A liderança como instrumento de administração na gestão educacional
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v0i11.9303Palavras-chave:
Liderança, Administração escolar, Gestor líder,Resumo
Ao passo que as exigências de cunho social, político e pedagógico transmudam o âmbito educacional, um novo modelo de gestão é sugerido à instituição: o democrático e participativo, que vislumbra a escola como um cenário de contínuas mudanças que reivindicam uma reestrutura organizacional. Por meio dessas variáveis o referido artigo apresenta a habilidade de liderança como mediadora do processo de ressignificancia da direção escolar. Aborda nesse sentido a definição do termo em foco, como também sua inserção no contexto educacional; opta por uma caracterização do gestor como líder, contribuindo para a inovação de seu desempenho como tal; dá relevância aos agentes de transformação que atuam como corresponsáveis pelo empreendedorismo da “casa”, nos diversos segmentos, indicando a escola como um espaço de líderes e aponta algumas ações que viabilizam a concretude dos ideais propostos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
30/07/2011
Como Citar
ALVES, C. F.; MOURA, K. K. C. de F. A liderança como instrumento de administração na gestão educacional. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, n. 11, p. 1–16, 2011. DOI: 10.22633/rpge.v0i11.9303. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/9303. Acesso em: 11 abr. 2021.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2017 Revista on line de Política e Gestão Educacional

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Revista on line de Política e Gestão Educacional. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial Científica.