Indicadores de qualidade do ensino na reforma educacional paulista
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v0i10.9301Palavras-chave:
Reforma educacional, Política de Educação, Qualidade de ensino,Resumo
O texto discute os resultados de uma pesquisa realizada em uma escola pública da rede estadual de São Paulo e que teve como objetivo identificar como se deu a apropriação, pelos professores, dos fundamentos da reforma do ensino promovida pelo governo Serra (2007-2010). No recorte feito para o estudo, os sujeitos foram os professores de Língua Portuguesa e o professor coordenador da unidade escolar. Como instrumentos para a coleta de dados foram utilizados a observação, a entrevista e a análise dos planos de ensino. Neste texto discutem-se, com base no discurso dos docentes, os impactos da reforma curricular na qualidade do ensino na unidade pesquisada, bem como do Programa de Qualidade da Escola e seus mecanismos de controle das reformas. Os dados sugerem que pouco, ou quase nada, se alterou na qualidade do ensino, apesar da falaciosa interpretação dos indicadores usados para revelar suas alterações. Os procedimentos utilizados para avaliar a qualidade realizam somente uma medição de variáveis arbitrariamente escolhidas que revelam a opção políticoideológica dos seus formuladores.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Revista on line de Política e Gestão Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Revista on line de Política e Gestão Educacional. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial Científica.