Posicionamento estratégico para uma escola em tempo integral

Autores

  • Romerito Valeriano da Silva Especialista em práticas modernas em gestão educacional, professor de Geografia e mestre em Meio Ambiente e Sustentabilidade. Professor do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Endereço: Rua Alferes Joaquim Antônio, 170 A (Varginha – MG). Tel. (35) 91659838.
  • Adélia Aparecida Ferreira Especialista em práticas modernas em gestão educacional e Pedagoga da Fundação São Francisco Xavier.
  • Cássia Menezes Barros Especialista em práticas modernas em gestão educacional e professora de Inglês da Fundação São Francisco Xavier.
  • João Carlos Duarte Especialista em práticas modernas em gestão educacional, mestre em História Social e professor de História da Fundação São Francisco Xavier.
  • Márcia Aparecida Cota Nunes Especialista em práticas modernas em gestão educacional, mestranda em Ciência da Saúde e professora de Biologia Fundação São Francisco Xavier.

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v0i9.9276

Palavras-chave:

Gestão, Educação, Escola integral,

Resumo

Mediante a análise das tendências e exigências de mercado o colégio em estudo desenvolveu uma forma de ampliar a permanência do aluno na escola implantando o Projeto Escola em tempo Integral. O projeto visa proporcionar ao aluno mais espaço, mais tempo para aprendizado e desenvolvimento da criatividade através de práticas educativas complementares de aprendizagem, além de oferecer à família a segurança e tranqüilidade necessárias. No entanto, devido ao pouco tempo de implantação, não foi estabelecida uma sistematização da gestão da escola em tempo integral. Observando essa lacuna foi estabelecido, como objetivo do trabalho, a sistematização da gestão da escola em tempo integral, mapeando os processos e identificando os indicadores relacionados. As variáveis analisadas permitiram esboçar um perfil do projeto escola em tempo integral. Este perfil possibilitou comprovar as hipóteses que desencadearam esta pesquisa, pois falta uma sistematização plena dos processos de gestão do projeto em estudo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

25/07/2010

Como Citar

SILVA, R. V. da; FERREIRA, A. A.; BARROS, C. M.; DUARTE, J. C.; NUNES, M. A. C. Posicionamento estratégico para uma escola em tempo integral. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, n. 9, p. 16–31, 2010. DOI: 10.22633/rpge.v0i9.9276. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/9276. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.