Complexidade e incerteza: considerações sobre a formação de gestores em tempos de mudança

Autores

  • João Augusto Gentilini Departamento de Ciências da Educação Faculdade de Ciências e Letras –UNESP-148000901 – Araraquara/SP

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v0i3.9144

Palavras-chave:

Gestão, Complexidade, Incerteza, Crise, Mudança, Competências, Organização,

Resumo

Este artigo procura identificar alguns marcos históricos referenciais a partir dos quais surge o que se pretende um "novo consenso" em termos de formação de gestores, especialmente para a área educacional. Este novo consenso ancora-se nas categorias de "incerteza" e "complexidade" que domina a literatura ultimamente produzida. O gestor e o planejador, formados nos modelos organizacionais centralizados, verticalizados e burocratizados, tanto na área pública quanto privada, já não teriam condições de responder às pressões e demandas da sociedade, sobretudo após as grandes mudanças tecnológicas, produtivas e gerenciais do finais das décadas de 70 e 80. Mostra que há uma transposição unilateral, primeiro, das exigências de gestão surgidas nos países capitalistas centrais e, segundo, uma transposição da área privada, em contextos de crise, para a área pública.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

17/12/2003

Como Citar

GENTILINI, J. A. Complexidade e incerteza: considerações sobre a formação de gestores em tempos de mudança. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, n. 3, p. 7–16, 2003. DOI: 10.22633/rpge.v0i3.9144. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/9144. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos