O processo de planejamento participativo da unidade escolar

Pedro Ganzeli

Resumo


Nos últimos anos, com o avanço das políticas educacionais que postulam a descentralização, a gestão da unidade escolar passou a receber maior atenção, ampliando-se suas responsabilidades na busca da melhoria da qualidade do ensino. Partindo do princípio que cada escola possui uma realidade específica, propomos a discussão de um processo de planejamento que incorpore os diferentes "olhares" presentes no dia-a-dia da unidade escolar através da efetiva participação de pais, alunos, professores, funcionários e especialistas nas decisões sobre os rumos da escola.
Com a preocupação de garantir a "operacionalização" do planejamento participativo apresentamos um método de elaboração do Plano Escolar, que tem na participação e na resolução de problemas suas características principais. Esperamos desta forma contribuir no processo de construção de uma escola verdadeiramente autônoma e democrática.

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DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v0i1.9129



Rev. on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, SP, Brasil, e-ISSN: 1519-9029

DOI prefix: 10.22633/rpge

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