O retorno do investimento em educação: cálculo e questões metodológicas

Autores

  • Beatrice Laura Carnielli Doutora em Educação pela UFRJ, Professora do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Católica de Brasília.

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v0i10.9302

Palavras-chave:

investimento em educação, custos da educação, Teoria do Capital Humano

Resumo

O artigo aborda as diversas tentativas de dimensionar o retorno do dispêndio privado em educação utilizando, principalmente, a equação desenvolvida por Mincer. Ainda que os resultados alcançados com a aplicação da equação sejam favoráveis à educação, questões metodológicas ligadas à seleção das variáveis empregadas influenciam os resultados alcançados. Após uma revisão dos estudos realizados sobre a temática na Brasil, na última década, o artigo enfoca alguns resultados internacionais, a partir da pesquisa realizada por Psacharopoulos e Patrinos

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Publicado

30/01/2011

Como Citar

CARNIELLI, B. L. O retorno do investimento em educação: cálculo e questões metodológicas. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, n. 10, p. 86–95, 2011. DOI: 10.22633/rpge.v0i10.9302. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/9302. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos