Os impactos das políticas públicas nas ações de formação docente em Ituituba/MG: contribuições para uma análise das políticas e práticas formativas

Autores

  • Patrícia Franco

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v0i9.9278

Palavras-chave:

Formação continuada de professores, políticas públicas educacionais, Teoria da Atividade,

Resumo

Neste artigo faz-se análise das políticas públicas educacionais globais em curso nos diversos planos, projetos, programas educacionais, pautadas pela lógica neoliberal; os impasses decorrentes das intenções-ações entre o nível macro-micro e seus impactos na formação continuada de professores. Para tanto, aborda o contexto dessas ações, nos anos finais do ensino fundamental das escolas municipais de Ituiutaba/MG, no período 2006/2008, apresentando dados quali-quantitativos. Apreende-se as percepções dos sujeitos desse processo, bem como suas necessidades formativas, significado social e sentido pessoal de tais ações para o desenvolvimento profissional docente. Alerta-se para o fato de que tais políticas públicas priorizam acesso e certificação profissional, em detrimento do desenvolvimento humano, das condições intra e extra-escolares da práxis educativa. Propõem-se, a partir disto, a perspectiva histórico-cultural, particularmente, a Teoria da Atividade de Leontiev (1978) substrato teórico e eixo articulador para discutir e se repensar a prática formativa, tendo em vista a formação humana, mediante a práxis social. Depreende-se do estudo de caso e análise documental, a necessidade das políticas públicas educacionais contemplarem as instituições escolares não apenas como espaços de atuação docente, mas também lócus da formação, propiciando tempo-espaço para estudos coletivos, transformação da práxis pedagógica e, consequentemente, desenvolvimento pessoal e profissional no e do coletivo escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

25/07/2010

Como Citar

FRANCO, P. Os impactos das políticas públicas nas ações de formação docente em Ituituba/MG: contribuições para uma análise das políticas e práticas formativas. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, n. 9, p. 45–66, 2010. DOI: 10.22633/rpge.v0i9.9278. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/9278. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.