da cultura do pensamento lógico dos estudantes. O objetivo deste estudo é a fundamentação teórica e o estudo experimental do desenvolvimento de uma tecnologia variante, voltada para a formação da cultura do pensamento lógico de futuros especialistas na educação moderna, utilizando o e-learning. Para atingir o objetivo da pesquisa, utilizou-se um conjunto de métodos científicos modernos: métodos teóricos — análise, síntese e comparação; análise sistêmico-estrutural e problemática; métodos empíricos: análise de conteúdo de documentos oficiais e materiais metodológicos; métodos estatísticos — para o trabalho e avaliação dos dados experimentais da pesquisa, etc. Como resultado da pesquisa, foi criado e implementado o curso específico “Formação da Cultura do Pensamento Lógico”, voltado para a superação dos desafios da incerteza no ensino superior ucraniano. Os resultados da análise de trabalhos de pesquisa focados na formação da cultura do pensamento lógico da personalidade demonstram que os objetivos propostos foram alcançados.
Downloads
Referências
Anggraeni, D. M., Prahani, B., Suprapto, N., Shofiyah, N., & Jatmiko, B. (2023). Systematic review of problem-based learning research in fostering critical thinking skills. Thinking Skills and Creativity, 49, 101334. https://doi.org/10.1016/j.tsc.2023.101334
Byvalkevych, L., Yefremova, O., & Hryshchenko, S. (2020). Developing technical creativity in future engineering educators. Revista Romaneasca Pentru Educatie Multidimensionala, 12(1), 162–175. https://doi.org/10.18662/rrem/206
English Lab with OKSA. (2024). Logical thinking. Google Sites. https://sites.google.com/view/oksa-khalabuzar/головна
Filtenborg, E., & Weichert, S. (2019). Academics in Ukraine fighting against rampant misconduct. The Scientist. https://www.the-scientist.com/news-opinion/academics-in-ukraine-fighting-against-rampant-misconduct
Hacioğlu, Y., & Gülhan, F. (2021). The effects of STEM education on the students’ critical thinking skills and STEM perceptions. Journal of Education in Science Environment and Health, 7(2), 139–155. https://doi.org/10.21891/jeseh.771331
Helker, K., Reymen, I. M. M. J., Bruns, M., & Vermunt, J. D. (2025). How to capture student learning in challenge-based learning: A proposal for a longitudinal study. In European Association for Practitioner Research on Improving Learning: Conference Proceedings 2024 (Vol. 10, pp. 103–114). EAPRIL. https://eapril.org/news/eapril-2024-conference-proceedings-available
Khalabuzar, O. (2025a). Creative tasks on the web as a means of intensifying English teaching. Nauka i tekhnika sogodni: Seriia “Pedahohika”, 3(44), 365–378. https://doi.org/10.52058/2786-6025-2025-3(44)-365-377
Khalabuzar, O. A., & Shymanovych, I. V. (2024). Developing critical thinking skills through artificial intelligence and language learning. In Modern educational strategies under the influence of the development of the information society and European integration (pp. 506–525). Baltija Publishing. https://doi.org/10.30525/978-9934-26-405-4-26
Khalabuzar, O. (2022). Interactive methods and IT within teachers’ development (Monograph). LAP Lambert Academic Publishing. https://www.morebooks.shop/shop-ui/shop/product/9786205509166
Khalabuzar, O. (2025b). Modern tendencies of ESLL within martial law conditions. Aktualni pytannia u suchasnii nautsi: Seriia “Pedahohika”, 3(33), 708–719. https://doi.org/10.52058/2786-6300-2025-3(33)-708-718
Kolstø, S. D., Paulsen, V. H. P., & Mestad, I. (2024). Critical thinking in the making: Students’ critical thinking practices in a multifaceted SSI project. Cultural Studies of Science Education, 19, 499–530. https://doi.org/10.1007/s11422-024-10217-3
Ipizar, D., Vo, T., French, B. F., & Hand, B. (2022). Growth of critical thinking skills in middle school immersive science learning environments. Thinking Skills and Creativity, 46, 101192. https://doi.org/10.1016/j.tsc.2022.101192
Serbova, O., Lopatina, H., Alieksieieva, H., & Tsybuliak, N. (2019). Features of economic socialization of children with disabilities. Journal of History Culture and Art Research, 8(3), 162–178. https://doi.org/10.7596/taksad.v8i3.2195
Vovk, M. P. (2020). Tendentsii rozvytku pedahohichnoi osvity v Ukraini: Vyklyky ta perspektyvy. Estetyka i etyka pedahohichnoi dii, 22, 150–165. https://doi.org/10.33989/2226-4051.2020.22.222016
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista on line de Política e Gestão Educacional

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Revista on line de Política e Gestão Educacional. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial Científica.


