A liderança como instrumento de administração na gestão educacional
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v0i11.9303Palavras-chave:
Liderança, Administração escolar, Gestor líder,Resumo
Ao passo que as exigências de cunho social, político e pedagógico transmudam o âmbito educacional, um novo modelo de gestão é sugerido à instituição: o democrático e participativo, que vislumbra a escola como um cenário de contínuas mudanças que reivindicam uma reestrutura organizacional. Por meio dessas variáveis o referido artigo apresenta a habilidade de liderança como mediadora do processo de ressignificancia da direção escolar. Aborda nesse sentido a definição do termo em foco, como também sua inserção no contexto educacional; opta por uma caracterização do gestor como líder, contribuindo para a inovação de seu desempenho como tal; dá relevância aos agentes de transformação que atuam como corresponsáveis pelo empreendedorismo da “casa”, nos diversos segmentos, indicando a escola como um espaço de líderes e aponta algumas ações que viabilizam a concretude dos ideais propostos.Downloads
Publicado
30/01/2017
Como Citar
Alves, C. F., & Moura, K. K. C. de F. (2017). A liderança como instrumento de administração na gestão educacional. Revista on Line De Política E Gestão Educacional, (11). https://doi.org/10.22633/rpge.v0i11.9303
Edição
Seção
Artigos