A liderança como instrumento de administração na gestão educacional

Autores

  • Cierneide Freitas Alves Graduada em pedagogia pela UERN-Universidade Estadual do Rio Grande do Norte. Especialista em gestão educacional pela FIP-Faculdades Integradas de patos.
  • Karidja Kalliany C. de F. Moura Professora Orientadora do artigo apresentado. Graduada em Engenharia Agrônoma pela UFERSA-Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Mestre em Fitotecnia pela UFERSA-Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Doutora em Fitotecnia pela UFERSA-Universidade Federal Rural do SemiÁrido.

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v0i11.9303

Palavras-chave:

Liderança, Administração escolar, Gestor líder,

Resumo

Ao passo que as exigências de cunho social, político e pedagógico transmudam o âmbito educacional, um novo modelo de gestão é sugerido à instituição: o democrático e participativo, que vislumbra a escola como um cenário de contínuas mudanças que reivindicam uma reestrutura organizacional. Por meio dessas variáveis o referido artigo apresenta a habilidade de liderança como mediadora do processo de ressignificancia da direção escolar. Aborda nesse sentido a definição do termo em foco, como também sua inserção no contexto educacional; opta por uma caracterização do gestor como líder, contribuindo para a inovação de seu desempenho como tal; dá relevância aos agentes de transformação que atuam como corresponsáveis pelo empreendedorismo da “casa”, nos diversos segmentos, indicando a escola como um espaço de líderes e aponta algumas ações que viabilizam a concretude dos ideais propostos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

30/07/2011

Como Citar

ALVES, C. F.; MOURA, K. K. C. de F. A liderança como instrumento de administração na gestão educacional. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, n. 11, p. 1–16, 2011. DOI: 10.22633/rpge.v0i11.9303. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/9303. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos