O processo de planejamento participativo da unidade escolar

Autores

  • Pedro Ganzeli Professor do departamento de Ciências da Educação, Faculdade de Ciências e Letras-UNESP - 14800901- Araraquara/SP

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v0i1.9129

Resumo

Nos últimos anos, com o avanço das políticas educacionais que postulam a descentralização, a gestão da unidade escolar passou a receber maior atenção, ampliando-se suas responsabilidades na busca da melhoria da qualidade do ensino. Partindo do princípio que cada escola possui uma realidade específica, propomos a discussão de um processo de planejamento que incorpore os diferentes "olhares" presentes no dia-a-dia da unidade escolar através da efetiva participação de pais, alunos, professores, funcionários e especialistas nas decisões sobre os rumos da escola. Com a preocupação de garantir a "operacionalização" do planejamento participativo apresentamos um método de elaboração do Plano Escolar, que tem na participação e na resolução de problemas suas características principais. Esperamos desta forma contribuir no processo de construção de uma escola verdadeiramente autônoma e democrática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

14/12/2001

Como Citar

GANZELI, P. O processo de planejamento participativo da unidade escolar. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, n. 1, p. 26–41, 2001. DOI: 10.22633/rpge.v0i1.9129. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/9129. Acesso em: 5 dez. 2021.

Edição

Seção

Artigos