Educação continuada de gestores: instrumento de difusão das reformas e de inculcação das políticas educacionais

Autores

  • Miguel Russo Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo - USP. Professor-pesquisador do PPGE da Universidade Nove de Julho – UNINOVE
  • Sônia Santa Cruz Mestre em Educação pela Universidade Nove de Julho – UNINOVE

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v0i7.9258

Palavras-chave:

Políticas de capacitação, educação continuada, gestores da educação

Resumo

O estudo de como se realiza a educação continuada dos educadores, em particular dos gestores escolares, é um importante instrumento de apreensão dos propósitos dos formuladores de políticas educacionais, na medida em que por meio dela promovem formas de doutrinação e cooptação dos educadores com vistas a sua adesão para a realização daqueles propósitos. O texto faz um recorte de um estudo mais amplo com destaque para as características do primeiro momento do Programa de Educação Continuada dos Gestores, ou seja, para o denominado PECLiderança, que ocorreu como parte das ações desenvolvidas na implementação da reforma da educação paulista durante o governo Covas. O estudo do discurso e dos textos produzidos pelos reformadores, assim como das estratégias por eles utilizadas, revela que havia clareza sobre a necessidade de sensibilizar a sociedade e os trabalhadores da escola, responsáveis últimos por transformar o projeto político em realidade nas escolas. Daí a ênfase na capacitação das chamadas lideranças, porque poderiam se transformar em obstáculo à objetivação. O estudo revela as inflexões no Programa de Educação Continuada em face dos resultados produzidos pela reforma.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

19/07/2009

Como Citar

RUSSO, M.; CRUZ, S. S. Educação continuada de gestores: instrumento de difusão das reformas e de inculcação das políticas educacionais. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, n. 7, p. 1–18, 2009. DOI: 10.22633/rpge.v0i7.9258. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/9258. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.