Participação na Escola: apontamentos teórico-metodológicos sobre uma experiência envolvendo pais de alunos e gestores da Educação Básica

Autores

  • Eric Ferdinando Passone Doutorando em Educação pela Universidade Estadual de Campinas – Laboratório de Políticas Públicas e Planejamento Educacional; Pesquisador Associado do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas (NEPP/Unicamp) e Professor Convidado de Psicologia e Processos Sócio-culturais da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Metodista de Piracicaba/SP.

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v0i7.9259

Palavras-chave:

Educação, Participação, Escola-família-comunidade,

Resumo

O presente relato de experiência retrata uma intervenção singular em uma rede pública de educação básica, envolvendo escolas de educação infantil e ensino fundamental. A proposta Participação nas Escolas foi desenvolvida a partir do processo de avaliação da política educacional do município de Cajamar/SP, e buscou responder às demandas das unidades escolares relacionadas à criação coletiva de espaços participativos e propositivos envolvendo pais, professores, funcionários e gestores. Apresentar-se-á os aspectos teórico-metodológicos desenvolvidos com os participantes a partir da temática Família, Infância e Escola, problematizando a educação como um processo amplo que envolve a socialização de crianças e adolescentes, e mediações culturais por meio da família, da escola, além da mídia em geral. Ao fim do processo, cada escola elaborou e apresentou uma proposta de convívio e participação social das famílias e das comunidades dentro do espaço escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

19/07/2009

Como Citar

PASSONE, E. F. Participação na Escola: apontamentos teórico-metodológicos sobre uma experiência envolvendo pais de alunos e gestores da Educação Básica. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, n. 7, p. 119–134, 2009. DOI: 10.22633/rpge.v0i7.9259. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/9259. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência