Análise do perfil dos licenciandos em formação no Projeto Entre Jovens

Carla da Conceição de Lima

Resumo


O Projeto Entre Jovens foi uma parceria entre o Instituto Unibanco e o CAEd com o objetivo de contribuir na formação de futuros docentes e discentes do ensino médio. Com esse intuito, selecionaram universitários dos cursos de licenciatura para exercerem tutorias em escolas da rede pública de Brasília, Juiz de Fora, Rio de Janeiro, São Paulo e Vitória, auxiliando alunos com dificuldades – não sanadas no ensino fundamental – em Língua Portuguesa e Matemática. Empregou-se como eixo orientador do estudo de caso a Avaliação por Triangulação de Métodos. A partir dos dados emergidos da pesquisa, por meio de observações ao Portal do Projeto Entre Jovens, especificamente ao Questionário Contextual para tutores/estagiários de pedagogia - Avaliação do programa entre jovens - Unibanco / CAEd, foi possível traçar o perfil dos universitários do Entre Jovens. Foram selecionadas 14 questões sobre as tutorias, dados pessoais, hábitos de leitura e locais que você costuma frequentar. Concluiu-se que os graduandos do Entre Jovens eram, a maioria dos cento e dezenove respondentes, do sexo feminino, cor branca, solteiros, sem filhos, frequentavam instituições públicas no curso noturno, tinham computador em casa com acesso à internet e possuíam faixa etária em torno de 25 anos.


Palavras-chave


Políticas Públicas; Portal do Projeto Entre Jovens; Perfil dos participantes;

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DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v0i11.9305



Rev. on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, SP, Brasil, e-ISSN: 1519-9029

DOI prefix: 10.22633/rpge

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