Planejamento e avaliação: pilares da gestão do modelo pedagógico Syllabus

Autores

  • Patrícia Zuccari Mestranda em Engenharia de Produção, pela UNESP. Especialista em Finanças e Controladoria. Administradora. Atualmente é docente da Universidade Sagrado Coração, atuando também na Coordenadoria Didática da instituição.
  • Marisa Aparecida Pereira Santos Doutora em Educação pela USP. Pedagoga. Atualmente é professor titular da Universidade Sagrado Coração, e Coordenadora Didática dos projetos pedagógicos da instituição.
  • Rosária Helena Ruiz Nakashima Mestre em Educação pela UNICAMP. Pedagoga. Atualmente é docente da Universidade Sagrado Coração, atuando também na Coordenadoria Didática da instituição.
  • Carolina Nunes Pegoraro Doutora em Dentística Restauradora pela USP. Dentista. Atualmente é docente da Universidade Sagrado Coração, atuando também na Coordenadoria Didática da instituição.
  • Susana de Jesus Fadel Doutoranda em Psicologia pela PUCAMP. Pedagoga. Atualmente é docente da Universidade Sagrado Coração e Pró-Reitora Acadêmica.

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v0i8.9269

Palavras-chave:

Planejamento, avaliação, gestão, Modelo Pedagógico,

Resumo

O artigo relata os resultados verificados em uma pesquisa envolvendo a importância do planejamento e da avaliação tanto para o docente quanto para o discente e discute a implantação do Projeto Piloto para aplicação do Modelo Pedagógico Syllabus, no Ensino Superior. Este modelo de ensino e aprendizagem está amparado na nova política de gestão escolar da Universidade Sagrado Coração e, seu enfoque é voltado para o planejamento e avaliação da disciplina e da aula, ocorrendo concomitantemente com o comprometimento de propostas sistematizadas no plano de ensino e de aula, com objetivos e metodologias definidos previamente. O envolvimento dos estudantes ocorre através da sua capacidade de compreender as orientações prévias à aula presencial, disponibilizadas pelo docente e avaliadas com a sua participação no Quiz. O Modelo Pedagógico Syllabus propõe uma metodologia de interação entre o professor e o estudante, para facilitar a aprendizagem e a construção do conhecimento em sala de aula. O processo vem se consolidando pedagogicamente e embora ocorra a padronização de processos e formação continuada periodicamente, com o subsídio pedagógico no trabalho docente, há evidências de dificuldades de sistematização do planejamento e da avaliação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

19/01/2010

Como Citar

ZUCCARI, P.; SANTOS, M. A. P.; NAKASHIMA, R. H. R.; PEGORARO, C. N.; FADEL, S. de J. Planejamento e avaliação: pilares da gestão do modelo pedagógico Syllabus. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, n. 8, p. 88–100, 2010. DOI: 10.22633/rpge.v0i8.9269. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/9269. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.